ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Marta Maia
Marta Maia
22 Jun, 2021 - 09:07

Doar brinquedos: 10 instituições que agradecem o que tiver

Marta Maia

Saiba onde pode doar brinquedos que já não usa e que instituições em Portugal aceitam este tipo de donativos.

Doar brinquedos

Quem tem filhos sabe bem como é difícil manter a casa minimamente organizada, especialmente em épocas festivas, quando os brinquedos parecem multiplicar-se durante a noite. Quando chega a hora de fazer uma “limpeza”, no entanto, é comum sentirmos pena de deitar fora brinquedos que pouco usados chegaram a ser: mas como, onde, e a quem doar brinquedos?

A verdade é que há, um pouco por todo o país, centenas de crianças que vivem em condições de carência económica e que seriam muito felizes com os brinquedos que os seus filhos já não usam. A boa notícia? Há associações que assumem a missão de fazer a ponte entre os dois mundos, recolhendo brinquedos doados para distribuir por quem não os tem.

Graças a estas instituições, doar brinquedos fica muito mais fácil. Pode entregá-los em vários pontos do país e fica com a certeza de que ainda vão ter muito uso antes de irem parar ao lixo.

Instituições onde pode doar brinquedos

Caixa com brinquedos
1

Ajuda de Mãe

A Ajuda de Mãe é uma IPSS que ajuda grávidas e mães, recebendo-as temporariamente até reorganizarem a vida laboral, económica e familiar. Uma vez que dispõe de instalações para acolhimento de crianças – e não lhe faltam contactos de famílias a precisar de apoio -, esta instituição aceita doações de brinquedos, desde que estejam lavados, limpos e funcionais.

Quando for doar brinquedos à Ajuda de Mãe, tenha o cuidado de os embalar em sacos transparentes, de forma a que os colaboradores da instituição consigam ver o que está dentro. Essa visibilidade é necessária para, no momento de distribuir os brinquedos pelos cabazes, os responsáveis ajustarem a doação à idade da criança que a recebe.

2

Associação Acreditar

Esta associação apoia crianças com cancro e as respetivas famílias. Entre os apoios que disponibiliza está a oferta de suporte logístico, que inclui alojamento para crianças em tratamento. É para estes alojamentos que a associação aceita os brinquedos.

Antes de decidir doar brinquedos à associação, convém confirmar primeiro que necessidades específicas tem a filial da sua cidade. Também é possível que, em algumas situações, a associação aceite apenas brinquedos novos e ainda embalados – as crianças a quem se destinam podem estar com o sistema imunitário muito fraco e, por isso, não é seguro oferecer-lhes coisas que já passaram por outras mãos.

3

Banco de Bens Doados

O Banco de Bens Doados é uma IPSS que faz parte da organização Entrajuda e que redistribui brinquedos (e outros bens) doados por particulares e empresas.

Esta redistribuição tanto pode ser feita diretamente junto das famílias mais carenciadas como pode abranger outras instituições de solidariedade social que, por sua vez, entregam a quem precisa.

Para doar brinquedos ao Banco de Bens Doados deve preencher um formulário online onde terá de especificar que tipo de bens está a oferecer. Depois de submeter o formulário, receberá uma resposta da instituição com indicação do armazém onde pode fazer a entrega dos materiais.

4

Plataforma Dar e Receber

Também esta plataforma está ligada à Entrajuda, que, neste caso, se associa à Cáritas. Aqui são aceites todos os bens não alimentares, desde que estejam em bom estado de conservação.

Para doar brinquedos à Plataforma, tem de preencher um formulário online: vá ao site do projeto, clique em “Quero Dar” e escolha a opção “Dar Bens”. Será contactado pela instituição para combinar a entrega.

Se preferir, também pode contactar diretamente a equipa por e-mail para acertar os detalhes da doação: [email protected].

5

IPO

Também pode doar brinquedos ao Instituto Português de Oncologia, que tem sempre o cuidado de enfeitar e animar os espaços de convívio da ala pediátrica. Também aqui, no entanto, se coloca a questão da imunodepressão das crianças em tratamento, e que muitas vezes obriga a que os brinquedos doados tenham de ser novos.

Antes de juntar tudo e levar, informe-se no IPO da sua cidade sobre as regras para os donativos e a melhor forma de fazer chegar brinquedos às crianças internadas.

6

Aldeia de Crianças SOS

Esta instituição acolhe crianças desfavorecidas e ainda apoia centenas de famílias que vivem em situação vulnerável (e das quais também fazem parte crianças). Pode, por isso, doar brinquedos sabendo que, se não forem para as casas de acolhimento, serão distribuídos pelas famílias que mais precisam.

Antes da pandemia, as doações eram relativamente simples, mas agora há necessidade de agendar previamente as entregas na instituição. O ideal é ligar (21 361 69 50) ou enviar um e-mail ([email protected]) para saber qual é o melhor momento e a melhor forma de doar brinquedos.

7

APAV

Também pode doar brinquedos à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que apoia, entre outras comunidades, crianças em situação de vulnerabilidade económica e social.

Neste caso, as doações são facilitadas pelo facto de haver vários gabinetes da APAV espalhados pelo país: só tem de procurar no site da instituição o gabinete mais próximo de si e informar-se sobre a melhor forma de entregar o que tem para oferecer.

8

Santa Casa da Misericórdia

A Santa Casa da Misericórdia também é uma instituição presente em praticamente todo o país e que tem valências de apoio às famílias carenciadas e de acolhimento de crianças.

As necessidades podem, no entanto, variar entre localidades, pelo que é aconselhável procurar a representação mais próxima da Santa Casa e perguntar sobre como pode doar bens. Mesmo que aquela unidade não esteja a precisar de nada, pode sempre ajudar a encaminhar as doações para outras unidades próximas.

Outra forma de doar brinquedos à Santa Casa da Misericórdia é enviando um e-mail para a Unidade de Benemerências ([email protected]). Os colaboradores desta unidade vão precisar de inventariar os bens doados, e só depois combinam consigo um local e uma data para fazer a entrega.

9

Casa do Caminho

A Casa do Caminho não usa os bens doados para as crianças que acolhe, mas dispõe de um bazar social onde produtos usados são vendidos a preços simbólicos. Se doar brinquedos, eles vão ser colocados à venda nesse bazar para as famílias carenciadas poderem adquiri-los.

Os resultados das vendas, por sua vez, revertem para a instituição, que os usa para preservar as instalações e sustentar os serviços de apoio social. Pode saber mais sobre o bazar social da Casa do Caminho no site da instituição.

10

BUS – Bens de Utilidade Social

A grande vantagem desta instituição é que faz a recolha dos bens doados no local onde eles estiverem, dispensando a deslocação de quem os oferece. Para doar brinquedos, ligue para a associação e combine a recolha.

Os brinquedos recolhidos pela BUS – tal como outros bens – são redistribuídos por famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. Também podem ser entregues a IPSS parceiras da instituição, que, por sua vez, os reencaminham para quem precisa ou aproveitam para completar as salas das suas creches e ATL.

Veja também