Júlia de Sousa
Júlia de Sousa
04 Dez, 2017 - 07:32
Criar uma despensa em cozinhas pequenas: 5 dicas

Criar uma despensa em cozinhas pequenas: 5 dicas

Júlia de Sousa

Falta-lhe uma despensa para ter mais espaço de arrumação? Talvez não. Saiba como criar uma despensa em cozinhas pequenas.

O artigo continua após o anúncio

Quando o espaço é pouco, tudo parece acumular-se em todos os cantos. E na cozinha esta “tendência” parece ser ainda mais problemática. Entre pequenos eletrodomésticos, alimentos e tudo o resto, ter espaço para arrumar tudo é fundamental. É aqui que entram as despensas, que nem sempre existem, principalmente em cozinhas com tamanhos mais reduzidos. Ou não existiam, porque temos algumas dicas para si que o vão ajudar a criar uma despensa em cozinhas pequenas.

Como criar uma despensa em cozinhas pequenas? 5 dicas essenciais

1. Dê uso a uma estante

criar uma despensa em cozinhas pequenas - estante
Fonte: The Elli Blog

Mesmo que não tenha uma despensa pode criar espaços para arrumação e organização. Com uma simples estante, por exemplo. Isso pode ser a sua “despensa”. Uma forma simples de manter tudo arrumado e facilmente acessível.

2. Aproveite os espaços entre móveis e eletrodomésticos

criar uma despensa em cozinhas pequenas - armário amovível
Fonte: Classy Clutter

Quando as cozinhas são pequenas, todos os espacinhos contam. Uma boa ideia para criar uma despensa em cozinhas pequenas passa por aproveitar até os espaços entre os móveis e/ou eletrodomésticos. Um exemplo. Crie uma porta ou armário (como lhe queira chamar) amovível, onde possa arrumar temperos, alimentos ou pequenos utensílios.

3. Use as paredes para arrumação

criar uma despensa em cozinhas pequenas - paredes
Fonte: The Kitchn

Para quem precisa de criar uma despensa em cozinhas pequenas, as paredes são um espaço a ter em consideração, já que pode pendurar pequenas estantes, cestos ou armários para criar arrumações. A melhor parte é que, aqui, a imaginação e o seu gosto pessoal são o limite.

4. Os espaços debaixo dos armários superiores também servem de arrumação

criar uma despensa em cozinhas pequenas - debaixo dos armários superiores
Fonte: HGTV

Não só é uma ideia para criar uma despensa em cozinhas pequenas e ganhar espaço extra para arrumação como é uma ideia criativa para o fazer. Basta que no espaço inferior (por baixo dos armários superiores da sua cozinha) cole/aparafuse as tampas de alguns frascos para guardar cereais, ervas aromáticas, chás ou leguminosas secas, por exemplo. E assim já libertou espaço nos armários para guardar outras coisas e, ao mesmo tempo, arrumou outros bens de forma simples e acessível.

5. Crie áreas específicas

criar uma despensa em cozinhas pequenas - criar áreas específicas
Fonte: The Social Home

Se tem pouco espaço, a regra de ouro é a organização, para garantir que tem sempre tudo arrumado e acessível. Ora, uma das ideias para criar uma despensa em cozinhas pequenas passa por criar áreas específicas na cozinha para arrumação. Por exemplo, selecione um armário (superior, por exemplo) para arrumar todos os alimentos (massas, arroz, condimentos, farinhas, etc.). Até pode usar frascos e caixinhas para colocar estes alimentos e identificar cada um deles. Assim, ganha espaço e ainda fica com tudo organizado.

Veja também