Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
04 Jun, 2018 - 17:07

Como limpar joias de ouro, prata e pedras preciosas: 9 métodos infalíveis

Teresa Campos

Quer recuperar o brilho único das suas mais belas joias? Nós temos dicas que lhe vão ser muito úteis: aprenda connosco como limpar joias em casa.

Como limpar joias de ouro, prata e pedras preciosas: 9 métodos infalíveis

Os acessórios, independentemente dos seus materiais, necessitam de uma limpeza periódica para recuperar o seu brilho e eliminar todas as manchas. Afinal, as joias estão em contacto direto com o nosso corpo e, logo, estão sujeitas aos efeitos provocados pelo nosso suor e gordura. Para completar, há ainda a ação de todos os produtos que colocamos na nossa pele, tais como cremes ou perfumes. Por essa razão, saber como limpar joias em casa é da máxima importância e nós vamos ensinar-lhe tudo, “tim tim por tim tim”.

Como limpar joias de ouro, prata e pedras preciosas

Como limpar joias de ouro

1

Fonte: PexelsAna Paula Lima

Método 1: Lavar com água e detergente da loiça

Esta é uma solução simples e fácil. Misture uma porção de água com detergente e use esse preparado para limpar as suas jóias de ouro. Primeiro, comece por encher uma tigela com água morna e algumas gotas de detergente da loiça. Mergulhe nesse recipiente as joias e deixe de molho por cerca de 15 minutos. De seguida, utilize uma escova de cerdas macias para esfregar delicadamente a sujidade. Seque bem com um pano macio e verá como todo o brilho vai ser recuperado.

Método 2: Colocar na máquina de limpeza

Para uma limpeza mais profunda, pode sempre usar aparelhos de limpeza iónica e a vapor. Em poucos minutos, a máquina fará uma lavagem eficiente. Se não tiver um aparelho destes, pode adquiri-lo em farmácias ou lojas de artigos domésticos.

Método 3: Dar lustre

No caso de joias de ouro antigas e manchadas, o indicado é entregá-las para ser polida por um profissional. Verá como o ouro polido fica como novo. E atenção, não tente dar lustre você mesmo, pois só os joalheiros sabem trabalhar com materiais especiais para o polimento.

O que nunca deve fazer

  • Usar um detergente forte e uma escova de dentes com cerdas duras para lavar as joias
  • Aplicar um pano áspero ou papel para secar o ouro
  • Deixar a joia de molho por demasiado tempo

Como limpar joias de prata

1

Fonte: Pexels/Pixabay

Método 1: Usar sal e papel de alumínio

Para peças manchadas, nada melhor do que preparar uma solução feita a partir de sal, água e papel alumínio. O sal e o alumínio funcionam como um íman que atrai as manchas. Para isso, forre uma tigela com papel de alumínio e encha-a com água quente. Adicione uma colher de sopa de sal e mexa até se dissolver. Coloque as joias no recipiente e deixe atuar por uns minutos. Retire-as da tigela e seque-as com um pano bem macio.

Método 2: Aplique pasta dentífrica

Os ingredientes da pasta de dentes tem propriedades que não só higienizam os dentes, como também limpam prata. Aplique um pouco de pasta nas jóias e use um pano macio para polir. Depois, enxágue e seque com um pano limpo. Caso tenha manchas persistentes, use uma escova dos dentes macia e esfregue sobre a sujidade mais incrustada.

Método 3: Utilize um produto de limpeza para pratas

Há no mercado uma oferta variada destes produtos, quer sejam pastosos, quer sejam líquidos. Tratam-se de produtos químicos e, por isso, só devem ser uma opção quando os outros métodos não funcionam. Antes de aplicá-los, coloque luvas para proteger as mãos e nunca os use em joias com pérolas ou pedras preciosas.

Se o produto químico for pastoso, aplique uma pequena quantidade sobre a joia e use um pano macio para esfregá-la em movimentos a direito. Depois, enxágue e seque com um pano macio.

No caso dos produtos líquidos, coloque uma pequena quantidade da solução numa tigela e mergulhe as suas joias nessa solução. Deixe de molho durante o tempo recomendado na embalagem, o que não deve ser mais do que 1 a 2 minutos. Retire as jóias, enxágue e seque com um pano macio.

Como limpar pedras preciosas

1

Fonte: Pexels/Pixabay

Método 1: Diamantes, rubis e safiras

Para limpar estas pedras, nada como uma solução de água e sabão. Numa tigela com água, adicione algumas gotas de detergente suave. Coloque as jóias preciosas nesse recipiente e deixe de molho durante cerca de 5 minutos. Retire-as e utilize uma escova dos dentes macia para esfregar suavemente, entre os sulcos das pedras, até estarem que estejam limpo 100% limpos. Lustre a superfície das pedras brilhantes com um pano macio e que não largue pêlos.

Método 2: Pérolas

Limpe estas pedras com sabonete de bebé, ou seja, com ph neutro.Certifique-se de que as pérolas estão firmes nos seus encaixes e, de seguida, esfregue suavemente com um pano macio embebido numa solução de água e sabonete suave.

Método 3: Gemas de baixa dureza

No caso de pedras preciosas como opala, lápis-lazúli, entre outras, o indicado é levá-las a um profissional. Por serem muito macias e porosas, elas são facilmente danificadas por técnicas de limpeza caseiras. Deixe, por isso, essas jóias ao cuidado de um joalheiro.

Se achava que saber como limpar joias era um exclusivo dos joalheiros, estava redondamente enganado. Na maior parte dos casos, como ficou claro, é perfeitamente possível limpá-las você mesmo, no conforto de sua casa e de forma muito simples e prática. Ponha a limpeza dos seus acessórios em dia e partilhe com as suas amigas os nossos truques e dicas sobre como limpar joias e devolver-lhes o seu brilho original.

Veja também: