Luísa Santos
Luísa Santos
13 Mai, 2019 - 09:28

Do Windows para o Instagram: carregue fotografias a partir do PC

Luísa Santos

As funcionalidades da app do Instagram sempre estiveram disponíveis a partir do computador, mas só agora é possível fazer upload de fotos diretamente.

Do Windows para o Instagram: carregue fotografias a partir do PC
O artigo continua após o anúncio

Ao contrário da maior parte das redes sociais, que disponibilizam as mesmas funcionalidades em telemóveis e computadores, o Instagram sempre teve a sua utilização mais limitada, sendo que a melhor forma de o utilizar sempre foi a partir de um smartphone. No entanto, agora já pode carregar fotos a partir de computadores Windows. Neste artigo, explicamos-lhe como.

Como fazer upload de fotos do PC para o Instagram

Sendo uma das plataformas mais utilizadas em todo o mundo, seria de esperar que, a dada altura, o Instagram disponibilizasse as mesmas funcionalidades que oferece num telemóvel, também num computador. Contudo, a aplicação móvel sempre foi a ferramenta escolhida e para a qual a rede social está otimizada.

De há uns anos para cá, passou a ser possível aceder ao seu perfil de Instagram a partir do computador. Desde aí, ações como consultar o feed, aceder às notificações, visualizar stories e fazer comentários sempre foram possíveis. Mas a possibilidade de fazer upload de fotos a partir de um PC nunca foi possível – até agora.

Ainda que já existam algumas formas de fazer esse carregamento, e que em nada dependem da aplicação original, nunca existiu uma opção mais direta de o fazer em dispositivos Windows. Atualmente, há várias aplicações externas à rede social que permitem que faça no computador aquilo que faz no telemóvel, mas a forma que se seguida lhe apresentamos dedica-se a tablets e a computadores Windows com touchscreen.

instagram no pc

Do PC para o mundo: conheça a InstaPic

Se tem um dos dispositivos Windows anteriormente mencionados e é adepto do Instagram, esta é a solução ideal para si. Da mesma forma que faz o download de uma aplicação através da Windows Store, aceda à mesma para instalar a InstaPic, a aplicação que permite carregar fotos através do PC diretamente para a sua conta na rede social.

A app é gratuita e muito utilizada, algo que se pode conferir através das boas avaliações que este software tem. A instalação é rápida, pelo que pouco depois de a descarregar poderá utilizá-la facilmente. Porém, deve ter em atenção as instruções dadas, essenciais para que consiga linkar a sua rede social à app que acabou de instalar.

Criar conta

Antes de tudo, terá de criar uma conta na InstaPic. Através do botão “Registar”, introduza os dados pedidos, nomeadamente o seu email. Depois, ser-lhe-á pedido que indique a sua conta de Instagram – se souber o nome de utilizador, basta introduzi-lo ou, então, copiar diretamente a ligação da sua conta, que surge no browser.

Rapidamente irá perceber que a InstaPic funciona, também, como uma “réplica” da versão web do Instagram. Também através dela poderá ver as suas notificações, aceder às contas que segue, fazer comentários, entre outras funções.

O artigo continua após o anúncio

Apesar da app oferecer todas essas possibilidades, não aconselhamos que utilize o Instagram diretamente a partir desta, isto porque a aplicação apresenta algumas falhas de funcionamento a esse nível. Ao invés disso, recorra apenas à InstaPic para fazer upload de fotografias e/ou para editar fotografias, função que a app também disponibiliza.

instagram no pc

Carregar fotografias: passo a passo

O funcionamento da app é relativamente simples de perceber e, se ignorar todas as funcionalidades mencionadas, perceberá também que, no fundo do ecrã, pode carregar uma fotografia diretamente para a sua conta ou, então, captar uma naquele momento (através da câmara do seu dispositivo Windows).

À semelhança do que acontece noutras plataformas, os ícones que ilustram estas possibilidades são facilmente identificáveis. Como tal, se quiser captar uma fotografia, só precisa de carregar no botão circular azul; caso prefira aceder à sua biblioteca de fotos, pode também fazê-lo se carregar no ícone retangular imediatamente à esquerda.

De uma maneira ou de outra, vai poder editar o seu conteúdo logo de seguida. O editor de fotos surge imediatamente após a escolha/captação da fotografia e dá-lhe a possibilidade de aplicar filtros, cortar a imagem, gerir o balanço de brancos e o contraste, entre outras possibilidades.

Partilhar

Depois de editada, só precisa de carregar no botão de partilha presente no canto superior direito da app. Pode agora inserir uma descrição, identificar pessoas, enviar a fotografia como mensagem privada (Insta Direct) e até permitir que a publicação seja feita nas outras redes sociais que tem associadas ao Instagram (como o Facebook, Twitter, Tumblr, etc.).

Uma vez concluído este processo, basta carregar no novo botão de partilha para publicar a fotografia escolhida. A ação é imediata, pelo que, se aceder ao Instagram através do browser (do computador) ou através da app no smartphone, irá encontrar a sua mais recente partilha.

As funcionalidades que esta rede social oferece são muitas e talvez não tenha conhecimento de todas. Depois de começar como uma plataforma de partilha de fotografias, hoje dá espaço a que várias outras funções e interações aconteçam – aproximando pessoas, (re)lançando marcas e potenciando vendas a nível global.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio