Ekonomista
Ekonomista
31 Jan, 2019 - 11:05

Prepare guarda-chuva e um bom casaco: depressão Helena deixa Portugal em alerta vermelho

Ekonomista

Esta sexta-feira Portugal vai ser afetado por uma depressão que vai causar agitação marítima e vento forte com rajadas até 110 quilómetros/hora.

Prepare guarda-chuva e um bom casaco: depressão Helena deixa Portugal em alerta vermelho

Depressão “Helena” chega a Portugal continental esta sexta-feira e vai causar estragos.

A meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada, revelou à Lusa que as rajadas de vento, além de afetarem o litoral oeste e a região da Grande Lisboa, também poderão atingir as terras altas do Minho e Douro Litoral e da região Centro.

“Amanhã vamos ter uma intensificação significativa do vento sobretudo no litoral e nas terras altas. No entanto, será no litoral a norte do Cabo Mondego que as rajadas serão mais intensas podendo atingir os 110 quilómetros por hora”, afirmou.

Foi emitido, por isso, um alerta vermelho, o mais grave, para agitação marítima [entre as 12 e as 21 horas] e laranja para o vento forte. Ondas poderão atingir a altura máxima de 15 metros.

Relativamente à precipitação, vai ser intermitente, mas localmente intensa e acompanhada por granizo e trovoadas. Está ainda prevista a descida da temperatura em 4 a 6 graus. Agasalhe-se!

Veja também: