André Freitas
André Freitas
01 Ago, 2019 - 12:05

Correia do alternador: o que é, qual a sua função e avarias

André Freitas

O que é a correia do alternador? Sabia que é essencial para o funcionamento do carro? Que cuidados deve ter? Encontre todas as respostas neste artigo.

Correia do alternador: o que é, qual a sua função e avarias

Este artigo é “dedicado” a um componente de extrema importância para o funcionamento de qualquer carro, a correia do alternador. Mais do que importante, é também interessante saber como é que um carro funciona. Algo que por vezes, até nos pode ser útil para tentar perceber a origem de um potencial problema.

Antes de perceber o que é a correia e quais as suas funções, é importante saber o que é e para que serve o alternador.

O que é o alternador?

De uma forma muito simples, o alternador é a peça que transforma energia mecânica em energia elétrica. A energia gerada pelo alternador vai carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico, quando o motor está ligado.

Por outro lado, quando o motor está desligado é a bateria que alimenta os equipamentos elétricos do veículo, nomeadamente faróis, vidros elétricos, rádio, entre outros.

O que é a correia do alternador?

correia do alternador

A correia do alternador é a peça responsável por fazer trabalhar o alternador e por transmitir a força de um componente para outro, independentemente da potência do motor. Resumidamente, esta peça aciona os mecanismos que contêm uma polia no compartimento do motor.

A correia do alternador começa passando pela polia do eixo do motor e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia.

Para além deste papel, a correia pode ter ainda outras funções importantes, dependendo do carro. Pode, por exemplo, ser também responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica ou para o compressor do ar condicionado.

O tamanho deste componente varia conforme as funções que desempenha. Quantas mais funções tiver, maior será.

Principais cuidados a ter com a correia do alternador

O ideal é ter no carro uma correia de boa qualidade e substituí-la sempre que atingido o tempo de duração útil da mesma, ou no máximo de quilómetros recomendados.

Deve também verificar, com alguma frequência, o aspeto da correia, e certificar-se que esta ainda se encontra em boas condições, e que não está, por exemplo, a começar a “lascar” ou a fazer ruídos estranhos enquanto o carro está em funcionamento.

Quais são os seus principais problemas?

mecanico a arranjar a correia de alternador

A ruptura/rasgos ou a quebra completa são os problemas mais comuns nesta peça.

Sendo de borracha, é normal que a correia vá ressecando com o tempo, principalmente se não forem tidos quaisquer cuidados.

Quando começam a ficar muito secas, depois das pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia, podem acabar por quebrar por completo.

Se isto acontecer, a probabilidade do motor e de outras peças deixarem de funcionar é muito grande.

Geralmente, estes problemas são a causa de outros, tais como:

  • Parar de gerar energia para a bateria;
  • Bomba de água pára de funcionar : Isto faz com que a água fique parada no bloco, o que pode levar ao aquecimento do motor;
  • Ar condicionado e direção hidráulica deixam de funcionar : nos casos em que a correia também transmite força para o ar condicionado ou para a direção hidráulica, estes podem também deixar de funcionar.

Quando se deve trocar a correia do alternador?

A correia deve ser trocada assim que for detetado algum problema, ou, no caso de apresentar danos consideráveis, deve ser trocada o mais rapidamente possível, antes que origine problemas mais graves.

Por vezes, a correia “desfia” ou rasga, parecendo que são duas correias, em vez de apenas uma, sendo que uma fica, geralmente, fora do eixo. Neste casos, deve chamar a assistência em viagem e levar o carro ao mecânico para substituir a correia o mais rapidamente possível.

Veja também