Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
26 Mai, 2020 - 12:54

Dores nas costas: possíveis causas e tratamentos recomendados

Teresa Campos

As dores nas costas podem ter inúmeras causas, as quais vão definir o tratamento mais adequado. Fique a perceber melhor este problema de saúde.

Mulher a trabalhar com dores nas costas

As dores nas costas são um incómodo bastante comum e frequente entre a população, independentemente do género e da idade.

Isto, porque as dores nas costas podem ter diversas causas e descobrir a sua origem é o primeiro passo para determinar qual o tratamento mais indicado.

Acabe com as dores nas costas de uma vez por todas, corrigindo alguns hábitos e procurando ajuda especializada.

Dores nas costas: causas e tratamentos a conhecer

mulher na cama com dores nas costas

1. Má postura

A má postura repetida é uma das principais causas de dor constante em vários locais das costas. Este sintoma é particularmente recorrente se passarmos muitas horas sentados, com as costas dobradas.

Tal deve-se à pressão constante exercida sobre a coluna, os músculos e os ligamentos das costas.

Como tratar estas dores nas costas? A solução mais indicada para este problema é manter uma postura correta, durante todo o dia. Pode, também, pôr em prática alguns exercícios que ajudem a fortalecer as costas e a aliviar a dor.

2. Lesão muscular ou contratura

As lesões musculares e as contraturas são outra das principais causas de dor nas costas, principalmente em pessoas que levantam pesos (seja no trabalho, seja no ginásio), utilizando apenas as costas.

Como tratar? Para combater este problema, deve repousar-se e aplicar uma bolsa de água quente para relaxar os músculos afetados e aliviar a dor nas costas. Outro método aconselhado para reduzir a inflamação e melhorar o desconforto é fazer uma massagem no local.

3. Hérnia

A hérnia consiste numa alteração do disco que fica entre as vértebras. Tal irá provocar uma dor constante que piora sempre que há um movimento com as costas.

A estes sintomas pode juntar-se uma sensação de formigueiro ou queimadura na região das costas, braços ou pernas, sensação que pode até irradiar para outros zonas do corpo.

A hérnia pode ser uma consequência da má postura, mantida ao longo de muito tempo, ou também do hábito de pegar em objetos muito pesados, concentrando o esforço na região lombar.

Como tratar? Nestes casos, é importante consultar um ortopedista, de modo a avaliar o estado do disco e iniciar o tratamento mais adequado.

Pode passar pela admnistração de analgésicos, anti-inflamatórios ou, até, recomendação de cirurgia, para colocar um ponto final nas dores nas costas.

4. Osteoartrite

A osteoartrite também pode causar dores nas costas, já que ela causa uma degradação gradual das cartilagens presentes entre as vértebras.

Sem essas cartilagens em perfeito estado, os ossos acabam por “raspar” uns nos outros, provocando uma dor que se intensifica, à medida que o tempo passa.

Como tratar? Nesta situação, é essencial ir ao ortopedista. Ele poderá prescrever sessões de fisioterapia ou, em alguns casos, pode mesmo ser sugerida cirurgia.

Mulher com mialgia
Não perca Mialgia: a dor muscular que atormenta os desportistas

5. Pequenas fraturas na coluna

Em pessoas de idade mais avançada, os ossos têm tendência a ficar mais frágeis e, assim, surgem pequenas fraturas nas vértebras da coluna, sobretudo se ocorrerem acidentes como quedas.

Estas dores nas costas podem surgir logo após o traumatismo ou ir-se manifestando gradualmente, com intensidade crescente.

Além da dor, é possível aparecerem outros sintomas como formigueiro nos braços, mãos ou pernas, por exemplo.

Como tratar? Em caso de fratura, deve consultar-se um ortopedista e seguir as suas indicações, que podem variar consoante o cenário.

6. Problemas no pulmão

Pode ser surpreendente, mas as dores nas costas podem refletir problemas nos pulmões.

Se a dor surge ou fica mais intensa ao respirar e existe falta de ar ou tosse persistente, então é provável que a causa seja mesmo pulmonar.

Como tratar? Nesta situação, em vez de um ortopedista, deve consultar-se um clínico geral ou um pneumologista para resolver o problema que está na origem desta dor reflexa.

7. Problemas no estômago

Mais uma vez, as dores nas costas podem ser um sintoma colateral, neste caso do estômago. Ela pode surgir motivada por refluxo ou uma úlcera, por exemplo, sendo nestes casos comum que a dor irradie para o meio das costas.

Para despistar a causa da dor, é importante ter em consideração se, a somar a estes sintomas, existe também sensação de ardor na garganta, dificuldade em digestão e vómitos.

Como tratar? Perante este cenário, deve visitar-se um gastroenterologista e ir fazendo uma alimentação saudável e equilibrada, com poucos fritos, gordura e açúcar.

Casos mais graves

Há casos, onde as dores nas costas pode estar associada a problemas mais graves, como enfarte. Se sentir dor nas costas em conjugação com os seguintes sintomas, deve dirigir-se a uma urgência hospitalar ou contactar o número de emergência médica 112:

  • Sensação de aperto no peito;
  • Desmaio;
  • Dificuldade intensa em respirar;
  • Dificuldade em caminhar.
Veja também