João Barbosa
João Barbosa
20 Ago, 2014 - 09:06
Dicas para iniciados no mundo do investimento

Dicas para iniciados no mundo do investimento

João Barbosa

Apresentamos-lhe algumas ideias e dicas de investimento para garantir que tem o básico para se iniciar no mundo do investimento. Um mundo repleto de emoção que tem de saber gerir para ganhar muito dinheiro

O artigo continua após o anúncio

Espaços coworking para pequenas empresas e freelancers

O mundo dos investimentos é um mundo fascinante. Envolve muita emoção que terá de conseguir expurgar para aumentar a probabilidade de sucesso da sua carteira. Se está a iniciar o seu percurso neste admirável mundo novo, deixamos-lhe aqui algumas dicas que poderão fazer a diferença nos primeiros dias:

Não invista dinheiro que vai precisar em breve:

A sua carteira de investimentos deverá ser constituída por fundos que não necessita no curto prazo. A ideia será assegurar que não terá a necessidade de vender os seus investimentos antes do tempo, para não correr o risco de perder muito dinheiro.

Procure toda a informação:

Os tempos que correm são tempos em que a informação abunda. Infelizmente, existem inúmeros sites e fóruns que passam muita informação que acaba por ser errada ou, em última análise, que acabam por confundir. Escolha um conjunto de sites credíveis e estude. Ganhe conhecimento sobre os vários ativos e formas de ganhar dinheiro. Neste campo, os sites de alguns bancos costumam ser bons aliados.

Escolha uma boa plataforma de investimento:

Existem diversos bancos e plataformas para realizar os seus investimentos. Assim, deverá escolher aquela que melhor se adequa às suas necessidades. Aqui, esteja atento à informação e relatórios disponibilizados periodicamente, à disponibilização de um gestor dedicado, ao leque de produtos comercializados e ao comissionamento das diversas operações.

Comece pela base:

Invista apenas naquilo que conhece. O mesmo será dizer que deve investir em produtos em que é possível perceber a sua evolução e justificar o seu desempenho. Se não lhe conseguirem explicar a lógica de um produto em menos de 2 minutos, não invista nele. Comece nos produtos mais simples e vá evoluindo à medida que vai conhecendo novos produtos.

Diversifique:

Nunca coloque os seus riscos todos num único produto. Compre diversos produtos, de preferências produtos cujos desempenhos não estejam ligados/relacionados entre si.

Atenção aos custos e à fiscalidade:

A compra e venda de produtos financeiros têm associado um conjunto expressivo de custos e o pagamento de impostos sobre as mais-valias. Estes custos são o suficiente para o fazer perder muito dinheiro. Procure plataformas e produtos que possibilitem reduzir os custos e conheça os produtos de investimento que lhe reduzem os seus impostos (como os PPR e os Seguros de Capitalização).
Deixámos algumas ideias que permitem aumentar a probabilidade de ser bem-sucedido nos seus investimentos. Estas ideias não invalidam que procure cada vez mais informação. Conheça os restantes artigos que publicámos nesta temática e boa sorte nos seus investimentos.
Leia também: