Teresa Campos
Teresa Campos
10 Jul, 2019 - 09:35
12 cuidados a ter com a pele após um dia de praia

12 cuidados a ter com a pele após um dia de praia

Teresa Campos

Com o verão e o sol que traz, é importante começar a ter um pouco mais de atenção à sua tez. Conheça 12 cuidados a ter com a pele após um dia de praia.

O artigo continua após o anúncio

Com a chegada do verão e a abertura da época balnear, faz todo o sentido falar sobre cuidados a ter com a pele após um dia de praia. Depois da exposição ao sol e dos mergulhos no mar, há procedimentos a seguir para uma tez de aspeto saudável e bonita.

Portanto, se quiser prevenir o ressecamento da tez, frequente nesta época do ano, após as frequentes idas à praia, então nada como seguir os cuidados a ter com a pele que lhe deixamos em seguida, de modo a garantir uma tez suave e macia, com um bronzeado magnífico e sem manchas nem bolhas. Comece já a tomar nota de 12 cuidados essenciais.

12 cuidados a ter com a pele, após um dia de praia

1. TOME UM BANHO FRIO

cuidados a ter com a pele apos um dia de praia

Após banhos de sol e de mar, a pele fica com sal que reflete e aumenta, pela reflexão, os raios solares, aumentando a desidratação do tecido. Logo, após um dia de praia das primeiras coisas a fazer é tomar um banho, de preferência frio, para remover o sal e esfriar.

2. EVITE O USO DE ESPONJA OU ESFOLIANTE

No banho pós-praia, deve evitar usar esponjas e esfoliantes. Opte, ao invés, por um sabonete hidratante, que além de higienizar, suaviza a pele.  Isto, porque as micro-partículas do esfoliante, por exemplo, podem deixar a pele demasiado sensível e, assim, causar irritações ou inflamações.

3. BEBA MUITOS LÍQUIDOS

cuidados a ter com a pele apos um dia de praia

Água, água de coco, sumos e frutas frescas são fontes essenciais para re-hidratar a pele e repor os eletrólitos, eliminados com o suor.

4. BORRIFE O CORPO COM ÁGUA TERMAL

A água termal ajuda não só a hidratar, como a acalmar e a cicatrizar a pele, ajudando a arrefecer.

5. APLIQUE ANTIOXIDANTES

Antioxidantes como resveratrol, vitamina C, phloretin e ácido ferulico, presentes em muitos cremes, são ideais para depois da exposição solar, pois impedem que os radicais livres gerados pela ação dos raios ultravioleta lesem o material genético da célula.

6. USE ÓLEO DE AMÊNDOAS

Após o banho, mas ainda com a pele húmida, aplique óleo de amêndoas e combata o ressecamento da pele. Depois de espalhar o óleo, deixe secar e ficará com a pele super hidratada, macia e cheirosa.

O artigo continua após o anúncio

7. COLOQUE CREME HIDRATANTE

cuidados a ter com a pele apos um dia de praia

Um bom hidratante é capaz de suavizar as inflamações causadas pelas queimaduras do sol. Prefira cremes com ureia, semente de uva, aloé vera e camomila.

8. APLIQUE CONDICIONADOR

Aplicar condicionador é essencial para que os fios não fiquem secos, mas é importante não deixar que ele chegue ao couro cabeludo, já que no verão ele fica mais oleoso.

9. CUIDE DOS LÁBIOS

cuidados a ter com a pele apos um dia de sol

Tanto no momento de aplicar o protetor, como de se hidratar, não esqueça nenhuma zona do corpo, sobretudo algumas mais sensíveis como os lábios, as orelhas, as mãos ou as palmas dos pés. Sobretudo os lábios podem queimar com facilidade, pelo que deve aplicar um bálsamo labial com fator de proteção. Quando os lábios já estão secos e gretados, deve usar uma dose generosa de batom gorduroso ou de vaselina.

10. NÃO PUXE A PELE ESCAMADA

Após um escaldão, é frequente surgirem bolhas ou pele descamada. Nesse caso, não deve estourar nem puxar a pele, pois tal pode provocar feridas ou manchas.

11. TOME FOTOPROTETORES ORAIS

cuidados a ter com a pele apos um dia de praia

Para além da aplicação de bronzeadores e cremes protetores, os fotoprotetores orais aumentam a proteção e a resistência da pele ao sol. Eles funcionam como coadjuvantes e complementos para quem tem uma resistência menor à radiação.

12. VISTA ROUPAS DE ALGODÃO

Peças de algodão e de cores claras são ideais para preservar o bronze e proteger a pele da radiação solar. Por outro lado, evite as roupas grossas e apertadas, pois podem causar atrito, ardência, manchas ou magoar.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp