Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
22 Out, 2019 - 15:21

10 ideias de decoração de outono para receber a nova estação

Helena Peixoto

Entre na nova estação com a sua casa a gritar estilo aplicando algumas das 10 sugestões de decoração de outono que seguem as tendências.

decoração outono

Com a chegada da nova estação, a vontade de dar uma nova cara à nossa casa é sempre muito grande. Então, vamos fazê-lo em grande estilo! E pode já começar com algumas das ideias de decoração de outono que preparamos para si! 

E acredite: não é preciso gastar rios e rios de dinheiro para conseguir criar ambientes inspiradores e simultaneamente acolhedores. Aqui, o grande segredo é mesmo conhecer as tendências e saber adaptá-las à sua casa e ao seu estilo pessoal. E não haverá altura do ano mais indicada para fazer esta mudança do que o outono! Vamos a isso? 

10 ideias imperdíveis de decoração de outono 

1. Várias camadas de tapetes

Verdade! 2019 dita que uma das tendências de decoração de outono para esta temporada é a sobreposição de tapetes. Além de tornarem o ambiente bem mais acolhedor e quentinho, acaba por ser uma excelente forma de brincar com texturas e padrões.

Como alternativa pode também pendurar tapetes na parede, como se de um quadro se tratasse! Esta última dica funciona especialmente bem em zonas como cabeceiras de cama, zona acima do sofá, ou numa parede que queira destacar.

2. Misturar e combinar

Outra das regras de ouro da decoração de outono 2019: não tenha medo de misturar e combinar diferentes estilos, texturas e padrões. E a mistura de estampados nunca esteve tão in

Sempre com equilíbrio q.b. e, claro, sem grandes exageros, experimente misturar estampados diferentes através de peças como papéis de parede, tapetes, almofadas, mantas, toalhas de mesa e outros têxteis. Uma forma de correr sempre bem? Utilize sempre cores parecidas, ou alternando apenas uns níveis de tom ou então siga o mesmo ‘tema’- listas, quadrados, animal print, etc. 

3. Use e abuse dos tons terrosos

Este outono vai querer usar e abusar dos tons terra. Afinal, haverá poucas cores que nos façam lembrar tanto esta estação como os terrosos! As derivações do vermelho e do castanho são sem dúvida grandes apostas para esta estação.

Uma boa forma de os aplicar será utilizando acessórios e pormenores decorativos com estas cores, em contraste com ambientes iluminados e mais claros. 

4. Procure um estilo neofifty

Sabe em que consiste o estilo neofifty? Nós ajudamos: tal como o nome indica, faz com que os anos 50 estejam de volta! Uma espécie de Mid Century moderno, com as linhas simples, pisos “em xadrez” e cores fortes de volta. 

A única diferença com os verdadeiros anos 50 é que deve usar esta tendência com conta, peso e medida. 

5. Procure tons mais quentes para os estofos

Se gosta de criar ambientes que respirem classe e luxo ao mesmo tempo, experimente esta tendência de decoração de outono: utilize têxteis de tons mais escuros, com todas as variedades de vermelho, verde e azul, mesmo para estofos de sofás e poltronas!

Cores mais quentes como laranjas, tijoleira ou bordô também são mais do que aceitáveis. 

6. Torne o seu aparador o rei da sala

Hoje em dia é praticamente impossível ter uma sala de estar ou jantar e não ter um aparador. E não falamos só pela sua funcionalidade! O  lugar estético que ocupa numa ambiente é cada vez mais importante e a tendência de decoração de outono deste ano vem reafirmar essa premissa. 

Aposte numa peça bem bonita, original e até mesmo colorida, se assim for o seu estilo. 

7. Diga sim ao branco e aos materiais naturais para a casa de banho

Transforme a sua casa de banho num verdadeiro santuário de relaxamento ou num spa nórdico com estas tendências. Madeira, pedra ou mármore são elementos obrigatórios, com toques de cor em pequenos detalhes e acabamentos metálicos para dar a finalização luxuosa que se pretende. 

8. Ponto final na fronteira casa de banho/quarto

Sabia que as portas standard entre a casa de banho e o quarto têm os dias contados? Pelo menos é o que ditam as tendências. Cada vez mais se procuram espaços abertos e amplos e as suites não são exceção. 

Pode sempre separar na mesma as áreas, mas recorrendo a formas mais subtis, como portas de vidro de correr, pro exemplo. Além disso, o mesmo revestimento em ambas as áreas ajuda a manter essa perceção de espaço único. 

9. E para a cozinha…muita cor!

Ao contrário da casa de banho, que se quer mais sóbria e natural, a cozinha pede cada vez mais cor! Pode até apostar num papel de parede bem divertido para uma das paredes, quadros diversos e outros apontamentos mais kitsch

10. Telefones vintage

Sim, estamos a voltar a ver estas peças míticas na decoração das casas ainda que sem utilidade específica! Mas a verdade é que a história e simbolismo por trás deste objeto justificam que voltem a estar na moda. 

E as suas linhas estéticas são fenomenais! 

Veja também