Share the post "Correia do alternador: o que é, qual a sua função e avarias"
Este artigo é “dedicado” a um componente de extrema importância para o funcionamento de qualquer carro, a correia do alternador. Mais do que importante, é também interessante saber como é que um carro funciona. Algo que por vezes, até nos pode ser útil para tentar perceber a origem de um potencial problema.
Antes de perceber o que é a correia e quais as suas funções, é importante saber o que é e para que serve o alternador.
O que é o alternador?
De uma forma muito simples, o alternador é a peça que transforma energia mecânica em energia elétrica. A energia gerada pelo alternador vai carregar a bateria e alimentar o sistema elétrico, quando o motor está ligado.
Por outro lado, quando o motor está desligado é a bateria que alimenta os equipamentos elétricos do veículo, nomeadamente faróis, vidros elétricos, rádio, entre outros.
O que é a correia do alternador?
A correia do alternador é a peça responsável por fazer trabalhar o alternador e por transmitir a força de um componente para outro, independentemente da potência do motor. Resumidamente, esta peça aciona os mecanismos que contêm uma polia no compartimento do motor.
A correia do alternador começa passando pela polia do eixo do motor e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia.
Para além deste papel, a correia pode ter ainda outras funções importantes, dependendo do carro. Pode, por exemplo, ser também responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica ou para o compressor do ar condicionado.
O tamanho deste componente varia conforme as funções que desempenha. Quantas mais funções tiver, maior será.
Principais cuidados a ter com a correia do alternador
O ideal é ter no carro uma correia de boa qualidade e substituí-la sempre que atingido o tempo de duração útil da mesma, ou no máximo de quilómetros recomendados.
Deve também verificar, com alguma frequência, o aspeto da correia, e certificar-se que esta ainda se encontra em boas condições, e que não está, por exemplo, a começar a “lascar” ou a fazer ruídos estranhos enquanto o carro está em funcionamento.
Quais são os seus principais problemas?
A ruptura/rasgos ou a quebra completa são os problemas mais comuns nesta peça.
Sendo de borracha, é normal que a correia vá ressecando com o tempo, principalmente se não forem tidos quaisquer cuidados.
Quando começam a ficar muito secas, depois das pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia, podem acabar por quebrar por completo.
Se isto acontecer, a probabilidade do motor e de outras peças deixarem de funcionar é muito grande.
Geralmente, estes problemas são a causa de outros, tais como:
- Parar de gerar energia para a bateria;
- Bomba de água pára de funcionar : Isto faz com que a água fique parada no bloco, o que pode levar ao aquecimento do motor;
- Ar condicionado e direção hidráulica deixam de funcionar : nos casos em que a correia também transmite força para o ar condicionado ou para a direção hidráulica, estes podem também deixar de funcionar.
Quando se deve trocar a correia do alternador?
A correia deve ser trocada assim que for detetado algum problema, ou, no caso de apresentar danos consideráveis, deve ser trocada o mais rapidamente possível, antes que origine problemas mais graves.
Por vezes, a correia “desfia” ou rasga, parecendo que são duas correias, em vez de apenas uma, sendo que uma fica, geralmente, fora do eixo. Neste casos, deve chamar a assistência em viagem e levar o carro ao mecânico para substituir a correia o mais rapidamente possível.