Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luana Freire
Luana Freire
15 Out, 2020 - 11:49

Como limpar prata em casa: 6 formas que realmente funcionam

Luana Freire

Sofisticada e adorada, a prata é um metal que precisa de manutenção para manter o brilho. Saiba como limpar prata como um profissional.

pessoa a limpar prata com escova de dentes

A prata, ou argento, é um material querido pelas mulheres e está presente numa infinidade de artigos, entre acessórios e decoração. Mas, o que fazer para mantê-lo sempre brilhante e como novo? Aprenda aqui, com dicas simples, como limpar prata sem segredos.

Para além de possíveis causas, listamos apenas os métodos caseiros que realmente prometem os melhores resultados. Para além disso, há também produtos com os quais pode contar para solucionar este problema. Conheça tudo.

ANTES, SAIBA PORQUE A PRATA OXIDA E ESCURECE

Se a pasta dos dentes é tida como a “melhor amiga” da prata, a oxidação é, sem dúvida, o seu processo inimigo, e natural. Mas, sabe porque a prata escurece e perde o seu aspeto brilhante?

Há um motivo para o escurecimento das suas jóias e peças de prata: a presença de enxofre. O enxofre está presente em qualquer lado, desde o ar (com a queima de gases dos combustíveis) aos produtos de beleza que utilizamos no dia a dia. Quando entra em contacto com o argento, este elemento forma uma camada de cor escura, o sulfeto de prata.

Se já lhe aconteceu de fazer queixa numa loja onde tenha comprado prata, pode ter escutado que o suor influencia no escurecimento do material. Isso não deixa de ser verdade, uma vez que os altos níveis de ácido úrico presentes no organismo podem influenciar no processo de escurecimento da prata. No entanto, isso acontece porque o gás de enxofre mistura-se à transpiração.

Vale lembrar que a oxidação/escurecimento deste material é um processo tão natural quanto comum. Se tem uma peça em prata em casa e nunca escureceu, talvez seja altura de questionar o vendedor. O mais certo é que não seja realmente feita em prata.

pessoa a limpar anel de prata com flanela

6 PASSOS SIMPLES PARA EVITAR QUE A PRATA ESCUREÇA

Evite usar jóias em prata ao manipular produtos químicos

Retire as jóias de prata quando for lavar a louça, lavar a roupa à mão ou usar produtos de limpeza para a casa. Os químicos são grandes inimigos da boa aparência da prata.

Não durma com acessórios de prata

Já sabemos: a transpiração acelera o escurecimento da prata. Para evitar que escureçam mais rapidamente, evite dormir com as suas joias de prata junto ao corpo.

Guarde as pratas num local arejado e seco

A beleza duradoura das suas pratas pode ser conseguida através de um passo simples: armazenar num local arejado e seco, longe da humidade e da exposição solar.

Uma caixa organizadora ou um porta-jóias revestido a veludo são boas opções de armazenamento para as suas peças de prata.

Distancie a prata dos cosméticos

Sempre que for aplicar algum tipo de cosmético, evite que entre em contacto com as suas joias de prata. Isso inclui cremes, perfumes e maquilhagem. Estes produtos vão manchar o material.

Deixe que os produtos sequem após cada aplicação. De seguida, volte a usar as suas peças sem receios.

Não use prata para banhos de mar ou de piscina

O cloro da piscina e a água do mar aceleram a oxidação da prata e podem torná-la opaca. Para os mergulhos, o melhor é deixar as pratas bem guardadas.

limpeza sustentável
Veja também 7 dicas de limpeza sustentável para começar a aplicar agora

COMO LIMPAR PRATA: 6 FORMAS SIMPLES PARA GARANTIR MUITO BRILHO

1

Pasta dos dentes

Parece um método estranho? Mas a verdade é que funciona mesmo. Sim, não restam dúvidas: o flúor presente na pasta dos dentes é o melhor aliado para manter o brilho das suas pratas. Isto porque este elemento ajuda a dissolver a camada escura formada sobre o argento.

Como fazer: com os dedos, aplique uma camada generosa de pasta dos dentes sobre a sua peça de prata, espalhando o produto com uma folha de papel do rolo de cozinha. De seguida, basta retirar o excesso e lavar bem com água. Certifique-se que a peça fica completamente seca antes de voltar a guardá-la.

2

Sal e água quente

Esta é outra dica de limpeza da prata com produtos que não faltam aí em casa. O sal, por ser abrasivo, consegue desfazer a camada escura formada sobre o argento.

Como fazer: junte as suas peças de prata num recipiente com água muito quente e sal. Deixe de molho e verifique a evolução do processo. Aos poucos, as partes escuras clareiam naturalmente. Por fim, lave tudo com água e seque bem.

O único alerta que deixamos é: este método, apesar de eficaz, deve ser utilizado com moderação. O poder abrasivo do sal pode prejudicar, a longo prazo, a beleza das suas peças de prata.

3

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é, certamente, um dos ingredientes mais utilizados por quem sabe como limpar prata. É eficaz e promete muito brilho, no entanto, não é indicado para limpar peças delicadas. Este composto químico desgasta as camadas superficiais da prata. Use com moderação e atenção especial.

Como fazer: use 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio diluídas em 400ml de água num tacho ao lume. Quando levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer. Os últimos passos para finalizar a limpeza da prata são lavar e secar bem.

4

Vinagre

O vinagre branco é um grande aliado das limpezas domésticas e também funciona para desfazer a camada oxidada da prata.

Como fazer: deixe as peças de prata de molho num recipiente com 3 colheres de vinagre branco, 1 colher de sopa de detergente da louça e 500ml de água bastante quente. Use um pano macio, preferencialmente em algodão, para limpar as peças. Lave e seque bem.

5

Casca de banana

Além de ser um super alimento e ajudar a combater rugas, acne e manchas da pele, a casca de banana é muito utilizada para polir a prata. E a verdade é que funciona, especialmente se alternar este cuidado com algum outro método de limpeza entre os que listamos acima.

Como fazer: a ideia é simples, basta que substitua a flanela que usa para o polimento da prata pela casca de banana. Use a parte interna para um polimento de sucesso.

6

Compre um bom produto específico para limpar prata

Se não é de aderir aos truques e receitas caseiras de limpeza, a última dica é para si: apostar num antioxidante de compra. Mas em que produto investir para limpar prata?

Se quer comprar um produto específico para limpar prata e evitar a oxidação, com bons resultados garantidos e a um preço amigo da carteira, vale a pena experimentar o Duraglit.

duraglit

Duraglit

Limpa-pratas antioxidante de longa duração. 150ml.

Preço: 5,99€.

Se chegou até aqui, já reparou como é simples manter as suas jóias e peças decorativas favoritas longe da oxidação. Agora, não descuide das suas pratas e siga, passo a passo, as nossas dicas de cuidados de limpeza e manutenção do brilho.

Teste cada uma delas e decida-se pela melhor. Não vai ser tarefa fácil, já avisamos.

Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].