ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
23 Dez, 2020 - 14:00

Despensa em cozinhas pequenas: surpreenda-se com 5 dicas indispensáveis

Sara Cristóvão

Precisa de mais espaço para arrumar a mercearia? Então, conheça as melhores dicas para criar uma despensa em cozinhas pequenas.

despensa em cozinhas pequenas

Acha impossível ter uma zona de despensa em cozinhas pequenas? Vamos provar-lhe o contrário. Afinal, toda a gente adoraria ter uma despensa ampla onde facilmente poderia organizar os seus alimentos, mas na impossibilidade de ter ou construir, não desanime.

Sabemos que quando as áreas são mais pequenas tudo parece começar a acumular-se, dando um ar desmazelado e pouco cuidado. Além disso, as cozinhas cada vez mais são área de convívio, seja entre família ou amigos, e também nesse sentido é muito importante que seja um local prático e organizado.

Às vezes é necessária uma reformulação total para conseguir o tão desejado espaço extra. Os talheres saem das gavetas, as panelas cedem espaço aos alimentos e os faqueiros ganham esconderijos secretos. Nada é impossível, e “quem não tem cão caça com gato”, que é como quem diz há várias dicas que pode aplicar para criar uma despensa em cozinhas pequenas.

Siga as nossas dicas e no final vai ficar surpreendido com o espaço que tem disponível para guardar a sua mercearia.

5 passos para criar uma despensa em cozinhas pequenas

Umas mudanças aqui, outras ali e num ápice a sua cozinha parece ter o dobro do tamanho e da capacidade de armazenamento. Truques que dão um jeitaço… Quer saber quais são?

organizar despensa em espaços pequenos
1

Organização de armários

A cozinha é lugar onde acabamos por acumular demasiados objetos, por isso aproveitar todos os espaços é importante. Verifique todas as suas gavetas e armários e irá constatar que algumas das coisas guardadas devem ser trocadas de lugar, outras podem ser dadas e ainda haverá algumas que terão de ser dispensadas.

No final deste exercício vai ver que sobram gavetas e armários para guardar os alimentos. Este é o primeiro exercício básico para poder começar a desenvolver uma despensa em cozinhas pequenas.

2

Arrumação suspensa

Os ganchos são excelentes para a organização dos itens na cozinha. Podem ser colocados no interior dos armários ou na parte de cima do balcão para colocar potes ou pendurar canecas. Por que não fazer uma cozinha de palácio à antiga e colocar todos os tachos e panelas suspensos numa barra de metal?

Colocar cestos suspensos, sejam eles de vime, esmalte ou metal, é uma excelente tática para arrumar fruta, legumes e bolachinhas. Estará a dar um toque fresco e rústico à sua cozinha.

3

Frascos, potes e caixas

Livre-se das embalagens originais dos alimentos e organize tudo em potes, frascos ou caixas. Não só facilitam a visualização como são mais fáceis de organizar nas prateleiras. Esta técnica de arrumação poderá inclusive ficar à vista de todos, uma vez que só demonstra organização e dá um aspeto caricato à sua cozinha.

Não se esqueça que o vidro é o melhor material para apostar uma vez que não deixa cheiro e não fica manchado.

Poderá também pendurar os frascos na parte de cima dos balcões, para isso basta aparafusar as tampas aos móveis superiores e colocar massa, especiarias ou arroz. Não só fica uma zona de arrumo engraçada como ajuda a poupar espaço nos armários.

4

Exposição da loiça

Para conseguir espaço e criar uma despensa em cozinhas pequenas, é importante saber analisar os seus armários e verificar que há alguns utensílios e loiças que podem sair do interior e ver a luz do dia. Aproveite diferentes potes para colocar os talheres, facas e utensílios.

Para as facas maiores pode pendurar uma barra magnética na parede, ajudando a poupar espaço também no balcão. Os potes com os talheres e utensílios também podem ser pendurados em pequenas barras metálicas, misturando com alguns vasos com plantas, criando assim uma zona elegante e rústica e ganhando mais uma gaveta para a sua arrumação.

5

Aproveitamento do espaço

Use e abuse de paredes vazias, e crie uma despensa vertical. Poderá aproveitar a zona para colocar algumas prateleiras, ou, então, caso tenha hipótese crie pequenos nichos embutidos na parede. Outra excelente hipótese será pendurar cestos, conferindo um toque organizado e natural à sua cozinha.

Criar uma despensa em cozinhas pequenas poderá também passar por aproveitar as portas dos armários ou da lavandaria, pendurando saquinhos, pequenas prateleiras ou ganchos para arrumação. Quem dirá que por trás da porta está um mundo de alimentos organizados?

Aproveite ainda os espaços entre eletrodomésticos. Por exemplo, junto ao forno poderá criar uma gaveta carrinho de especiarias, azeite, sal e óleo.

Quando se fala em arrumação é também importante tirar proveito de todo o espaço disponível. Aproveite todo o pé direito de sua casa e construa zonas de arrumação do chão até ao teto. Facilmente com uma escada chega a qualquer lado.

E quem diz para aproveitar a parte mais alta dos armários, também diz que poderá usar a zona junto ao chão para guardar coisas com pouco uso. Formas de bolo, faqueiros, ou toalhas de mesa usadas apenas em altura de festa.

Terminamos com uma dica original: coloque gavetas deslizantes e de fácil acesso num armário inutilizado, assim poderá ter zonas de arrumação com maior profundidade, mas ainda assim acessíveis.

Como vê é fácil criar uma despensa em cozinhas pequenas. O lema é “organizar para viver e não viver para organizar”.  Agora é hora de deitar mãos à obra.

Veja também