Luísa Santos
Luísa Santos
18 Jul, 2019 - 14:13
Fazer download de vídeos do Instagram? Agora é simples

Fazer download de vídeos do Instagram? Agora é simples

Luísa Santos

Existem várias formas de guardar vídeos do Instagram, quer esteja no computador ou a usar um dispositivo iOS ou Android. Saiba como fazê-lo.

O artigo continua após o anúncio

Dependendo do dispositivo que está a usar, o modo de gravação pode alterar, mas, na sua génese, permite exatamente o mesmo: fazer download de vídeos do Instagram. Assim, pode guardar os seus momentos preferidos na memória do seu dispositivo e também guardar os conteúdos publicados por outros utilizadores (desde que tenham um perfil público).

Como fazer download de vídeos do Instagram

mulher usa instagram

Por si só, o Instagram não dispõe de nenhuma funcionalidade própria para fazer download de fotografias ou vídeos. Por outras palavras, isto significa que terá sempre de recorrer a aplicações externas para o fazer, tal como acontece quando quer fazer upload de fotos para a mesma rede social a partir do computador.

Até aos dias de hoje, nenhuma funcionalidade do género, isto é, built-in, foi disponibilizada pela rede social de forma a que os utilizadores guardem o conteúdo que quiserem nos seus dispositivos. Não quer dizer que não venha a existir, mas a verdade é que, para já, tem de recorrer a outros serviços para o fazer.

No iOS

Em dispositivos iOS, a melhor forma de fazer download de vídeos do Instagram é a partir da aplicação Blaze: Browser & File Manager, um serviço gratuito que permite, ainda, guardar conteúdo que encontre na Internet (como, por exemplo, num browser).

Esta app permite que guarde os vídeos que quiser na memória do iPhone, iPad ou iPod. Tudo o que tem de fazer é copiar o URL do vídeo que pretende guardar (no Instagram, peça para “copiar ligação”) e colar o mesmo na Blaze, que irá descarregar o conteúdo pedido diretamente para a galeria do seu dispositivo.

No Android

Para os aparelhos Android, o processo é mais ou menos semelhante, ainda que o software mais indicado seja outro: Video Downloader for Instagram. O nome, por si só, já diz tudo e, à semelhança daquilo que a acontece em dispositivo iOS, também esta aplicação é gratuita.

Claro está que, em resultado de não ter de pagar nada para utilizar a app, existem funcionalidades impossíveis de ignorar, como é o caso dos anúncios publicitários. Tirando isso, não deverá ter qualquer problema em usar este serviço, que é, de resto, muito intuitivo.

Para fazer download dos vídeos do Instagram que pretende, só precisa de abrir o Instagram e carregar nos três pontos verticais que surgem no canto superior direito da publicação. A partir daí, basta copiar a ligação pretendida e colá-la na aplicação que irá descarregar o vídeo. Tão simples quanto soa.

O artigo continua após o anúncio

No computador

Neste caso, não interessa se é utilizador Windows ou Apple, pelo que tudo o que precisa é de um browser com ligação à Internet (e estes são os melhores que pode instalar). A partir daí, a oferta é imensa. É particularmente mais fácil fazer download de um vídeo do Instagram no computador do que num dos dispositivos móveis mencionados anteriormente.

Isto acontece graças à quantidade de serviços que, hoje em dia, existem. Algumas das melhores opções são o DreDown, DownloadGram, Download Instagram Videos e o Instagram Video Downloader.

Todos os softwares são gratuitos e fáceis de utilizar. Seguindo a lógica já apresentada, só precisa de copiar a ligação do vídeo que pretende descarregar (que encontra na barra de endereço do browser) e colar no site do serviço que escolher. Guarde todos os seus vídeos do Instagram, para mais tarde recordar.

Veja também: