Teresa Campos
Teresa Campos
07 Nov, 2018 - 12:54

23 usos originais para pasta dos dentes que desconhece

Teresa Campos

Será que conhece todos os usos originais para pasta dos dentes? Certamente que não. Venha descobrir 23 destes usos e fique boquiaberto com alguns deles.

23 usos originais para pasta dos dentes que desconhece
O artigo continua após o anúncio

Os 23 usos originais para pasta dos dentes que lhe trazemos são, como o nome indica, originais, ou seja, criativos, bem criativos. Ficará maravilhado com as potencialidades do seu dentífrico que, talvez, até agora, apenas use para lavar os seus dentes.

Aviso: a partir do momento em que ficar a conhecer estas utilizações, o seu dentífrico nunca mais terá “sossego”, pois irá querer utilizá-lo a todo o momento, em todas as superfícies e divisões da casa. Realmente, este é um produto poderoso e capaz de resolver muitos dos problemas que enfrentamos diariamente, no que à limpeza doméstica diz respeito.

23 usos originais para pasta dos dentes que o vão surpreender e muito!

1. Remover arranhões do calçado de pele

Basta aplicar um pouco de pasta dos dentes sobre o risco, massajar a zona com um pano suave e remover em seguida com um pano húmido. Os seus sapatos de pele ficarão como novos.

Pode usar, igualmente, pasta dos dentes em outras peças de calçado ou de roupa em couro que apresentem quer arranhões, quer manchas de sujidade.

2. Branquear as sapatilhas

É frequente a parte branca das sapatilhas começar a ficar suja e enegrecida. Se é este o seu caso, nada como aplicar um pouco de pasta dos dentes na superfície e esfregar com uma escova de dentes velha. Finalize passando um pano húmido e ficará com umas sapatilhas branquinhas, como se as tivesse acabado de comprar.

Limpar bijuterias de forma simples e eficaz

São vários os acessórios que pode limpar com pasta dos dentes, que deve ser depois muito bem removida com um pano húmido e finalizado o processo com um pano seco que irá evitar qualquer oxidação. Assim, os seus acessórios ficaram bem limpos e, sobretudo, brilhantes.

Pode aplicar a pasta com um pincel, algodão ou dissolver a pasta num pouco de água e deixar a jóia mergulhada nessa solução, por uns minutos.

Como tirar cheiro de cebola das mãos? Todos os truques e dicas

Há cheiros que se agarram as mãos, como é o caso do peixe, cebola ou alho, por exemplo. Uma boa opção é esfregar um pouco de pasta dos dentes nas mãos e, depois, enxaguar com água. Verá que elas ficarão com um aroma bem fresco e sem “vestígios” de mau cheiro.

Como limpar madeira? Técnicas infalíveis para todas as superfícies

É frequente haver manchas nas mesas de madeira, por exemplo, onde pousamos copos e garrafas geladas, sem qualquer base ou proteção. Essas “auréolas” bastante inestéticas não são fáceis de remover. Porém, o dentífrico pode ser a solução indicada. Limpe a madeira com um pano humedecido e um pouco de pasta dos dentes e, finalize, polindo como habitualmente faz. Adeus, manchas!

11. Remover manchas dos tapetes

As manchas nos tapetes são outro clássico e, simultaneamente, outra dor de cabeça. Se já experimentou todos os produtos para limpar carpetes, à venda no supermercado, e nenhum resultou, talvez esteja na hora de tentar pasta dos dentes! Para isso, usa uma escova com uma boa quantidade de dentífrico e, depois, passe a mesma escova já sem pasta. Deixe secar naturalmente e liberte-se dessas nódoas difíceis. Este é outro dos usos originais para pasta dos dentes.

12. Limpar ecrãs e vidros

Sabe como limpar ecrãs sem enganos? Dicas para qualquer equipamento tecnológico

Como sabemos, os ecrãs dos computadores, tablets e telemóveis sujam-se com muita facilidade. Para evitar arranhões e danificar os seus ecrãs, sugerimos que aplique uma pequena quantidade de pasta dos dentes num pano macio, previamente humedecido, e esfregue a superfície. Os ecrãs ficarão limpos, brilhantes e facilitarão a sua visão e leitura.

4 esterilizadores de biberão que vai querer para o seu bebé

Se não gosta de utilizar detergentes nos objetos do seu bebé, então experimente lavar os seus biberões com água, um pouco de pasta dos dentes e uma escova. Esfregue e enxagúe bem e terá biberões sempre brilhantes e translúcidos.

18. Arranjar CD’s riscados

Não dispensa os seus CD’s de música e os seus DVD’s? Compreendemos, mas com o passar do tempo e o uso, os riscos tornam-se quase inevitáveis. Experimente, por isso, colocar um pouco de dentífrico no disco e passe por cima um pano de algodão. Os riscos desaparecerão.

19. Tapar buracos na parede

Se fez um furo na parede e está arrependido, saiba que pode usar pasta dos dentes para preencher e fechar esse mesmo buraco. Depois, só tem de ultimar, alisando a pasta com um pedaço de cartão ou com uma régua, de forma à superfície ficar bem lisa.

20. Aromatizar termos

As termos são muito mais usadas no inverno do que no verão, o que significa que ficam um longo período fechadas e, assim, a ganhar cheiros desagradáveis. Uma boa forma de resolver este problema é, precisamente, recorrendo ao dentífrico.

Assim, adicione à garrafa água quente e um pouco de pasta dos dentes. Agite bem e deixe atuar por 5 minutos. Enxagúe com água quente e terá uma termos sem odores desagradáveis e pronta a utilizar.

Esta mesma solução pode ser aplicada, por exemplo, a tupperwares de plástico que apresentem maus odores.

21. Limpar colarinho da camisa

Como lavar camisas com um profissional: passo a passo simples

Com o uso, e fruto da transpiração na zona do pescoço, é frequente o colarinho das camisas começar a apresentar algumas manchas e uma coloração amarelada ou, mesmo, escura.

A técnica que lhe propomos envolve dentífrico e consiste em, com uma escova de dentes húmida, aplicar a pasta dos dentes sobre a área suja, esfregando. Depois, é só enxaguar e lavar a camisa, como habitualmente faz. Esta técnica pode ser aplicada a outras áreas da camisa, como os punhos, por exemplo.

22. Limpar vidros

Sabia que o dentífrico é um ótimo limpa-vidros caseiro? Ele pode ser aplicado nos vidros das janelas, na cabine de duche, em portas de vidro e em qualquer outro objeto em vidro que tenha aí por cada.

Basta usar uma esponja macia e húmida, aplicar a pasta dos dentes por toda a superfície, sempre em movimentos circulares. Após 10 minutos, enxagúe e seque com um pano de algodão. Vai ver que irá começar a dispensar os limpa-vidros de compra!

23. Clarear as teclas do piano

Se tem a sorte de ter um piano aí em casa, mas as suas teclas estão um tanto ou quanto amarelecidas, saiba que o dentífrico pode dar-lhe uma grande ajuda.

Limpe as teclas delicadamente, usando um pano húmido com pasta dos dentes. Elas ficarão novamente brancas e este belíssimo instrumento ganhará ainda mais destaque no espaço de sua casa.

Nós dissemos que iria ficar surpreendido com estes 23 usos originais para pasta dos dentes. Realmente, o dentífrico é uma excelente opção para solucionar muitos problemas e a boa notícia é que não é um produto excessivamente caro e, ao usá-lo para alguns destes fins, até estará a poupar na compra de detergentes e outros químicos tóxicos e abrasivos.

Dê a conhecer aos seus amigos estes usos originais e mate-lhes a curiosidade de como conseguiu pôr aquelas suas sapatilhas tão, mas tão branquinhas. De facto, os bons truques devem ser revelados e partilhados, por isso nada como fazer uma sessão de dicas domésticas.

Veja também: