Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
24 Jan, 2020 - 11:44

Dispersão no trabalho: saiba como evitar e aumentar a produtividade

Inês Silva

Se a dispersão no trabalho é uma constante na sua vida profissional, continue a ler e conheça algumas estratégias para a evitar e manter o foco.

Dispersão no trabalho

A dispersão no trabalho, além de diminuir a sua produtividade, pode também prejudicar as relações de trabalho com erros descuidados e compromissos esquecidos e, por isso, é importante que não deixe a distração levar a melhor.

Para o ajudar a não perder a concentração, reunimos algumas dicas. Afinal, são muitas as pessoas que lutam diariamente contra a dispersão no trabalho sem realmente analisar quais as distrações e porquê. É importante responder a estas questões para atingir a produtividade no trabalho.

Primeiro, é necessário que assuma que não pode controlar tudo. Quanto mais se preocupar com as possibilidades de distração, maiores vão ser os seus níveis de stress e ansiedade. Por isso, vá com calma e perceba qual o tipo de distração que mais afeta o seu trabalho e produtividade.

A partir daí, perceba quais as estratégias a adotar para que mantenha a concentração para realizar as suas tarefas e obrigações.

Conheça os dois tipos de distrações

Distrações sensoriais

São distrações externas, são as coisas que acontecem à nossa volta, ou seja, colegas a conversar, telefones a tocar, movimentação de pessoas, música a tocar, etc.

Distrações emocionais

São distrações internas, ou seja, são os pensamentos que desviam a atenção do que se está a fazer, por exemplo, lembrar-se de um telefonema que tem que fazer, pensar na próxima reunião, etc.

11 dicas para combater a dispersão no trabalho

trabalhadora distraída

1. Telemóveis

É um dos principais motivos de distração. É importante que aceite este facto, se este objeto não for essencial para o seu trabalho, ponha-o longe da vista e em silêncio durante o horário de trabalho. Pode sempre verificar se alguém lhe ligou nas pausas.

Se é necessário tê-lo junto a si, limite-se às funções e aplicações diretamente relacionados com o seu trabalho.

2. Redes sociais e jogos

Um das formas de resistir à tentação, é permitir-se consultar as redes sociais ou jogar durante o intervalo para o almoço. Será assim um prazer sem culpa e um incentivo extra para trabalhar. Se sua força de vontade não for suficiente, bloqueie as aplicações mais irresistíveis.

3. Emails

Responder a emails rapidamente é uma vantagem nos dias de hoje, mas nem todos os emails têm a mesma prioridade. Exclua ou arquive os emails que não precisam de resposta e organize a sua conta de correio eletrónico por prioridades.

4. Colegas de trabalho

Não é fácil desencorajar interrupções e manter simultaneamente relações amigáveis com os colegas.

O uso de auscultadores pode ser uma solução, mesmo que não esteja a ouvir música e seja apenas para cancelar ruído. Desta forma, vai parecer inacessível e ocupado aos seus colegas de trabalho e, provavelmente, não o vão incomodar, a menos que tenham um bom motivo.

Se o interromperem, não tire completamente os auscultadores, afaste-os ligeiramente dos ouvidos para dar uma breve resposta e sorria antes de desviar o olhar.

5. Família e amigos

Se a sua família e amigos ligam várias vezes ao dia por motivos pouco urgentes, seja honesto e diga que está demasiado ocupado para conversar e pergunte se pode ligar mais tarde.

6. Clientes

Livrar-se de interrupções dos clientes é complicado, não pode correr o risco de os ofender. A melhor maneira de lidar é fazer com que os clientes sintam que está ocupado com a gestão das necessidades deles.

7. Sonhar acordado e preocupar-se

É justo culpar os outros por todas as distrações que levam à dispersão no trabalho? Não, também tem a sua quota de responsabilidade na procrastinação. Quando uma preocupação ou pergunta aparecer, anote-a para que possa cuidar dela mais tarde, sem deixar que isso o preocupe.

8. Sonolência

Defina uma hora de dormir e desligue os dispositivos eletrónicos uma hora antes para ter uma boa noite de sono. Alimentos ricos em gordura e açúcar também podem deixá-lo sonolento, por isso, opte por opções mais saudáveis como amêndoas, salmão e a couve que aumentam a energia.

9. Desidratação

Estar desidratado pode minar a sua energia e concentração. Mantenha uma garrafa de água perto de si para ir bebendo durante o dia.

10. Barulho

Não será fácil manter a concentração se o seu local de trabalho for muito barulhento. Tente encontrar um canto sossegado ou, como já falado, utilize auscultadores para cancelamento de ruído.

11. Temperatura demasiado quente ou fria

O ideal será vestir-se por camadas que podem ser removidas ou adicionadas para manter uma temperatura confortável.

Mas também é importante que se deixe distrair

Não dizemos para o fazer por sistema, mas a verdade é que as ideias mais criativas surgem quando estamos distraídos, ou melhor, quando não forçamos o “aparecimento” de uma ideia. E ter uma ideia criativa pode ajudá-lo a concentrar-se, pois ficará mais animado e motivado com o que está fazer.

Por isso, quando achar que não está a chegar a lado nenhum, faça uma pausa e deixe-se distrair, a criatividade pode bater-lhe à porta.

Veja também