Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
05 Nov, 2019 - 15:29

8 plantas de outono perfeitas para sua casa

Helena Peixoto

O facto de não estarmos no verão não significa que não possa ter a sua casa com elementos verdes! Conheça e leve estas plantas de outono para sua casa.

plantas de outono

São lindas, de manutenção relativamente fácil, resistentes ao tempo que se faz sentir e fazem toda a diferença no ambiente de uma casa. São elas algumas das plantas de outono que deve conhecer e que, claro está, vai querer ir buscar já hoje para tornar o seu lar mais acolhedor e especial! 

8 plantas de outono que vai querer para a sua casa

1. Medronheiro

Tecnicamente conhecido como Arbutus Unedo, o medronheiro é uma das plantas de outono mais comuns em Portugal, sobretudo se andar a passear por pequenos matagais, bosques de azinheiras e sobreiros ou mesmo por alguns pinhais. 

Para além de ser extremamente útil, pois é com esta matéria prima que se fabrica a aguardente (medronho), quando está em flor é absolutamente maravilhosa!

Existente um pouco por todo o país, é mais comum na região do Algarve e começa a ganhar as primeiras flores por volta de meados de outubro, altura em que os frutos do ano anterior passam a um tom vermelho e caem, já maduros. 

Esta planta não precisa de grandes cuidados, desde que esteja no exterior e com luz q.b. 

2. Amor-perfeito

Quem não gosta desta planta maravilhosa, florida e tão alegre? E sim, é uma das plantas de outono que pode perfeitamente ter em sua casa! Não só no interior como (e sobretudo) no exterior! 

Muito resistente às temperaturas baixas do outono e inverno, não se deixe enganar pelo seu aspeto mais delicado. A única coisa que deve garantir é que o solo onde a planta está plantada está sempre húmido. O resto, fica a cargo do próprio tempo! 

3. Torga

A Calluna Vulgaris, assim se chama tecnicamente, consiste num arbusto coberto de pequenas flores de diversas cores, como lilás, branco ou bordô. Apesar se ser confundida, muitas vezes, com a urze, a torga é uma espécie diferente e é considerada uma das plantas de outono. Presente por quase todo o país, não é esquisita com resistências de solos ou sequer com maior aridez do mesmo!

A sua época principal de floração decorre entre agosto e novembro, pelo que pode perfeitamente escolher esta espécie como uma das plantas de outono. 

4. Hibisco

É verdade, o hibisco não serve apenas para fazer chá! Ela é uma planta de outono bem bonita e aromática. No entanto, deve ter em consideração um ponto importante: apesar do hibisco possuir umas flores muito resistentes às intempéries do tempo, ele não gosta muito de exposição solar direta. Prefira mantê-lo mais dentro de casa, sob pena de se danificar rapidamente.

5. Candeia

As candeias, tecnicamente conhecidas como Arisarum Simorrhinum, são também vulgar e popularmente conhecidas pelo sugestivo nome capuz-de-frade porque a sua forma faz lembrar exatamente isso.

As candeias são bem resistentes e, por isso, indicadas para estações menos amenas, mas preferem terrenos cultivados, bermas e taludes de caminhos ou as margens de rios e ribeiros.

Se escolher esta planta para sua casa, garanta que o local onde está a planta recebe bastante sombra durante o dia. Além disso, deve ter cuidado com os mosquitos que são muito atraídos pela cores e odor da mesma. 

6. Açafrão-bravo

O açafrão-bravo é uma planta simplesmente linda. Com a sua época principal de floração entre setembro a dezembro, o açafrão-bravo prefere zonas de pastagens e prados de montanha, mas também é possível plantá-la em casa, especialmente se tiver espaço exterior. 

Esta flor de tom azul ou roxo, também é conhecida em Portugal pelo nome pé-de-burro ou cebolinhas e divide-se em três subespécies, mas todas florescem nesta época do ano. É um excelente complemento como ornamento num vaso ou jarra.

7. Crisântemo

O crisântemo também é conhecido como margarida de outono. E só por aí já percebe porque é que está na lista das plantas de outono.

Para garantir que esta planta tem um vida longa e saudável, deve colocá-la num local onde receba a máxima luz solar possível. No entanto, não se preocupe com a temperatura, já que ela aguenta até zero graus! 

8. Salsaparrilha 

Terminamos a lista das plantas de outono com a salsaparrilha ou Smilax Áspera. Esta planta tem a sua época principal de floração entre agosto e novembro e tem maior incidência no sul do país, apesar de haver registos de observação na zona do Litoral Centro, logo abaixo do rio Douro. 

Com bagas negras e vermelhas, floresce em outubro e as suas flores são pequenas, de tons brancos e esverdeados. De estilo trepadeiro, é uma excelente opção para muros e sebes de casas. 

Veja também