Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
23 Jan, 2020 - 11:38

Decoração art deco: conheça o ABC deste estilo decorativo

Helena Peixoto

Fique a conhecer as principais características da decoração art deco, bem como algumas sugestões de como implementar um toque deste estilo a sua casa.

art deco

Desde que surgiu no início do século XX até à atualidade, a decoração art deco não parou de conquistar milhões de adeptos do estilo. Afinal, falamos de um tipo de decoração que mistura arte e história, tornando-se um verdadeiro tesourinho!

Este tipo de decoração pode assumir diferentes formas de marcar presença, desde uma peça de mobiliário até um quadro ou um item acessório de decoração. Para além disso, ultimamente temos assistido a um regresso em força deste estilo decorativo. 

Conheça a decoração art deco

exemplo sala art deco

A decoração art deco surge no embalo das grandes mudanças da sociedade por volta do início do século XX. As inspirações artísticas são mais que muitas nesse período e a art deco uma delas.

Foi mais precisamente na década de 20 que o estilo decorativo se consolidou e passou a ter uma palavra forte a dizer no que respeita o design de interiores, aparecendo inúmeras vezes combinada com a art noveau (Arte Nova).

A art deco era uma forma de afirmação para a sociedade burguesa, que preferia elementos luxuosos e nobres. 

Na verdade, e para sermos mais precisos, a art deco deriva da art noveau, estilo que se caracteriza pelas suas linhas com ondulações assimétricas e pelos seus formatos orgânicos e inspirados na natureza. 

Principais características da decoração art deco 

Formatos geométricos, linhas alongadas, elementos mais nobres e luxuosos, como madeira, e ambientes decorativos que transmitam a sensação de riqueza, luxo e brilho são as características gerais deste estilo. 

Ora, em praticamente todos os ambientes art deco é possível identificar a utilização de formatos geométricos, linhas esféricas ou alongadas, ilustrações e desenhos abstratos.

Assim, claro está, são vários os elementos que transformem o ambiente num local luxuoso, requintado e sofisticado.

Por tudo isto, materiais como o ouro, folheados, bronze e outros metais valiosos são tremendamente comuns na decoração art deco. 

Como transformar a sua casa num espaço com decoração art deco 

Se está a pensar que gostava de transformar alguns espaços de sua casa com decoração art deco mas acha que não tem carteira para isso, não desespere! Existem formas de conseguir criar um ambiente de acordo com os princípios deste estilo sem que tenha, para isso, de pedir um empréstimo ao banco! 

Procure utilizar elementos de aço inoxidável, espelhos com molduras trabalhadas, vidros leves, madeiras de maior qualidade, pedras mármores, tecidos leves e lisos com tons mais fortes e alguns apontamentos de dourado e/ou prateado. No final, o que interessa aqui é a criação de um ambiente com elementos que passem a sensação de raridade.

Em termos de iluminação, deve preferir candeeiros trabalhados, com vidros com alto ou baixo relevo e/ou foscos. Regra geral, tudo o que seja tecidos com padrões florais, tropicais e com cores contrastantes e alegres deve ser dispensado. 

A decoração art deco também está nos detalhes. Por isso, papéis de parede elegantes, loiça de mesa bem requintada, presença assídua de flores frescas e elementos com formatos geométricos em destaque são algumas ideias que pode implementar lá por casa. 

Além do mais, e para que não tenha de gastar uma fortuna em tudo isto, tire partido das lojas de usados e de antiguidades perto da sua residência e explore-as.

Acredite que vai ser surpreendido com verdadeiras raridades e pechinchas que vai encontrar! E não se esqueça: luxo e elegância são as duas palavras-chave que deve ter em mente quando planeia uma decoração art deco. 

Sugestões de peças de decoração para uma casa em linha com a art deco

Cadeirão em pele

Esta peça dispensa grandes apresentações. Quem não sonha ter um cadeirão destes em casa?

Peça verdadeiramente única, torna qualquer espaço mais sofisticado e elegante e combina estilo com funcionalidade, uma vez que as suas formas e acabamento acolchoado proporcionam um conforto extra graças ao acabamento.

Candeeiro de mesa

Este candeeiro de mesa é um perfeito acrescento a qualquer espaço com influências art deco.

Uma mistura perfeita de design e funcionalidade, possui um aro de metal dourado e um abatjour em vidro fosco. É, então, uma peça ideal para salas de jantar, salas e corredores.

Bandeja 

Uma decoração art deco tem de ter um toque de dourado. Por isso, esta bandeja é um excelente acrescento a qualquer decoração dentro deste estilo!

Fabricada em aço e com uma base de vidro, é uma peça elegante, funcional e muito sofisticada. Pode utilizá-la para colocar um conjunto de copos e uma garrafa de vidro para bebidas, por exemplo, ou simplesmente para decorar um espaço.  

Moldura trabalhada 

Esta moldura responde perfeitamente às necessidades de uma decoração art deco. Em tons de dourado e com os cantos bastante trabalhados, estamos perante uma peça simultaneamente elegante, sóbria e luxuosa.

Assim, e ideal para salas, quartos e escritórios, esta pode ser a peça que lhe faltava! 

Esta peça está elaborada a partir de materiais reciclados

Veja também