Helena Peixoto
Helena Peixoto
03 Mai, 2019 - 10:00
Temos 10 dicas para cozinhar bem (e que o vão transformar num chef!)

Temos 10 dicas para cozinhar bem (e que o vão transformar num chef!)

Helena Peixoto

Procura dicas para cozinhar bem? Considera-se um desastre no que toca a preparação de refeições? Com este artigo tudo vai mudar…

O artigo continua após o anúncio

A cozinha é considerada o coração de uma casa. Afinal, este é o lugar onde a família se reúne, onde os amigos são recebidos e onde muitos momentos de descontração acontecem. É aqui que preparamos as refeições diárias e onde fazemos a ‘magia acontecer’. Mas nem toda a gente adora estar horas e hora atrás do fogão ou sequer acha que tem queda para tal… Nós vamos dar uma ajuda: com estas dicas para cozinhar bem vai despertar o mestre da culinária que há em si!

10 dicas de ouro para cozinhar bem

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt cozinhar

1. Observe

Para aprender a mestria dos tachos e panelas, nada como desenvolver a capacidade de observação… Certamente está rodeado de pessoas que cozinham muito e bem)! Seja avó, a mãe, o pai, o namorado ou marido…. Cole-se a essa pessoa na hora da confeção das refeições e pergunte sobre todas as dúvidas que surgirem.

Acompanhe processo a processo, tarefa a tarefa. E se quiser, aponte num caderninhos as principais dicas para cozinhar bem que daí retirar! Esta tática vai ajudá-lo mais do que qualquer livro de receitas que procure.

2. Tentativa e erro

Não há mal nenhum em tentar e errar! Até porque, quem disser que nunca errou na cozinha está certamente a esconder a verdade… Até os chefs mais conceituados cometem erros, mesmo após anos e anos de experiência.

Não há como aprender sem tentar… Por isso, toca a colocar o avental, sem medos, e a arriscar!

Não calhou bem desta vez? Não há problema, volta a tentar noutro dia. Não vale é desistir.

3. Não invente

Deixe as invenções para quem já tem mais experiência e conhece a forma como combinam os ingredientes e alimentos. No caso de andar à procura de dicas para cozinhar bem, o ideal será mesmo seguir as receitas tal e qual como estão referidas, tanto em quantidades como em alimentos e ingredientes especificados.

4. Primeiras coisas em primeiro

Não queira começar pelo fim! Se está a iniciar-se nestes processos, comece por pratos e processos simples e básicos. Senão, seria a mesma coisa que começar pela decoração de uma casa que ainda nem a estrutura tem feita e o cimento colocado…

O artigo continua após o anúncio

Depois de dominar as questões essenciais terá as bases para ir mais além e tudo será até mais fácil!

5. Não arranje desculpas

Sim, todos sabemos que vivemos numa era em que não há tempo para nada, mas não use isto como desculpa. Com um pouco de imaginação, dedicação e esforço, vai arranjar tempo para cozinhar. Comprometa-se com o objetivo e rapidamente verá que uma obrigação se vai tornar num escape.

6. Crie as melhores condições possíveis

Ninguém tem vontade de trabalhar num espaço desorganizado, sujo e desarrumado, certo? Com a cozinha é exatamente a mesma coisa: estabeleça primeiro as condições mais favoráveis possíveis ao processo de criação (tudo lavado e arrumado) e deixe todos os utensílios à mão. Tudo será mais prazeroso desta forma.

7. Comece por pratos que gosta

Para descobrir as suas habilidades, pode sempre testar os pratos de que mais gosta. Desta forma vai ter mais uma motivação para os cozinhar! Além disso, como são criações de que gosta muito, mais facilmente será para si perceber se está a ir no caminho certo em termos de sabor.

8. Prove sempre!

Outra das dicas para cozinhar bem absolutamente essenciais: prove sempre tudo o que faz! Esqueça aquelas afirmações das avós e mães ‘eu nunca provo o que faço’. Tem de provar – só assim garante que tudo vai sair bem, além de que consegue retificar o que for necessário!

9. Utilize a tecnologia a seu favor

Não há mal nenhum em utilizar a tecnologia a seu favor. Sejas aplicações, robots ou máquinas automáticas, utilize as ferramentas que mais gostar e que o ajudem a tornar o processo de confeção divertido e satisfatório.

10. Ingredientes de qualidade

Absolutamente imprescindível…bem sabemos que não se fazem omeletes sem ovos. Mas com ovos de fraca qualidade não vão ficar grande coisa também. Invista em matéria prima de qualidade, de origem de qualidade e veja os seus pratos ficarem logo diferentes.

Dicas práticas na hora de saber como cozinhar bem

O que não fazer na cozinha: 10 passos a evitar desde já

Depois das 10 dicas para cozinhar bem em termos mais gerais, fique também com uma espécie de cábula com alguns truques mais práticos que não vai mais esquecer:

O artigo continua após o anúncio
  1. as tábuas de madeira ou de plástico são mais porosas e por isso mais difíceis de higienizar; prefira as tábuas de vidro.
  2. para demolhar o bacalhau coloque as postas em água sempre com a pele virada para cima.
  3. quanto mais lisa a casca do limão e da laranja for, mais sumo terão.
  4. se procura alternativas mais saudáveis, substitua as natas por iogurte natural.
  5. se tiver abusado no sal na hora de temperar o puré de batata, adicione um pouco de natas e o problema fica resolvido.
  6. para que o seu arroz fique mais branco e solto, verta umas gotas de sumo de limão na água de cozer.
  7. evite que a maçã e banana descascadas oxidem deixando-as numa mistura de água e sumo de limão durante 5 minutos:
  8. para que os morangos se mantenham firmes e rijos, coloque-os, antes de os arranjar, numa tigela com água e vinagre dentro do frigorífico.
  9. para que as carnes fiquem mais suculentas, adicione o sal apenas no fim da sua preparação.
  10. descasque a cebola sob água corrente para evitar que os seus olhos fiquem irritados e chorem.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp