Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Pedro Andrade
Pedro Andrade
27 Set, 2018 - 12:27

Declaração de compromisso de honra: 3 exemplos

Pedro Andrade

Quer saber como fazer uma declaração de compromisso de honra? Explicamos-lhe tudo de forma simples e rápida e apresentamos-lhe 3 exemplos.

Declaração de compromisso de honra: 3 exemplos

É certo e sabido que os juízes prestam um compromisso de honra na altura de começarem a exercer as suas funções. O mesmo se aplica aos médicos e outros tantos profissionais. Na verdade, são vários os casos em que terá de apresentar uma declaração de compromisso de honra para atestar a veracidade dos factos por si indicados.

Para esse efeito, a declaração terá ser acompanhado de alguns documentos que comprovem os factos que são transcritos e que atestam o respetivo compromisso de honra.

Declaração de compromisso de honra: como fazer

declaração de compromisso de honra

Se quer saber como pode elaborar uma minuta, basta seguir estes nossos exemplos:

Declaração para Bolsa de estudos

Nos termos e para os efeitos do disposto no Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, em vigor no ano letivo de ____________, eu,_______________________________________, portador do BI/CC n.º ________________ e contribuinte fiscal n.º ______________________, declaro sob compromisso de honra que, de modo a apurar a veracidade dos rendimentos declarados e a situação familiar e social do meu agregado, a nossa situação socioeconómica é a seguinte:

1 – Somos um agregado constituído por ____ pessoas, nomeadamente por mim, pelo meu pai, pela minha mãe,______________________, conforme pode ser confirmado pelo atestado emitido pela Junta de Freguesia da nossa residência, que está anexado;

2 – Os nossos encargos familiares, mensais e anuais correspondem a _____________________________________________ (valores baseados nos dados do ano anterior);

3 – Para fazer face aos encargos familiares recorremos às seguintes fontes de rendimento:

3.1 – Trabalhos esporádicos não declarados em IRS, os quais foram realizados por ______________________________, que corresponderam à quantia de _________;

3.2 – Mais declaramos que, além dos rendimentos aqui declarados, não auferimos nenhum outro tipo de rendimento, bem como não possuímos mais património mobiliário ou imobiliário que não tenha sido mencionado.

Data___/___/_____

_____________________________
(Assinatura)

Declaração para efeitos laborais em instituições de ensino

Eu, _______________, portador do BI/CC, n.º ______, válido até ______, residente em ______, declaro, sob compromisso de honra, a veracidade dos elementos indicados no meu curriculum vitae, e dos quais não apresento comprovativo.

______, __ de ______ de ___

_____________________________
(Assinatura)

Declaração para efeitos laborais

Eu, ________, residente em ______, Contribuinte Fiscal n.º _______ e com o Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade n.º _________, válido até _________, declaro por minha honra que exercerei a atividade de ________, no(s) estabelecimento(s) localizado(s) na (Rua) _______ em (Localidade)  _________.

Data _____, __ de _____ de ____

_____________________________
(Assinatura)

Veja também