Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
31 Ago, 2018 - 12:09

Costuma deixar o telemóvel ao sol? Conheça as consequências

Nuno Margarido

Costuma deixar o telemóvel ao sol? Saiba porque deve evitar essa situação e conheça algumas das consequências.

Costuma deixar o telemóvel ao sol? Conheça as consequências

O sol é um grande inimigo dos dispositivos eletrónicos e não é qualquer um destes equipamentos que está preparado para passar horas debaixo de um calor tórrido. Costuma deixar o telemóvel ao sol? Saiba porque não o deve fazer e conheça formas de evitar esta situação.

Saiba porque não deve deixar o telemóvel ao sol

deixar telemóvel ao sol

Quer saber porque é que não deve deixar o telemóvel ao sol? Os equipamentos eletrónicos tendem a estragar-se com o sobreaquecimento – o computador, por exemplo, precisa de ventoinhas. Ao deixar telemóvel ao sol, este pode sobreaquecer e fazer com que vários componentes se estraguem.

No exterior

Há telemóveis que possuem uma carcaça de plástico. E o que é que acontece ao plástico quando passa muitas horas ao sol? Torna-se maleável e pode até começar a arder. Isto acontece, claro, quando a exposição é mais prolongada do que é suposto.

Já o ecrã também não está isento de danos, pois os cristais podem queimar e a tela fica completamente comprometida.

No interior

A bateria é o componente que mais pode sofrer quando o telemóvel é exposto a altas temperaturas durante várias horas. Para além de poder expandir-se – o que pode ser um grave problema para baterias internas – a bateria do telemóvel pode até explodir e causar um incêndio (embora esta já seja, atualmente, uma possibilidade remota).

Para além da bateria, porém, existem todos os outros circuitos que fazem com que o telemóvel funcione. Circuitos que se estragam quando expostos a uma temperatura elevada.

Formas de prevenir

Em primeiro lugar, é essencial saber a temperatura máxima que o dispositivo suporta. Uma informação que está disponível no manual do telemóvel e que pode ser bastante útil para evitar alguns dissabores.

Recorde-se sempre que o telemóvel aquece ainda mais se tiver várias apps abertas ou se estiver a carregar o equipamento, ou seja, evite fazer isto quando o equipamento tiver de estar algum tempo (prolongado) ao sol.

Tenha cuidado com algumas capas de telemóvel. Há capas que acabam por tapar os orifícios do equipamento, que servem para refrescar o mesmo. Se tem uma capa não oficial, procure retirá-la nas alturas em que o calor mais aperta.

Procure manter o telemóvel em locais arejados. Se o levar para a praia, por exemplo, coloque-o à sombra ou com parte da toalha por cima, pelo menos sempre o protege da incidência direta dos raios solares.

É possível que, em algum momento, se esqueça de tudo e que acabe por deixar telemóvel ao sol. Se isso acontecer, tente evitar um choque térmico ao colocá-lo, por exemplo, no frigorífico. Esta situação pode fazer ainda pior. Tente, antes de tudo, colocá-lo num local fresco e dê-lhe tempo para que arrefeça.

Veja também: