ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Sara Cristóvão
Sara Cristóvão
09 Abr, 2021 - 09:05

O ABC de como limpar joias e deixá-las como novas

Sara Cristóvão

As joias precisam de manutenção pontual. Mas como limpar joias? Conheça todos os truques para que continuem a brilhar.

como limpar joias

Gostava de saber como limpar jóias de forma a que elas não fiquem com um ar sujo e baço e percam o brilho tão característico? Investigámos um pouco e reunimos algumas dicas importantes para conseguir o seu objetivo.

O facto de usar os mesmos acessórios muitas vezes provoca algum desgaste, sendo natural que as joias deixem de apresentar o aspeto limpo e novo que tinham quando as adquiriu. Isso significa que está na altura de as limpar. 

Desengane-se quem acha que tem de levar as joias a um especialista. Claro que se não quiser perder tempo com o assunto essa é a solução ideal, no entanto poderá facilmente fazer uma limpeza em casa.

Sabia, por exemplo, que o ouro é dos metais mais simples de limpar? Ele não se deteriora tão facilmente como a prata e outros metais, fazendo com que a sua manutenção não seja complicada. Conheça todas as dicas.

Como limpar joias: dicas básicas para devolver o brilho

Primeiro de tudo, deverá investir num bom pano para polir. Poderá encontrar em qualquer grande superfície um pano de microfibras específico para remover manchas de joias. Este tipo de panos normalmente têm um tratamento que os torna bastante eficientes. Pode usá-lo várias vezes até ficar sujo.

Saber como limpar joias não requer nenhum curso. A maioria das peças de joalharia pode ser lavada com água morna e um pouco de detergente da loiça. Depois de limpar enxague em água limpa e deixe secar em cima de um pano.

Para o ajudar na limpeza, poderá usar uma escova de dentes suave. Desta forma, conseguirá limpar as ranhuras da joia melhor do que se o fizesse com a mão. Mas tome nota: use uma escova nova para que os resíduos não afetem a limpeza.

De certeza que já encontrou dicas de como limpar joias com o uso da pasta de dentes. No entanto, isto é um mito. Tenha cuidado ao usar este produto, uma vez que poderá estar a danificar os acessórios. A pasta de dentes tem propriedades abrasivas, que podem riscar ou retirar a primeira camada das suas joias.

limpar anel

Limpar joias: dicas de acordo com o material

Não deve limpar joias de ouro da mesma maneira que as joias de prata ou aço, por exemplo. Então, tome nota de todos os cuidados a ter.

Como limpar ouro

Como limpar joias de ouro? Fácil! Basta ter paciência, detergente e água. Adicione algumas gotas de detergente da loiça numa tigela de água morna. Mergulhe os objetos durante 15 a 30 minutos. Retire da água e esfregue com uma escova de dentes suave todos os cantos da joia. Enxague a peça com água corrente (atenção! Coloque a tampa no ralo não vá o acessório cair). Para terminar, seque com uma folha de papel absorvente e deixe secar ao ar.

Como limpar prata

A prata é um metal mais delicado. Muitas vezes, a simples exposição à luz e ao ar pode manchar as joias e escurecê-las. No entanto, não é nenhum drama, pode facilmente reverter esta situação.

Nas dicas de como limpar joias, o detergente neutro é o nosso melhor amigo. E, mais uma vez, aqui poderá aplicar umas gotas deste produto em água morna para limpar melhor. Não se esqueça de, posteriormente, deixar a peça secar ao ar.

Também pode cobrir as peças com bicarbonato de sódio e adicionar água fervida sobre as peças. Espere 10 minutos e lave as joias em água corrente.

Experimente colocar no lugar onde guarda as joias um saquinho de sílica para ajudar a absorver a humidade.

Contudo, também poderá experimentar um produto específico para polir pratas. O ideal é que utilize este produto em joias de prata simples. É importante que, antes de utilizar este tipo de produto, leia as instruções de utilização. 

Caso as peças de prata sejam banhadas a ouro não aplique produtos de limpeza. Limpe apenas com um pano seco sem esfregar.

Como limpar pedras preciosas

Se as suas joias tiverem pedras preciosas é importante que não as mergulhe em água, uma vez que esta pode soltar a cola.

Para limpar joias com pedras preciosas poderá misturar uma pequena quantidade de detergente da loiça em água morna. Depois, com um pano macio limpo e húmido, limpe o acessório com cuidado. Deixe secar a joia virada ao contrário em cima de um pano seco ou de papel de cozinha absorvente.

Como limpar aço

Atualmente as joias feitas com aço estão muito na moda. O aço é um dos metais mais resistentes e pode ser usado à vontade na praia sem se danificar. Aliás, o aço inoxidável não sofre alterações com as ações do tempo, pelo que pode ser utilizado em qualquer tipo de ambiente. 

Nesse sentido, o aço não passa por nenhum processo de oxidação natural, o que não impede de que a peça eventualmente fique suja. Quando tal acontecer, saiba que basta usar um pano macio e qualquer produto para que o acessório fique como novo.

Como usar e guardar as suas joias 

Além de saber como limpar, a forma como lidamos com as joias no dia a dia podem, igualmente, ajudar a prolongar a beleza das peças durante muito mais tempo. Atente aos cuidados que deve ter.

Para conservar o brilho natural evite o contacto com produtos abrasivos, detergentes agressivos ou perfumes. Caso sejam anéis não se esqueça de os retirar quando lavar as mãos ou a loiça evitando, assim, o seu desgaste.

Idealmente, guarde as suas joias numa caixa. Ao deixá-las ao ar, sem proteção, elas ficam mais expostas e suscetíveis aos elementos externos que alteram a composição dos materiais. Também não é bom colocar muitas peças no mesmo saco, uma vez que o movimento poderá deixar marcas, riscar ou danificar.

Quando praticar desporto, lembre-se de retirar os acessórios. A transpiração e o cloro contribuem para a oxidação e consequentes manchas e desgaste das peças.

Para remover as manchas verdes das suas joias, muitas vezes provocadas pelo contacto com a pele, faça uma solução de limão e água e humedeça um pano de microfibras. Esfregue até sair todas as manchas.

Evite guardar as suas joias num sótão húmido ou num armário sem ventilação, uma vez que o ambiente pode danificar as joias, ajudar à perda de brilho ou até mesmo levar a que se partam.

Estão lançadas as dicas de como limpar jóias. Agora ponha mãos à obra e dê brilho aos seus acessórios.

Veja também