Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Out, 2021 - 09:05

8 ideias para decorar a sua casa como um retiro escandinavo

Catarina Milheiro

Se está a pensar em renovar a decoração, que tal decorar a sua casa como um retiro escandinavo? Se a ideia lhe parece bem, siga as nossas dicas.

decorar a sua casa como um retiro escandinavo

Está a pensar em decorar a sua casa como um retiro escandinavo? Então, está no sítio certo! Fez uma viagem a um dos países escandinavos e quer trazer as memórias para a sua casa? Decore, então, a sua casa com o estilo elegante, minimalista, mas incrivelmente acolhedor, com que são decoradas as casas na Escandinávia.

Velas, lã e outros elementos naturais como a madeira têm de ser incluídas se quer decorar a sua casa como um retiro escandinavo. Afinal, aqueles países com terríveis meses de inverno bem precisam de uma boa dose de lã e velas.

Entre as principais características estão o minimalismo, a funcionalidade e a simplicidade. Parece-lhe o estilo ideal para adaptar em sua casa? Fique connosco.

PREPARE-SE PARA DECORAR A SUA CASA COMO UM RETIRO ESCANDINAVO

Se também gosta de estar a par das tendências de decoração, provavelmente já observou diversas imagens com este tipo de decoração no Pinterest ou até no Instagram. E a verdade é que se torna quase impossível não querermos adaptar este estilo nas nossas casas.

Para decorar a sua casa como um retiro escandinavo é essencial que compreenda que se trata de um estilo de decoração que explora a luminosidade e a claridade dos ambientes em geral. Ou seja, o próprio conceito usa e abusa de elementos neutros e claros (como o bege, branco ou cinzento) para favorecer a propagação da luz natural.

estilo decoração escandinavo

Quais são as características do estilo escandinavo?

Para quem gosta de uma decoração minimalista, aconchegante, clean, muito natural, com produtos de qualidade e linhas sóbrias o estilo escandinavo é definitivamente um must!

Traduz-se pelas suas cores neutras que transmitem uma sensação de conforto e simplicidade enorme e normalmente. Além disso, é um estilo bastante cómodo, prático, funcional e bonito – sem que existam excessos e onde se misturam elementos clássicos e modernos.

Que cores estão associadas a este estilo?

Se está a pensar em decorar a sua casa como um retiro escandinavo, saiba que as cores são realmente o ponto-chave. Como se trata de um estilo de decoração com origem em países em que os dias são curtos, é importante que as cores reflitam a luz para deixarem os ambientes mais claros independentemente da iluminação da rua.

Assim, são utilizadas frequentemente cores neutras e sóbrias como o branco, cinzento, nude, bege e rosa millenial, por exemplo.

8 IDEIAS PARA DECORAR A SUA CASA COMO UM RETIRO ESCANDINAVO

Use e abuse de têxteis

Os têxteis, principalmente de lã, são peças fundamentais para decorar a sua casa como um retiro escandinavo. Compre mantas de lã quentinhas ou faça as suas próprias mantas.

Ademais, os têxteis de parede são outro tipo de objeto muito presente na decoração escandinava e complementam muito bem qualquer ambiente.

Sugestão de manta branco-bege

Paredes brancas

Se o objetivo é decorar a sua casa como um retiro escandinavo, saiba que as paredes brancas são quase obrigatórias. Na verdade, se utilizar esta cor nas suas paredes nunca irá errar e verá que aproveitará ao máximo a incidência da luz.

Lembre-se: o objetivo é manter tudo mais claro, aconchegante e prático para que o seu dia-a-dia seja mais leve e cómodo.

Peças em madeira

A madeira, por si só, é um elemento natural que faz parte da decoração escandinava. Por isso, aposte em peças de madeira para a decoração.

Os tabuleiros, por exemplo, não só podem fazer parte da decoração como podem mesmo ter utilidade para um pequeno-almoço na cama ou para levar um chocolate quente para a sala nas tardes frias de inverno.

Objetos como espelhos com a moldura em madeira ou móveis minimalistas com linhas retas estão também presentes na decoração escandinava.

Sugestão de tabuleiro em madeira

Sugestão de espelho

Sugestão de mesa para a sala

Velas

E como as velas não podiam faltar, escolha as que mais lhe agradam quer visualmente, quer em termos de aroma. A casa é sua e o importante é sentir-se bem lá.

Decore as paredes com quadros

Silhuetas simples, linhas retas e formas geométricas são os aspetos que mais definem os quadros para introduzir no seu pequeno retiro escandinavo. Lembre-se que quanto menos rebuscado e mais clean for, melhor!

Pode optar por comprar ilustrações de autores através da internet ou arriscar e fazer o seu próprio quadro.

Sugestão de moldura

Sugestão de ilustração minimalista

Peças para a cozinha minimalista

Peças de cozinha minimalistas e úteis, como é o caso desta irreverente cafeteira vendida pelo Gato Preto. Gira e muito prática para preparar um café nas tardes frias de inverno.

Sugestão de cafeteira

Candeeiros pendurados

Use e abuse dos candeeiros pendurados com fios enormes e extensíveis por toda a casa. Além de reforçar a iluminação natural, vai de imediato dar um novo ar (um pouco mais industrializado) ao ambiente em questão.

Pode optar por colocar este tipo de candeeiros na cozinha (sobre a ilha ou a mesa), na sala ou até mesmo nos quartos (sobre as mesas de cabeceira).

Sugestão de candeeiro de teto suspenso

Sugestão de candeeiro de parede

Plantas naturais

Outra característica presente no estilo de decoração escandinavo é a exaltação da natureza. Além de muitas plantas como suculentas e catos, é também comum encontramos referências à natureza em objetos ou quadros, por exemplo.

Veja também