ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Assunção Duarte
Assunção Duarte
06 Dez, 2021 - 12:11

Como converter word para pdf?

Assunção Duarte

O mesmo ficheiro word pode aparecer alterado quando aberto em dispositivos diferentes. Converter word para pdf resolve a questão e é fácil.

converter word para pdf

Converter word para pdf antes de enviar o seu ficheiro é o melhor que tem a fazer para garantir que o seu documento chega ao destino tal e qual como o criou. Isto porque a visualização do texto ou das imagens no seu documento vai depender da versão do Word e das fontes instaladas no dispositivo de quem o recebe. De Mac para PC, ou vice-versa, também podem acontecer imprevistos.

A razão é simples. Sendo o ficheiro word um ficheiro editável, ao abrir ele vai adaptar-se ao novo dispositivo para garantir essa edição. A as coisas podem correr mal se encontrar no novo dispositivo um enquadramento bem diferente do dispositivo onde foi criado. As margens e o tipo de letra podem aparecer diferentes, os gráficos podem ter saltado de página e as legendas das imagens podem estar fora do sítio que lhes foi destinado. Converter word para pdf garante que nada disto acontece e ainda traz outras vantagens.

Vantagens da conversão word para pdf

Os ficheiros pdf são ficheiros universais que podem ser acedidos na maioria das  plataformas de computador. Isto significa que um documento convertido em pdf é visto de forma igual independentemente do sistema operativo, do software ou do hardware onde é acedido. Ao converter um doc para pdf está a garantir que o ficheiro word pode ser visualizado em qualquer dispositivo sem sacrificar a sua qualidade original. 

Envie um word apenas se precisar que outra pessoa o edite. Mas mesmo assim, caso esse word chegue ao destino desformatado, é boa política enviar também a sua versão em pdf que poderá servir de guia ao novo utilizador se as coisas correrem mal. 

Há ainda três vantagens de peso para converter word em pdf. O facto do formato pdf compactar a informação, reduzindo substancialmente o peso do ficheiro original. O fator segurança que garante que o pdf não pode ser modificado sem deixar algum tipo de pegada electrónica.

Como opção de segurança extra pode ainda trancá-lo com uma password de acesso. E por último, o facto da maioria dos softwares de leitura deste formato serem completamente gratuitos, garantindo que a informação do pdf, escrita ou visual, chega mesmo ao seu destino.

Converter word em pdf: com o Word

Se produziu um ficheiro word no seu computador e quer convertê-lo para pdf, essa operação é tão simples de executar como salvar o seu doc dentro do programa. Basta aceder ao >Ficheiro (file) e escolher  >Salvar como (save as). Na caixa de diálogo clique na seta perto do local que diz >Formatos (format) antes de salvar.

Essa seta vai permitir-lhe aceder aos outros formatos disponíveis para gravação e é só procurar pelo formato PDF. Uma vez selecionado, pode optar por gravar o seu pdf com o mesmo nome do doc, ou alterá-lo. Se gravar com o mesmo nome ele não vai substituir o seu doc já salvo porque agora terá a extensão .pdf. 

Converter word em pdf: sem o  Word

Se por algum motivo recebeu um word no seu dispositivo e quer abri-lo, mas não tem o software da Microsoft instalado, pode convertê-lo para pdf recorrendo a várias opões online gratuitas. O nosso destaque vai para a Freepdfconvert,  a SmallPDF ou a Libreoffice . As três aplicações são fáceis de utilizar nas suas versões gratuitas e recorrem a métodos fiáveis de criptografia de 256 bits que garantem que o seu ficheiro não vai ser pirateado.

Basta carregar o ficheiro que quer converter e aguardar a sua conversão. Depois é só fazer download. As três aplicações garantem que destroem os seus arquivos automaticamente após a conversão. Nas suas versões pagas pode executar o mesmo tipo de operação, mas esta será garantidamente mais rápida se os ficheiro forem muito pesados, e poderá fazê-lo a mais do que um ficheiro ao mesmo tempo.

Outra opção que existe para a visualização e conversão em pdf de um doc se não tiver o Word instalado, é recorrer à Google Drive se tiver conta Google ou Gmail. Basta carregar o doc na drive e salvá-lo como documento google e depois fazer a conversão. Esta opção funciona melhor se o doc original não tiver uma formatação muito sofisticada porque se for esse o caso ela pode aparecer alterada na abertura dentro da drive.

Veja também