Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
21 Ago, 2018 - 11:02

4 dicas para conseguir um crédito pessoal rápido

Marta Maia

Precisa de conseguir um crédito pessoal rápido e quer saber como agilizar o processo? Siga estas dicas e resolva os problemas mais urgentes.

4 dicas para conseguir um crédito pessoal rápido

Sabemos que veio para aprender a conseguir um crédito pessoal rápido, mas, antes de começarmos, deixe-nos alertá-lo: a pressa é a maior inimiga de um crédito, por isso, só deve acelerar um processo de empréstimo de dinheiro se não tiver mesmo oportunidade de comparar propostas com calma.

Agora que já sabe que há riscos envolvidos, dizemos-lhe também que entendemos que nem tudo na vida é planeado e que há situações que nos deixam “entre a espada e a parede”, a precisar de dinheiro com rapidez e sem tempo para investir em negociação. É para estes momentos que guardamos as dicas que se seguem.

Como conseguir um crédito pessoal rápido

crédito pessoal rápido

1. Tenha a “ficha limpa”

Se quer pedir um crédito pessoal rápido não pode ter esqueletos guardados no armário. Por muito rápidos que sejam na aprovação dos empréstimos, os bancos vão sempre consultar os registos do Banco de Portugal para saber se é devedor ou bom pagador. Lá porque tudo corre com velocidade, não espere que os bancos assumam riscos só porque está com pressa.

2. Tenha todos os documentos em dia

Se quer que o processo avance, ajude o banco a ser rápido. Quando vai pedir o empréstimo, leve já os documentos necessários devidamente preenchidos e atualizados, para que baste ao banco analisar o pedido, aprovar e transferir o dinheiro.

Outra forma de acelerar a entrega dos documentos e conseguir um crédito pessoal rápido é aproveitar os sistemas de submissão online. Se deixar os documentos todos no site, mesmo que seja a um fim de semana ou à noite, fica com a certeza de que serão os primeiros a ser analisados na manhã seguinte pelos avaliadores.

3. Use um cartão de crédito

O crédito ao consumo também é um crédito pessoal rápido, além de ser muito ágil. Com um cartão de crédito no bolso, responde a menos perguntas e enfrenta menos burocracias, basta-lhe usar o cartão para pagar a despesa.

Lembre-se, no entanto, que estes cartões têm taxas de juro e que estas não podem ser negociadas depois de gastar o dinheiro.

4. Recorra a empréstimos entre particulares

Se conhece alguém que, com certeza, tem o dinheiro de que precisa – e se estiver à vontade para isso -, proponha-lhe um empréstimo entre particulares. Se a pessoa aceitar, conquista o crédito pessoal rápido de que precisa e sem passar pelas burocracias do banco.

Não se esqueça, contudo, de fazer um contrato de crédito e não dispense a certificação das assinaturas, porque essa é a sua proteção legal. Depressa sim, mas desleixado nunca.

Conseguir um crédito pessoal rápido nunca vai ser muito fácil – além de que quando dizemos “rápido” não estamos a dizer de um dia para o outro, mas em poucos dias. Sempre que puder, fuja destas situações, porque a pressa é inimiga da saúde financeira.

Importante também é manter-se longe dos esquemas de agiotismo, tão frequentes quando estamos a precisar de dinheiro com rapidez e o desespero nos tolda o espírito crítico. Do pouco tempo que tem, aproveite o máximo que der para pensar de cabeça fria e evite chatices mais tarde.

Veja também