Fazer a descarbonização do motor significa retirar o excesso de depósitos de carvão queimados de combustíveis fósseis (gasolina ou diesel), sendo que tal acontece mais em motores que não têm injeção eletrónica de combustível.
Segundo os especialistas, o processo de descarbonização do motor é relativamente simples em todos os sistemas de automóveis. Por norma, a limpeza interna do motor é realizada nas peças que estão em contato com a combustão. Para fazer a limpeza do sistema de lubrificação do motor, utiliza-se um produto químico próprio.
Existem duas formas de fazer a descarbonização do motor: a descarbonização química e a descarbonização física. É possível utilizar algumas soluções caseiras, mas é recomendável que este processo seja feito por um mecânico, para evitar danos no motor.
Sinais que indicam que deve fazer a descarbonização do motor
É importante que saiba como identificar se o automóvel precisa de descarbonizar o motor. Para conseguir perceber se o seu carro está com esse problema fique atento aos seguintes sintomas:
- O escape estoirar;
- Marcha lenta irregular;
- Pouca potência em subidas ou nas ultrapassagens, isto é, o motor solicita com frequência redução das velocidades, o que não acontecia antes;
- Pouca lubrificação no comando de válvulas;
- As válvulas travam;
- Existem barulhos estranhos;
- Formação pastosa no cárter e obstrução da bomba de óleo.

Como prevenir a descarbonização do motor
À partida, não existe um número de quilómetros estipulado que indique quando se deve efetuar a descarbonização do motor. O processo de carbonização decorre do desgaste das peças móveis do motor, ou seja, devido ao óleo queimado ou ao tipo de combustível usado. Existem alguns cuidados que pode ter e que ajudam a evitar a carbonização do motor do automóvel.
Opte por trocar o óleo do motor e filtro do sistema de lubrificação no prazo determinado pelo seu fabricante. No entanto, para os veículos que percorram trajetos curtos e não alcancem a temperatura normal, é aconselhável substituir o óleo do motor com quilometragem inferiores à recomendação do fabricante. Isto porque, a contaminação do óleo pelo combustível é mais elevada.
Depois, é também aconselhável que se faça a limpeza das válvulas de admissão e cabeça do pistão. Por último, recomenda-se que utilize combustível de boa qualidade, assim garante que se concentrem menos impurezas no motor.
Vantagens em fazer a descarbonização do motor
- O automóvel consome menos combustível;
- Redução até 70% das emissões de gases poluentes;
- Aumento do desempenho do motor o que dá origem a mais potência;
- Permite o aumento de duração de vida do automóvel;
- Não é necessário utilizar produtos químicos;
- Não necessita de desmontar o motor.
Veja também:
- Dicas para não ser enganado pelo mecânico
- As 5 avarias mais frequentes dos carros
- 5 problemas dos carros a diesel que deve conhecer
- 5 truques para aumentar a potência do motor