Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
16 Out, 2022 - 21:15

Como limpar tapete a seco: 3 truques caseiros

Catarina Milheiro

Fazer os seus próprios produtos de limpeza caseiros é mais divertido e económico. Saiba como limpar um tapete a seco de forma eficaz.

A limpeza da casa não deve significar uma dor de cabeça. Por sabermos que existem algumas tarefas um pouco mais exigentes, trazemos-lhe alguns truques caseiros de como limpar um tapete a seco.

Sabia que, por norma, os tapetes têm quatro vezes mais bactérias do que a casa de banho? A fim de evitar a acumulação de bactérias e pó, é importante higienizá-los pelo menos uma vez por semana.

Mas muitas pessoas não sabem como deixá-los realmente limpos, sem que tenham de gastar uma fortuna com lavandarias. Contudo, não é assim tão difícil quanto parece e existem vários truques de limpeza caseiros bastante eficazes.

3 truques caseiros de como limpar tapete a seco

Quer saber como limpar um tapete a seco, em casa e utilizando apenas produtos caseiros? A verdade é que não há necessidade de comprar produtos específicos caros para a limpeza dos tapetes.

A grande maioria das pessoas tem em sua casa alguns elementos simples que podem ajudar nesta tarefa. Falamos de amido de milho ou bicarbonato de sódio, por exemplo. Tratam-se de altos exemplos de desinfetantes quando o assunto são os tapetes das nossas casas.

Para além disto, o uso de alguns produtos químicos pode ter uma influência negativa sobre a sua saúde e também sobre o próprio tapete. Por isso já sabe, opte por produtos naturais para limpar e verá que ainda é capaz de economizar.

1.

Misture bicarbonato de sódio e amido de milho

Um dos truques caseiros mais eficazes na limpeza dos tapetes a seco é a mistura com bicarbonato de sódio e amido de milho – bastante eficaz na remoção de manchas e ao mesmo tempo pode ser útil para eliminar os maus odores.

O primeiro passo passa por aspirar o tapete: aspire várias vezes na mesma zona até que consiga garantir que a maior parte da sujidade presente nas fibras foi absorvida.

Em seguida, experimente misturar num recipiente as duas substâncias em quantidades iguais. Depois, basta espalhar por toda a superfície do tapete e deixar atuar durante cerca de 30 minutos. Para o fazer sem danificar a pele, opte por colocar umas luvas.

No final, recorra ao aspirador para retirar todos os restos da mistura utilizada e de possíveis poeiras ainda presentes. Esta é uma dica prática, rápida e bastante útil para manter o seu tapete sempre limpo.

2.

Utilize bicarbonato de sódio e um óleo essencial à sua escolha

Para este truque caseiro vai precisar de duas chávenas de bicarbonato de sódio e entre 10 a 20 gotas de um óleo essencial à sua escolha. Para além disto, também precisará de um recipiente ligeiramente pequeno.

Aqui o objetivo é a correta higienização do tapete, bem como a eliminação de maus odores. Esta técnica pode ser bastante útil para quem tem animais em casa, que possam ainda largar pelo ou fazer algumas necessidades enquanto não estão habituados a ir à rua.

Para colocar em prática, comece por aspirar toda a superfície do tapete. Encha o recipiente com bicarbonato de sódio – esteja atento para que a quantidade do mesmo caiba dentro do recipiente escolhido.

Em seguida, coloque algumas gotas do óleo essencial no bicarbonato e, com a ajuda de um utensílio da cozinha, misture tudo até que o odor se torne uniforme.

Coloque a mistura em todo o tapete e deixe atuar por cerca de 30 a 40 minutos. Para terminar a sua limpeza a seco, aspire muito bem e voilà: terá o tapete livre de bactérias e altamente perfumado.

3.

Água oxigenada e bicarbonato de sódio

Apesar de este truque conter água oxigenada, a limpeza continua a ser feita a seco. Trata-se de um truque principalmente para aqueles tapetes com manchas bastante difíceis de retirar.

Para o efeito, misture na mesma quantidade, bicarbonato de sódio e água oxigenada- o resultado será uma solução efervescente. Depois aplique só no local da mancha e deixe atuar durante alguns minutos.

No final, basta retirar a mistura com a ajuda de um pouco de papel de cozinha, seco e sem tinta, ou com um pano de microfibras seco também. Para um resultado eficaz, passe o aspirador em toda a superfície do tapete e verá que a mancha desapareceu de vez.

Fazer a limpeza dos seus tapetes a seco, no conforto do seu próprio lar nunca foi tão fácil. De facto, com estes elementos que apresentamos em cima no artigo é possível obter resultados excelentes.

E é importante referir que os truques se aplicam a qualquer tipo de tapetes, sejam eles de pelo alto ou raso. O importante é que nunca se esqueça de aspirar sempre antes e no final da limpeza e de passar várias vezes o aspirador nos mesmos locais.

Truques como este ajudam-nos a poupar algum dinheiro, principalmente para quem tiver vários tapetes em casa. No entanto, se quiser poderá sempre optar por um tipo de limpeza profissional – mas tenha em consideração que vai gastar muito mais dinheiro.

Avalie as hipóteses e veja o melhor para o seu lar. Experimente os nossos truques!

Veja também