Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarine Martins
Catarine Martins
04 Ago, 2020 - 13:17

5 boas dicas para cuidar dos seus jeans

Catarine Martins

Quer cuidar dos seus jeans para que durem anos absolutamente impecáveis? Mostramos-lhe como, com dicas muito fáceis.

dicas para cuidar dos jeans

Para a maioria das mulheres os jeans, ou calças de ganga, são um essencial no guarda-roupa. Versáteis, confortáveis e fáceis de vestir, são excelentes aliados dos looks de dia a dia, à prova de rotinas difíceis.

E, a verdade é que todas queremos que se mantenham perfeitos, sobretudo se tiverem sido caros. Mas, qual é a melhor forma de cuidar dos jeans? Como podemos usar e abusar deles, sem que fiquem danificados em poucas utilizações ou lavagens?

Abaixo, revelamos-lhe algumas dicas fáceis, mas que permitirão que as suas calças de ganga durem anos, com aquele ar de que acabaram de sair da loja. Não acredita? Comece já a colocá-las em prática e comprove por si mesma.

5 passos infalíveis para cuidar dos jeans que mais gosta

1

Siga sempre as instruções de lavagem

Na etiqueta dos seus jeans, vai encontrar toda a informação necessária para os lavar e passar da forma mais correta.

Desde a temperatura da água, passando por informações sobre tingimento de outras peças, até à melhor maneira de os passar a ferro, está lá tudo.

Nesse sentido, é muito importante que nunca descure essa informação. Leia as instruções com atenção, e lave sempre as calças de ganga de acordo com elas.

Isso garantir-lhe-á que não perdem a cor ou a forma, por exemplo.

2

Lave os seus jeans do avesso e com o fecho e botões fechados

Sabia que ao lavar os jeans do avesso, e com o fecho ou os botões fechados, vai permitir preservar a cor por mais tempo?

Para além disso, e caso alguma peça possua detalhes específicos que possam tingir o resto, vai evitar que isso aconteça.

Um bom truque é colocar uma colher de sopa de sal na água, para que a cor não desbote.

Consequentemente, o ideal será até que lave as calças de ganga apenas com outras calças de ganga (ou peças do mesmo tecido).

3

Não lave os jeans de cada vez que usar

Por mais estranho que possa parecer, à primeira vista, lavar os jeans de 15 em 15 dias é mais do que suficiente (se não estiverem sujos, claro).

Com efeito, quanto mais escura a peça, menos deve ser lavada, para evitar o desgaste da cor e, consequentemente, o seu desbotar.

Assim, lave as calças de ganga apenas quando estiverem sujas. E cuidado: nunca deixe os jeans de molho durante muito tempo, uma vez que podem desbotar.

Mulher jovem com calções de ganga
Veja também Inspiração: 6 looks com calções de ganga para este verão
4

Estenda-os do avesso

Quando for estender os seus jeans, opte por pendurá-los do avesso e pela cintura, deixando as pernas livres. Isto ajudará a que não percam a forma, secando corretamente.

Lembre-se que, tal como acontece com outras peças de roupa, não deve expôr as calças de ganga diretamente à luz solar, para não perderem a cor.

Caso vá secá-las na máquina de secar, opte por colocá-las do avesso.

5

Passar os jeans a ferro: sim ou não?

Há quem defenda que não há necessidade de passar os jeans a ferro. Basta esticá-los muito bem antes de os colocar a secar, e ficarão prontos a usar.

Contudo, caso lhe pareçam demasiado vincados, ou caso seja daquelas mulheres que gosta da roupa bem engomada, verifique a etiqueta para saber se podem, de facto, ser passados a ferro.

Tenha em mente que cada peça é única e, por essa razão, é importante ler as instruções de lavagem e cuidado de cada uma.

Como vê, não é muito difícil cuidar dos jeans, de forma a mantê-los como novos. Pelo que, vale a pena incorporar estas dicas no seu dia a dia. Afinal, a última coisa que se quer é ter que dizer adeus àquelas calças de ganga que nos assentam na perfeição, certo?

Além de todas estas dicas, pode ainda aproveitar os jeans que já estão velhos e gastos, transformando-os em calções ou até fazendo remendos. Basta usar a imaginação.

Veja também