Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Set, 2018 - 13:10

Limpar bijuterias de forma simples e eficaz

Teresa Campos

Todos os acessórios merecem ser cuidados, por isso, saiba o que deve fazer para limpar bijuterias de forma correta e eficaz.

várias peças de bijuteria

Como qualquer peça ou acessório, também as bugigangas merecem ser lavadas. Por isso, reunimos um guia completo sobre limpar bijuterias que certamente lhe vai ser útil e vai colocar em prática. Não espere mais e reúna já em cima da mesa todos os brincos, anéis, colares e pulseiras que tem aí por casa e trate de aprender como limpar bijuterias e, também, como acondicioná-las e conservá-las durante mais tempo.

Limpar bijuterias num instante: fique a conhecer todos os truques

Limpar prata: como fazer e mantê-la sempre brilhante

Caraterísticas da bijuteria

Comece por olhar com atenção a peça de bijuteria e veja se ela tem alguma pedra, pendente ou elemento que possa, facilmente, sair. Em caso afirmativo, tenha cuidado com a quantidade de líquido aplicada nessa região, pois o produto pode entranhar-se nas pedras e soltar a cola que as prende, fazendo com que os enfeites venham a cair. Além disso, o excesso de água pode estragar os componente que servem para dar brilho a estas jóias falsas.

Utensílios de limpeza

Para uma limpeza mais a fundo e ao pormenor, utilize um cotonete ou uma escova de dentes nova, pois ambos conseguem aceder mesmo às fissuras difíceis de limpar ou à zona em redor das pedras. Esfregue a escova seca e macia ou o cotonete na bijuteria para remover aquela sujidade verde que se forma em algumas peças. Os cotonetes e as escovas macias são um pouco mais abrasivos quando estão secos e, por isso, é assim que os deve usar. Para os resíduos mais incrustados, utilize um palito.

Soluções de limpeza caseiras

Limão: use limão para remover aquela camada oxidada que os metais acabam por ganhar. Graças ao seu ácido natural, basta esfregar meio limão sobre a peça e os efeitos serão, desde logo, notórios. Pode também colocar a peça numa chávena com água, limão e um pouco de sal e aí deixar até ao dia seguinte. Depois, use um pano áspero ou uma esponja para esfregar bem a bijuteria. Se preferir, pode ainda misturar o limão com um pouco de bicarbonato de sódio.

Vinagre de vinho branco: faça uma solução de vinagre de vinho branco e água e mergulhe o acessório nessa mistura. Use uma escova de dentes macia para limpar os cantos e os buracos da peça. As correntes e colares quando limpos com vinagre ficam com um brilho inigualável. Se preferir, pode também usar uma esponja para limpar o acessório.

Azeite: o azeite é também uma boa solução para recuperar o brilho das suas peças. Não se esqueça é de enxaguar muito bem o acessório, depois de aplicar o azeite.

Pastilha: dissolva uma pastilha de menta ou hortelã em água. Deixe a bijuteria de molho nessa solução e, depois, esfregue delicadamente com uma escova de dentes.

Sabonete: misture um pouco de sabonete com água morna. Use esta solução para lavar a peça e dar-lhe ainda um aroma perfumado. Não se esqueça de secar bem, pois a água pode manchar e enferrujar as bijuterias. Use uma toalha para limpar a peça.

Bicarbonato de sódio: num recipiente, coloque água quente com sal, bicarbonato de sódio e detergente. Coloque a jóia sobre papel de alumínio, verta sobre a peça a solução descrita e deixe atuar entre 5 a 10 minutos. Enxágue em água fria e seque bem usando um pano macio.

Champô infantil: utilize uma gota de champô infantil, por ser mais suave, para cada gota de água e misture até obter uma consistência espessa. Use uma escova de dentes macia ou um cotonete para limpar as partes difíceis de alcançar. Enxagúe sob água fria e seque com uma toalha ou pano de microfibra.

Pasta dos dentes: coloque um pouco de pasta dos dentes sobre a escova e, em vez de escovar os dentes, esfregue o acessório de bijuteria. Este é um método simples e super eficaz.

Produtos mais fortes

Polidor: para situações específicas, pode adquirir um polidor para jóias. Deixe a peça de molho no produto por um máximo de 30 segundos, retire-a e esfregue-a suavemente. Como estes polidores são destinados a metais autênticos, tenha em consideração que eles podem ser demasiado abrasivos para as bijuterias.

Álcool: compre um frasco de álcool e deixe a peça de molho neste produto durante 30 minutos. Depois, retire-a e deixe secar ao ar livre por 15 minutos. Se necessário, pode repetir o processo. Enxagúe passando por água fria e seque com um secador. Caso note que está a remover o acabamento da peça, deve suspender de imediato este processo.

Manutenção

  • Coloque perfume, creme ou outros sprays e produtos de cabelo sempre antes de colocar a bijuteria. Assim, evitará manchar a peça e estragar o seu acabamento.
  • Diariamente, limpe a bijuteria com um pano de microfibra, sempre após cada uso. Desta forma, não acumulará sujidade e terá um aspeto sempre novo.
  • Guarde as peças adequadamente, como em pequenos sacos plásticos com fecho. Assim, sem entradas de ar, o metal não oxida, nem fica esverdeado.

Dicas práticas e úteis

  • Passe esmalte transparente na bijuteria para evitar que o acabamento fique esverdeado.
  • Não use a peça de bijuteria quando estiver em contacto com a água, como a lavar a loiça ou a tomar banho. O contacto prolongado com a água pode manchar o acessório.
  • Para limpar as peças, use sempre uma escova de dentes ou uma escova de cerdas macias.
  • Seque sempre bem a bijuteria, para evitar o aparecimento de manchas ou ferrugem.

Agora que já sabe como limpar bijuterias, já não há razão para usar aquele colar oxidado ou aqueles brincos escurecidos. Recupere o brilho original das suas bugigangas e dê-lhes o tratamento que elas merecem, para preservarem a sua aparência e continuarem a compor o seu visual de todos os dias.

Além disso, limpar bijuterias é bastante económico e fácil, já que só precisa de usar produtos caseiros que certamente tem na sua despensa e conseguirá devolver o glamour às suas peças de sempre.

Veja também