Share the post "Costuma deixar o telemóvel ao sol? Conheça as consequências"
O sol é um grande inimigo dos dispositivos eletrónicos e não é qualquer um destes equipamentos que está preparado para passar horas debaixo de um calor tórrido. Costuma deixar o telemóvel ao sol? Saiba porque não o deve fazer e conheça formas de evitar esta situação.
Saiba porque não deve deixar o telemóvel ao sol
Quer saber porque é que não deve deixar o telemóvel ao sol? Os equipamentos eletrónicos tendem a estragar-se com o sobreaquecimento – o computador, por exemplo, precisa de ventoinhas. Ao deixar telemóvel ao sol, este pode sobreaquecer e fazer com que vários componentes se estraguem.
No exterior
Há telemóveis que possuem uma carcaça de plástico. E o que é que acontece ao plástico quando passa muitas horas ao sol? Torna-se maleável e pode até começar a arder. Isto acontece, claro, quando a exposição é mais prolongada do que é suposto.
Já o ecrã também não está isento de danos, pois os cristais podem queimar e a tela fica completamente comprometida.
No interior
A bateria é o componente que mais pode sofrer quando o telemóvel é exposto a altas temperaturas durante várias horas. Para além de poder expandir-se – o que pode ser um grave problema para baterias internas – a bateria do telemóvel pode até explodir e causar um incêndio (embora esta já seja, atualmente, uma possibilidade remota).
Para além da bateria, porém, existem todos os outros circuitos que fazem com que o telemóvel funcione. Circuitos que se estragam quando expostos a uma temperatura elevada.
Formas de prevenir
Em primeiro lugar, é essencial saber a temperatura máxima que o dispositivo suporta. Uma informação que está disponível no manual do telemóvel e que pode ser bastante útil para evitar alguns dissabores.
Recorde-se sempre que o telemóvel aquece ainda mais se tiver várias apps abertas ou se estiver a carregar o equipamento, ou seja, evite fazer isto quando o equipamento tiver de estar algum tempo (prolongado) ao sol.
Tenha cuidado com algumas capas de telemóvel. Há capas que acabam por tapar os orifícios do equipamento, que servem para refrescar o mesmo. Se tem uma capa não oficial, procure retirá-la nas alturas em que o calor mais aperta.
Procure manter o telemóvel em locais arejados. Se o levar para a praia, por exemplo, coloque-o à sombra ou com parte da toalha por cima, pelo menos sempre o protege da incidência direta dos raios solares.
É possível que, em algum momento, se esqueça de tudo e que acabe por deixar telemóvel ao sol. Se isso acontecer, tente evitar um choque térmico ao colocá-lo, por exemplo, no frigorífico. Esta situação pode fazer ainda pior. Tente, antes de tudo, colocá-lo num local fresco e dê-lhe tempo para que arrefeça.
Veja também: