Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
28 Jun, 2019 - 09:25

Dentes imperfeitos são nova tendência do mundo da moda

Teresa Campos

Os dentes imperfeitos são a nova tendência do mundo da moda e ainda bem. Descubra alguns casos emblemáticos e quebre, também, estereótipos e preconceitos.

Dentes imperfeitos são nova tendência do mundo da moda

Sempre que pensamos no universo da moda e em modelos, há estereótipos associados, tais como magreza, cabelos extra lisos e dentes brancos, simetricamente alinhados. Contudo, há quem defenda que as regras são para serem quebradas e, por isso, os dentes imperfeitos são cada vez mais uma tendência, no meio artístico.

Marcas como a Gucci e a Primark lançaram campanhas onde surgem modelos com dentes imperfeitos, ou seja, não alinhados, com espaços entre os dentes e, até, há lugar para a fotografia de uma modelo sem um dente. Conheça estes e outros casos onde sorrisos aparentemente imperfeitos fazem sucesso em anúncios de moda e não só.

Dentes imperfeitos são nova tendência do mundo da moda

dentes imperfeitos

Gucci

O diretor criativo da Gucci quebrou os estereótipos ao escolher para a linha de maquilhagem da marca italiana uma mulher cuja dentição não segue a da comum em modelos, ou seja, dentes perfeitamente alinhados.

A jovem cantora Dani Miller apresenta dentes separados e com uma coloração não tão branca como é habitual. A juntarem-se a este ícone de imagem, juntam-se outras figuras femininas como Lapres Mae, Achok Majak ou Ellia Sophia Coggins, donas de sorrisos diferentes dos que normalmente são apreciados no universo da moda.

Primark

Também a Primark, marca irlandesa de fast fashion, seguiu a mesma linha de pensamento e apresentou a sua campanha de fatos de banho com a modelo Symone Lu, conhecida por não ter um dente. As reações a estas escolhas de marcas famosas são positivas, pois são mais um passo para apresentar a moda de todos e, sobretudo, da realidade.

Outros casos famosos

Já no passado, houve ícones de beleza, cuja dentição tinha particularidades distintivas. A atriz Brigitte Bardot, por exemplo, símbolo sexual dos anos 60, exibia um sorriso cativante com um espaço entre os dentes.

As cantoras Madonna e Vanessa Paradis também nunca esconderam a “falha” entre os dois dentes incisivos superiores.

Modelos como Lindsey Wixson, Slick Woods, Jesse Hart, Laetitia Casta e Georgia May Jagger possuem dentes afastados ou ligeiramente desalinhados e marcaram pela sua irreverência e diferença, quebrando barreiras e estereótipos.

Tratamentos customizados

Desde 2009, que começaram a surgir modelos com sorrisos diferentes, como foi o caso de Lara Stone. Também a partir dessa altura, iniciou-se a procura por tratamentos estéticos que mantenham essas imperfeições dos dentes.

Há já quem queira aumentar o espaço entre os dentes ou retroceder no tom do branqueamento. Contudo, há que referir que estes tratamentos estéticos conseguem ser ainda mais dispendiosos, do que os convencionais.

Outros modelos que quebram o estereótipo

  • Laura O’Grady é uma modelo de grande sucesso e cujas orelhas de tamanho maior que o habitual nunca foram um obstáculo para singrar no mundo da moda. A modelo já confessou não equacionar fazer uma redução das suas orelhas, pois acha que esse é o seu traço distintivo.
  • Winnie Harlow sofre de vitiligo, mas as manchas na sua pele tornaram-na muito cobiçada na indústria da moda, pelo seu look distinto e diferenciado. Realiza trabalhos para a marca Desigual e é das modelos mais rentáveis em todo o mundo.
  • Aimee Mullins tem as duas pernas amputadas, mas isso não impediu de fazer uma carreira como atleta e, ainda, de ser imagem da L’Oreal.
  • Thando Hopa é sul-africana e cara da Vichy. O facto de ser albina dá-lhe um ar exótico e que tem cativado muitas marcas de moda e cosméticos.
  • Tess Munster é uma modelo “plus size”. Apesar das suas medidas corporais não seguirem o estereótipo do universo da moda, ela tem feito campanhas, inclusive de lingerie.
  • Moffy Gathorne-Hardy sofre de estrabismo e os seus trabalhos têm conquistado muitos fotógrafos que não hesitam em escolhê-la para fotografar.

Veja também: