Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
24 Abr, 2018 - 10:36

Limpar histórico do Google: como e porquê

Luísa Santos

A utilidade deste motor de busca é inquestionável, mas é importante limpar o histórico do Google. Saiba porquê e como fazê-lo em apenas alguns passos.

Limpar histórico do Google: como e porquê

É importante que saiba que é pública toda a informação que pesquisou até aos dias de hoje. Qualquer que seja o motor de pesquisa que utiliza, é necessário que tenha a noção de que a Internet é um domínio totalmente público – ainda que pareça muito privado e seguro. Por isso, foque a sua atenção no motor de pesquisa Google, o mais utilizado a nível mundial, e descubra como limpar o histórico do Google.

Desde que introduz termos de pesquisa no Google, todas as informações pesquisadas são armazenadas numa espécie de backoffice, digamos assim. Isto quer dizer que, na prática, todas elas são públicas. De facto, é esse histórico que, aliado às cookies do Google, ajuda a tornar as pesquisas no Google algo muito mais rápido e eficiente.

Por esta altura, já deve estar a questionar-se: então, porque devo limpar o histórico do Google se isso contribui para a agilidade das minhas pesquisas? Porque, infelizmente, todas as informações que introduz através do Google (incluindo informações pessoais – até passwords), podem ser acedidas por hackers que queiram entrar em qualquer conta que tenha.

Por isso, deve limpar o histórico do Google (cookies e cache também) periodicamente ou, pelo menos, com alguma regularidade, uma vez que todos aqueles logins que tem guardado com a ajuda do browser podem ser facilmente acedidos por terceiros.

Porque é que deve limpar histórico do Google

homem a trabalhar no computador

Imagine que até utilizou, uma vez, um computador público. Nele introduziu os seus dados pessoais para aceder, por exemplo, à sua conta de email. Quando surgiu o aviso que lhe perguntou se queria que o browser guardasse os seus dados, concordou com a ação. Fez logout, desligou o computador e nunca mais pensou nisso. Mas este é um dos momentos em que deve pensar antes de agir.

Se essa situação se repetir, peça ao browser para não guardar as suas informações de login, pois é essa a ação mais segura a fazer. De seguida, pelo sim pelo não, deve pedir para limpar o histórico do Google, como forma de se salvaguardar totalmente.

Numa outra visita, opte por navegar de forma anónima para garantir a sua privacidade. Ao escolher um navegador anónimo, irá impedir que seja feito um histórico das suas pesquisas. Irá também evitar possíveis bugs que, numa navegação normal, iria certamente encontrar aquando do carregamento de determinado site.

Outra das razões que justificam a importância de limpar o histórico do Google é o facto de este se tornar lento durante as suas pesquisas. Por isso, uma limpeza será o mais indicado para resolver um problema desses.

Como limpar histórico do Google

Estas são as 7 coisas que deve apagar do computador

No Google, aceda à “Minha Atividade”. No canto superior direito da página, selecione a opção que ilustra três pontos verticais e, de seguida, a opção “Eliminar atividade por”.

Irá aceder a um novo menu onde é questionado sobre desde quando pretende eliminar essa informação. Por defeito, está escolhida a hipótese “Hoje”, mas deve alterar a mesma para “Sempre” e, depois, eliminar os dados.

Veja também