Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
15 Nov, 2019 - 15:42

Acabe com as dores de cabeça e saiba como tirar cera da roupa

Helena Peixoto

A partir de agora já não precisa mais de ter medo de velas! Confira as nossas dicas de como tirar cera da roupa e dos têxteis sem danificar as peças!

como tirar cera da roupa

As velas estão presentes no nosso dia a dia. Seja na decoração de nossa casa, para um aniversário ou simplesmente para iluminar um jantar mais acolhedor.

E a verdade é que poucas coisas ficam tão charmosas e bonitas como um bom número de velas acesas, mas o problema começa quando a vela derrete e suja os tecidos e a roupa. Mas não desespere! Vamos dar-lhe o passo a passo de como tirar cera da roupa e não ter de se preocupar mais com derrames! 

Saiba como tirar cera da roupa em poucos passos

colocar roupa na máquina

Como tirar cera da roupa até mesmo em tecidos delicados

Não são raras as vezes em que isto acontece. Afinal, preparou a sala cheia de velinhas perfumadas, acendeu duas ou três também em cima da mesa de jantar e vestiu uma blusa mais especial para um jantar romântico. 

Na hora de apagar as velas, passou com a manga em cima e ganhou imediatamente uma mancha temida! Nessas situações, siga os nossos passos: 

Passo 1

Comece por deixar a cera secar. Ao contrário da maior parte das manchas, onde deve atuar com a máxima rapidez, a cera é mais fácil de remover quando já está sólida e seca.

Se tentar remover a cera de vela da roupa ainda líquida, só vai fazer pior e espalhar ainda mais a área afetada. 

Passo 2

Se quiser acelerar o processo de secagem, pode aplicar um cubo de gelo por cima da cera até solidificar. Raspe agora o excesso de cera com uma colher, mas com movimentos muito suaves e com a colher rente à superfície (desta forma vai prevenir eventuais rasgões no tecido ou fios puxados).

Passo 3

Coloque agora papel de arroz ou vegetal entre o tecido (um de cada lado), coloque uma toalha por cima da roupa e passe com o ferro de engomar, mas a uma temperatura baixa.

O que vai acontecer é que a cera, com a ação do calor, vai ser transferida para o papel de arroz ou vegetal. 

Passo 4 

Repita o processo anterior até garantir que toda a cera se descolou do tecido e depois lave-a normalmente, de acordo com as instruções da etiqueta.

Evite, nestes casos, programas de lavagem mais agressivos e grandes centrifugações para que eventuais restos de cera não se colem a outras zonas da peça.

Passo 5

Evite colocar a peça de roupa na máquina de secar roupa. Prefira que ela seque ao natural, preferencialmente numa zona bem arejada, mas sem sol direto.

Se conseguir colocá-la numa superfície lisa em vez de pendurada, melhor ainda, uma vez que evita qualquer tipo de deformação. 

Passo 6

Finalmente, é hora de engomar a peça. Engome-a como faz normalmente, tendo especial cuidado na área de onde removeu a cera, podendo até colocar um pano fino por cima para garantir as perfeitas condições do tecido. 

Como tirar cera da roupa: especial velas coloridas

Nos casos em que o acidente de derrame de cera tenha acontecido com uma vela colorida (o que é muito usual), existem alguns cuidados extra que deve ter em conta. Anote bem.

Passo 1 

O primeiro passo, seja em que tipo de tecido ou em que cera for, é mesmo o de deixar secar! O maior erro que pode cometer é tentar eliminar a mancha de cera ainda quente.

Se for cera de cor, pior ainda! A metodologia para o fazer é igual à referida anteriormente, mas é provável que deixe um rasto de cor na sua peça. 

Passo 2 

Para eliminar as eventuais manchas que a cera tenha deixado no tecido, deve começar por fazer um pré-tratamento à peça: escolha um tira nódoas de excelente qualidade e misture-o com um pouco de água até obter uma espécie de pasta. Coloque esta mistura por cima da peça e deixe atuar pelo menos duas horas.

Passo 3

Passado este tempo e com a ajuda de uma escova bem macia ou de uma esponja, esfregue ao de leve a mistura na peça. Depois, é só colocar na máquina de lavar, programando um ciclo suave e com pouca centrifugação. 

Passo 4

Siga as mesmas recomendações de secagem e para engomar e não correrá riscos!  

Opção especial 

Existem algumas peças cuja lavagem é estritamente desaconselhada na máquina ou mesmo à mão. Nestes casos, saber como tirar cera da roupa pode ganhar uma complexidade ainda maior. Assim sendo, o melhor nestas situações é mesmo recorrer a ajuda de um especialista

No entanto, a regra de deixar sempre secar aplica-se em qualquer um dos tecidos, sensibilidades e cores. Esse é o grande lembrete mental que deve guardar. Mas lembre-se do primeiro passo: não faça nada antes da cera secar! 

Veja também