Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
23 Mar, 2020 - 10:44

Decorar com bambu: um toque tropical (e sustentável) à sua casa

Mónica Carvalho

Quem gosta de estilos diferentes, encontra na opção de decorar com bambu uma forma exótica e até relaxada de conferir um novo mood à sua casa.

sala decorada com bambu

Decorar com bambu é algo que ainda não tem grande impacto nas casas portuguesas, mas que pode começar a ser considerado, por ser um material que apresenta grandes benefícios. Ficou curioso? Temos várias sugestões para partilhar consigo.

O bambu é a planta lenhosa que mais cresce no mundo, logo está disponível em grande quantidade, podendo usar-se das mais variadas formas e, assim, poupar outros materiais mais escassos e de crescimento mais lentificado, como o carvalho, por exemplo.

Um material amigo do ambiente

Sabia que o bambu pode ser usado em artigos de decoração, revestimentos de chão, em roupas e, no caso dos rebentos, podem ser comestíveis?

Variadas utilizações de um material cujas fibras podem ser usadas para fazer tecidos macios, absorventes, antibacterianos, hipoalergénicos, resistentes a raios ultravioletas e termorreguladores.

Além disso, o mundo da construção também pode beneficiar com o bambu, porque é forte, leve, com bastante durabilidade, flexível e capaz de suportar ventos fortes. Daí que, em dias de tempestade, as florestas de bambu sejam um excelente refúgio.

Por crescer tão rapidamente, se o bambu fosse plantado massivamente seria possível reverter completamente alguns dos efeitos do aquecimento global, visto que estaríamos a investir numa fonte renovável de comida, material de construção e de muitas outras formas de aplicação.

11 formas de decorar bom bambu

O bambu é um tipo de material muito versátil e que se enquadra bem em vários tipos de ambiente, mesmo que nunca tenha pensado nesta opção para a sua casa.

Além disso, como se apresenta de diversas maneiras, é possível utilizá-lo no estado natural, seco, tratado, com varas mais finas ou mais grossas, sobrepostas, irregulares… A imaginação é mesmo o limite. Conheça algumas sugestões.

Pérgula para o jardim

Ao invés de recorrer às opções que se encontram à venda no mercado, maioritariamente em plástico, opte por fazer uma pérgula de jardim para lhe conferir um local protegido do sol em bambu. Terá um objeto tão diferente, quanto resistente, com o qual poderá contar durante longos anos.

Biombo

Esqueça a madeira para fazer os tradicionais biombos, que tanto podem ser usados por uma questão de delimitação de espaço ou até como objeto decorativo. Faça-o em bambu!

É uma ação 2 em 1: além de alcançar o objetivo pretendido de ter uma divisória entre diferentes zonas, o facto de ter um material tão distinto irá trazer mais beleza à decoração de casa.

Abajur / candeeiro

Para conseguir aquela sensação tropical e relaxante sem sair de casa, usar o bambu em objetos do dia a dia é uma boa solução, como colocá-lo em abajures ou candeeiros, para uma iluminação invulgar.

Cabeceira de cama

Construir uma cabeceira de cama em bambu é dar ao seu quarto uma verdadeira peça de arte, pela sua diferença e imponência, que não vão passar despercebidas.

Cortina

As fibras mais finas e maleáveis, como dissemos, podem ser convertidas em tecidos de diversas utilidades e as cortinas de casa são um uso necessário. As vantagens? Trata-se de um material que apresenta grande resistência ao calor. Assim, não se vai degradando ao longo dos anos, como acontece com outros materiais.

Móveis

Os móveis de bambu são utilizados em espaços rústicos e clássicos e acabam por ser a forma de utilização deste material mais conhecida.

Cestos

Há muitos que os cestos acabam por ser uma presença frequente em casa, seja por objetivos decorativos, para colocar as revistas, os vasos ou até a roupa suja, na zona das casas de banho ou lavandaria, por exemplo.

Opte por artigos feitos em bambu, para conseguir, assim, com uma peça, marcar pela diferença.

Utensílios

Encontrar formas de substituir o plástico nos dias de hoje é primordial. Assim sendo, são já muitas as empresas que começam a disponibilizar talheres, pratos e até copos feitos a partir de bambu.

O mesmo acontece com as escovas de dentes e palhas, por exemplo. Já usa este tipo de material?

Artigos de jardim

O bambu pode até parecer um material rústico, frágil, primitivo. Mas só parece mesmo, porque, na realidade, é bastante forte e, como tal, com grandes possibilidades de ser aplicado em objetos de jardim, como bancos, baloiços, floreiras…

Jardins verticais

Outra dica interessante para decorar com bambu é mesmo a construção dos jardins verticais, que ajudam a trazer a natureza para dentro da casa, e que tanto podem ser montados em áreas externas como dentro de casa.

Assim irá garantir que tem as suas plantas preferidas sempre à mão e num recipiente amigo do ambiente.

Portão ou cerca

Estes dois objetos são de grande importância para quem vive, principalmente, em moradias, pois trazem segurança para a família. Construir-los em bambu ajuda, igualmente, a contribuir para a beleza geral da arquitetura da casa.

Decorar com bambu: que cuidados deve ter?

São inegáveis as vantagens deste material: custo baixo, fácil cultivo e enorme facilidade em ser adaptado para muitas e variadas necessidades.

Mas será realmente tudo só boas notícias? O bambu exige alguns cuidados específicos com a aplicação de materiais, mas nada de extraordinário e que não se aplica a todos os casos.

Apenas em objetos de grandes dimensões ou de colocação ao ar livre, visto que devem ser revestidos de produtos que protejam o material de insetos, assim como de proteção anti chamas, visto ser um material altamente inflamável.

Um material sustentável, diferente, acessível e versátil: decorar com bambu é realmente uma ideia a explorar!

Veja também