ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
12 Ago, 2021 - 12:00

Aposte numa decoração zen e inunde a sua casa de boas energias

Catarina Milheiro

Fique a par das vantagens de uma decoração zen para o corpo e mente. Deixe-se inspirar, temos algumas sugestões para criar o seu oásis pessoal.

decoração zen

Já pensou em apostar numa decoração zen em sua casa, mas não sabe bem por onde começar? Não se preocupe, explicamos quais os benefícios associados a uma decoração um pouco mais tranquila e ainda temos algumas sugestões para tornar tudo mais fácil.

O mundo está a passar por uma situação atípica e, por isso mesmo, as nossas casas tornaram-se autênticos lugares de trabalho, descanso, escola, ginásios e restaurantes. Para que possamos disfrutar dos nossos lares da melhor maneira possível, por vezes é necessário dar especial atenção a cada cantinho.

Na verdade, quanto mais tempo passamos dentro de casa, mais importante é sentirmo-nos bem e tranquilos dentro de cada divisão. E para que isso aconteça, não há nada melhor do que apostarmos numa decoração zen que promova o nosso bem-estar e saúde mental.

VANTAGENS DE UMA DECORAÇÃO ZEN PARA O CORPO E MENTE

casa zen

À medida que os dias passam e que passamos mais tempo dentro de casa, é essencial fazer das nossas casas autênticos refúgiosUma decoração zen é o ponto-chave para nos sentirmos bem, descansados e felizes com aqueles de quem mais gostamos.

A forma como desenhamos o espaço que nos envolve diariamente pode ter um impacto enorme na forma como nos sentimos e a verdade é que cada papel de parede ou objeto à nossa volta pode mexer com o nosso estado de espírito.

Quantas vezes chegamos a casa depois de um longo dia de trabalho e não nos sentimos bem com uma simples cor na parede de uma divisão? Ou quantas são as vezes em que pensamos que a mesa da sala poderia ser uma pouco mais clara para que tudo se torne mais pacífico e tranquilo?

Uma decoração zen tem vários benefícios, principalmente para a nossa saúde mental e bem-estar. Se optarmos por modificar uma simples cor de uma parede ou de um móvel e tornar o espaço num ambiente de paz, rapidamente nos sentimos mais calmos e em harmonia.

De facto, existe um nome específico para isto – designado por neuro-arquitetura. A neuro-arquitetura estuda a forma como o ambiente físico impacta o nosso bem-estar e a nossa saúde.

Na prática, em interiores é a maneira como se aplicam as formas, texturas e cores no contexto de cada divisão – tudo isto porque o nosso corpo e mente respondem ao ambiente que nos rodeia. Por isso, é importante compreender que existe uma ligação entre o design de interiores e a saúde mental de forma que consigamos tornar as nossas vidas mais felizes e em harmonia.

5 SUGESTÕES PARA UMA DECORAÇÃO ZEN

A nossa casa é o nosso local seguro – onde independentemente de qualquer coisa, nos devemos sentir bem, felizes e em segurança. Assim, e para o ajudar a tornar também o seu lar num espaço calmo e feliz temos algumas sugestões de decoração zen simples para aplicar.

1

Aposte em cores de parede alegres que melhorem o humor

Quando o assunto é escolher a cor ou o papel de parede certos para uma parede, há muito em que pensar. Se sofre de ansiedade ou se fica stressado facilmente, será melhor apostar em cores como o rosa pastel, verdes suaves ou um azul-pálido para que o ajudem a acalmar em dias piores.

As cores alegres podem realmente ser a chave para uma vida mais calma e feliz. Por exemplo: as cores como o amarelo ou o laranja podem aumentar drasticamente os seus níveis de energia assim como o sentimento de otimismo e felicidade.

Claro está que este tipo de cores deverão ser aplicadas com bastante cuidado para que não se canse rapidamente e de forma a que tudo no espaço fique em harmonia. Opte por pintar apenas uma das paredes da divisão onde passa mais tempo e sinta o impacto dessa pequena mudança.

2

Introduza plantas na decoração da sua casa

As plantas são essenciais em qualquer casa – afinal, elas transmitem alegria, funcionando como um impulso humano básico. Seja na sala, na varanda, no jardim ou na cozinha, aposte em vasos de vários tamanhos com diferentes plantas.

Além disso, são importantes porque nos purificam o ar e removem todas as toxinas desagradáveis. No fundo, são a forma perfeita para a combinação entre o design de interiores e a saúde mental.

3

Utilize padrões geométricos suaves

Um dos pilares do design de uma casa está diretamente relacionado com a memória e a aprendizagem. E para que seja possível incluir uma decoração zen no seu lar, os padrões geométricos são também uma excelente opção.

Isto porque as formas podem realmente ter um impacto direto na forma como absorvemos a informação – os padrões podem ser intrigantes, calmantes e estimulantes. Contudo, aposte em padrões geométricos suaves para conseguir criar um espaço mais tranquilo, relaxado e em harmonia.

Pode incluir este tipo de padrões através de papel de parede, quadros ou tapetes, por exemplo.

4

Móveis claros e lisos

Tal como os padrões geométricos nos podem fazer sentir em harmonia, a utilização de móveis mais claros e com traços lisos também nos pode tranquilizar.

Por exemplo: se considera que a sua sala está um pouco escura e que precisa de vida, pode optar por pintar a mesa ou um móvel da sala de branco ou num tom mais claro. Verá que sentirá toda a diferença.

5

Objetos simples e com cor

Apostar em objetos simples e repletos de cor é uma excelente opção para quem pretende obter uma decoração zen de forma fácil. Desde jarros em vidro colorido, velas de vários tamanhos, mini estátuas, vasos ou taças até, as opções são inúmeras.

Caso não queira investir em novos objetos decorativos, poderá aproveitar alguns e transformá-los em novas peças coloridas e vivas.

SUGESTÕES DE PRODUTOS PARA A SUA CASA COM DECORAÇÃO ZEN

Jarro de vidro reciclado

Vaso em cerâmica

Armário branco

Cabeceira de cama

Floreira branca

Candeeiro de pé

Candeeiro de teto

Veja também