ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarine Martins
Catarine Martins
18 Jan, 2021 - 11:04

Cuidados de pele no inverno: 10 dicas preciosas

Catarine Martins

Há cuidados de pele no inverno imprescindíveis, para que a pele se mantenha bonita, viçosa e saudável. Introduza-os na sua rotina e comprove as diferenças.

Cuidados de pele no inverno

Sabia que há cuidados de pele no inverno indispensáveis, para que a derme se mantenha saudável, bonita e hidratada?

Com efeito, o ar frio e seco pode provocar alguma comichão e ressecamento, deixando a pele vermelha e, em alguns casos, irritada. Não é por isso de admirar que, mais vezes do que gostaríamos de admitir, a pele comece a descamar, ficando cada vez mais seca.

Mesmo as coisas que tornam o inverno maravilhoso, como sentar-se perto de uma lareira a beber um café e a ver um filme, podem ressecar a pele.

E apesar de tomar um banho bem quente poder parecer uma excelente ideia para se aquecer, sobretudo nesta altura do confinamento, a água quente resseca a pele, eliminando os seus óleos naturais.

Confira abaixo as nossas dicas, introduza algumas alterações na sua rotina de beleza e diga olá a uma pele radiante, tanto no rosto como no corpo.

Cuidados de pele no inverno: 10 dicas essenciais para uma pele perfeita

1

Compre um humidifcador para casa

Sabia que se usar um humidificador em casa irá acrescentar humidade ao ar, o que ajudará a manter a sua pele hidratada?

Assim, coloque um humidificador nas divisões em que passa a maior parte do tempo, incluindo o seu quarto e a divisão em que esteja a trabalhar, agora que o teletrabalho se tornou uma realidade para muitas.

Mas se comprar um ou vários humidificadores está um pouco fora do orçamento familiar, experimente colocar uma taça com água nas divisões onde tem os aquecedores ligados. Não tem o mesmo efeito do humidificador, mas ajuda a que o ar fique mais seco e purificado.

2

Baixe a temperatura

Quando está frio no exterior, a tendência é aumentar a temperatura dentro de casa.

Mas o calor central pode tornar o ar ainda mais seco. Tente ajustar o termostato numa temperatura em que consiga um ambiente fresco e confortável, para manter a pele saudável. Preferencialmente entre 20ºC a 22ºC, o idela para os cuidados de pele no inverno.

3

Reduza o tempo e a temperatura do banho

Já sabemos que, com o frio e o confinamento, o que apetece mesmo é um banho longo e bem quente.

Mas para a pele, água muito quente não é o melhor. Um banho morno de 5 a 10 minutos é o ideal para mantê-la saudável.

O mesmo se aplica quando vai lavar as mãos, que é algo que faz mais frequentemente, ao longo do dia. Deve evitar usar água excessivamente quente, preferindo água morna ou fria.

Mulher com agasalho de inverno
4

Opte por produtos de beleza suaves e sem fragrância

São muitas as mulheres que têm reações alérgicas às fragrâncias dos produtos de beleza. Nesse sentido, se tem uma pele sensível, escolha produtos adequados ao seu tipo de pele, e sem perfume.

Esta simples mudança pode trazer muita saúde à sua pele.

5

Adeque os produtos faciais à estação

Durante os meses de inverno, escolha produtos de limpeza em creme e evite o uso de tónicos muito agressivos, pois têm tendência a secar a pele.

Igualmente, quando a sua pele está seca e com comichão, é recomendável que pare de usar produtos que contenham álcool e fragrâncias, para ajudá-la a reter os óleos naturais presentes nas suas camadas.

E não se esqueça que é muito importante hidratar tanto de manhã como à noite, com um creme mais gordo do que o que usa nas outras estações do ano.

Não se esqueça também dos lábios. Aplicar um bálsamo hidratante frequentemente não só evita que os lábios sequem, como também pode ajudar a curar os lábios secos e rachados.

Combater a pele seca no inverno
Veja também Combater a pele seca no inverno: as melhores dicas e produtos
6

Hidrate com frequência, especialmente as mãos

Lavar as mãos é vital, especialmente durante a pandemia, mas a verdade é que a lavagem constante, bem como o próprio uso frequente de álcool gel, fará com que as mãos sofram e fiquem secas.

Tenha sempre consigo um bom hidratante e use-o frequentemente, após lavar as mãos.

7

Aplique protetor solar

Mesmo em dias de inverno, o sol brilha e os raios UV permanecem nocivos para a pele.

Isso significa que deve sempre optar por produtos de beleza com fator de proteção solar (FPS), de forma a manter a pele protegida, e longe do envelhecimento provocado pelos raios solares.

8

Use roupas adequadas, confortáveis e não irritantes

Muitos tecidos para o tempo frio podem agravar o ressecamento da pele. Evite fibras sintéticas, que não permitem que a pele respire, e roupas ásperas que estejam em contacto direto com a pele, pois tal pode provocar irritação e comichão.

Em vez disso, use camadas leves, feitas de materiais suaves e respiráveis, diretamente na pele. Só depois coloque as suas peças de roupa mais pesadas e quentes.

Lembre-se que também tem de proteger as mãos do ar frio do inverno, com luvas. Contudo, deve escolher um par que não deixe a sua pele irritada, de pele ou lã.

9

Lembre-se de comer bem e ficar hidratada

Muitas vezes, quando a pele está muito seca, podemos dar uma ajuda extra com a nossa alimentação.

Alimentos ou suplementos que contêm ácidos gordos como o ómega 3 ou ómega 6, como é o caso do óleo de peixe e do óleo de linhaça, podem ser incluídos na alimentação.

Beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia também é bastante indicado, para uma pele mais saudável.

10

Troque a roupa molhada rapidamente

Se apanhou chuva e está encharcada, é importante que se troque rapidamente. Ficar com roupas ou sapatos molhados pode irritar ainda mais a pele e provocar comichão ou até vermelhidões.

Como vê, todas estas dicas são muito fáceis de colocar em prática. E o melhor é que ajudá-la-ão a ter uma pele mais bonita, viçosa e saudável. Mesmo nos dias mais frios.

Veja também