ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
21 Jun, 2021 - 09:15

7 ideias para rentabilizar cozinhas com pouco espaço

Catarina Milheiro

Se tem uma cozinha com pouco espaço, vamos deixar-lhe algumas ideias neste artigo para o rentabilizar e organizar. Espreite-as abaixo.

Rentabilizar cozinhas com pouco espaço

Se também gostava de saber mais sobre como pode rentabilizar cozinhas com pouco espaço, este artigo é para si. Afinal, é cada vez mais comum as casas terem cozinhas com pouco espaço em detrimento de outras áreas.

A verdade é que, por vezes, são precisos pequenos milagres para nos conseguirmos orientar e organizar num espaço que é tão importante nos nossos lares.

Afinal, é na cozinha que passamos uma boa parte do tempo que temos quando estamos em casa, seja para preparar as refeições para a semana ou para preparar um simples pequeno-almoço. Foi exatamente por isso que decidimos deixar-lhe algumas ideias para organizar o espaço da sua cozinha. Fique connosco.

Algumas ideias para rentabilizar cozinhas com pouco espaço

A sua cozinha tem pouco espaço? Já não sabe como organizar tudo da melhor forma possível? Atente nas nossas dicas para rentabilizar cozinhas com pouco espaço e verá que tudo o que precisa é de otimizar o espaço.

De facto, muitas vezes pensamos que por termos uma casa pequena estamos condenados a não ter uma cozinha confortável e funcional. Contudo, acredite que isto está longe de ser verdade.

No fundo, tudo o que necessita é de otimizar o espaço de forma que tenha tudo aquilo que precisa para que a consiga utilizar da melhor forma possível.

De uma forma geral, aquilo que queremos dizer é que com as decisões acertadas e com a escolha de equipamento e mobiliário corretos, é perfeitamente possível criar uma área que cumpra a sua função na perfeição.

cozinha e sala em open space
1

Armários até ao teto

Já parou para observar a sua cozinha de cima a baixo? É verdade, rentabilizar cozinhas com pouco espaço também passa por este aspeto: a observação do espaço que está por preencher.

Muito provavelmente os seus armários têm uma determinada altura que não vai até ao teto. Ou seja, existe um espaço vazio entre o fim do armário e o teto da sua cozinha, não é assim?

Ora, para que consiga ganhar mais espaço de arrumação nesta área, uma das ideias mais recorrentes é apostar em armários altos que vão até ao máximo de altura possível. Desta forma, ganhará muito mais espaço para organizar o material e acessórios que utiliza com menos frequência.

2

Otimize o espaço da melhor forma possível

A otimização do espaço é o segredo para a criação de um ambiente agradável e funcional. Por isso mesmo, é necessário que defina e organize as diferentes áreas da cozinha de forma que seja possível circular sem qualquer tipo de dificuldade.

Além disto, ter um móvel a impedir o acesso a uma bancada ou ao frigorífico, por exemplo, pode ser bastante perturbador.

Se tem uma cozinha quadrada, pense em cobrir as paredes à sua volta com armários de cima a baixo, com todos os eletrodomésticos encastrados e uma bancada onde possa colocar acessórios que utiliza diariamente. Depois, lembre-se que também é sempre boa ideia ter algumas gavetas de canto para que consiga aproveitar o espaço da melhor forma. Aqui, poderá optar por guardar algumas panelas ou taças de armazenamento de comida, por exemplo.

Para ajudar a uma boa circulação dentro da sua cozinha, opte por colocar uma pequena península que serve como mesa para delimitar ainda mais o espaço.

3

Instale prateleiras

Sabe aqueles espaços mortos que tem nas paredes da sua cozinha? Já pensou que os pode utilizar para criar zonas de arrumação? A verdade é que numa cozinha pequena, qualquer espaço livre é essencial e muitas vezes com imaginação criam-se soluções diferentes, mas muito úteis para o dia a dia.

Por exemplo: aproveite aquele espaço livre entre um armário e uma parede para colocar pequenas prateleiras onde possa guardar algumas especiarias, massas, cereais ou até mesmo cafés.

No fundo a ideia é criar prateleiras com tamanhos e intervalos diferentes entre elas para que seja possível armazenar objetos de pequeno e médio porte.

4

Escolha portas de correr

Quando o assunto é rentabilizar um espaço, as portas de correr são sempre uma ótima solução – mesmo quando se trata de uma cozinha.

Ao colocar portas de correr (seja na porta de entrada da cozinha ou nos armários), vai ganhar imediatamente imenso espaço. Porque apesar de não parecer, quando as portas abrem para trás é necessário que exista todo um espaço livre que podemos despender.

Ao optar por portas de correr estará a fazer uma ótima escolha: ganhará espaço e não afetam a circulação de pessoas na área.

5

Integre a sua cozinha com outra divisória

Esta é uma dica super moderna e bastante recorrente nos dias que correm. Falamos do conceito de open space, da integração da sua cozinha com outra divisória da casa (como a sala, normalmente).

Trata-se de uma dica infalível para quem quer ganhar espaço porque afinal, as paredes que dividem a sala e a cozinha deixam de existir e cria-se um ambiente muito mais amplo sem interferências na circulação de pessoas.

6

Organize as gavetas

Assim como os armários, as gavetas também precisam de ser organizadas. Por isso, comece por verificar o tipo de coisas que guarda nelas e opte por construir gavetas com tamanhos diferentes.

Isto é, umas maiores e outras mais pequenas e com profundidades distintas. Desta forma, conseguirá ter lugar para todos os seus objetos mais recorrentes.

Outra questão importante ainda sobre a organização das gavetas, é o facto de colocar divisórias dentro de cada uma delas – com compartimentos, para que ao abrir os objetos não se misturem todos uns com os outros.

7

Escolha eletrodomésticos adequados

Optar por eletrodomésticos pequenos e adequados a cozinhas com pouco espaço é importante. Como tal, ao invés de ter vários eletrodomésticos cada um com a sua própria função é preferível comprar aparelhos multiusos, que lhe permitem assim ter várias funcionalidades numa única peça

Alguns artigos que o vão ajudar neste processo

Divisória para gaveta

Cadeira dobrável

Mesa extensível

Mesa alta com espaço para bancos e arrumação

Banco alto

Ilha de cozinha com arrumação e espaço para cadeiras

Agora que já sabe como pode rentabilizar cozinhas com pouco espaço, tire uns minutinhos para analisar a sua cozinha e perceber o que pode modificar – verá que os resultados serão fascinantes!

Veja também