Ekonomista
Ekonomista
09 Jan, 2023 - 07:16

E se não quiser receber uma herança? Saiba o que fazer

Ekonomista
Patrocinado por:

As heranças podem trazer conflitos, problemas e dívidas. Se não quer aceitar essa responsabilidade, saiba como proceder.

Ninguém é obrigado a aceitar uma herança e se antevê que daí possam vir dívidas ou conflitos familiares, pode recusar-se a exercer os seus direitos de sucessão. Mesmo sendo legalmente herdeiro, pode manifestar a intenção de não vir a receber esses bens.

A renúncia da herança é o ato jurídico através do qual um ou ambos os membros do casal declaram, ainda em vida, que não pretendem receber qualquer bem caso o outro cônjuge faleça. Algo que pode acontecer, por exemplo, para não prejudicar filhos de relações anteriores.

O repúdio de herança é outro procedimento que tem como objetivo rejeitar ser herdeiro de alguém, mas com a particularidade de só poder ser feito depois de o proprietário dos bens ter falecido.

Estes mecanismos legais têm procedimentos próprios e consequências para os restantes herdeiros, pelo que é importante saber o que fazer e quais as circunstâncias em que os pode aplicar.

Se pretende conhecer os detalhes sobre as várias formas de recusar uma herança, leia este artigo do Saldo Positivo e esclareça todas as dúvidas.

E se não quiser receber uma herança? Saiba o que fazer

Como nem sempre as heranças são bem-vindas, é importante saber o que fazer para poder recusar bens e dívidas de alguém que faleceu.

O Saldo Positivo explica o que deve fazer para recusar uma herança.

Conheça outros conteúdos do Saldo Positivo.

O Saldo Positivo é o site de literacia financeira da Caixa Geral de Depósitos e tem como proposta facilitar a vida dos portugueses no que diz respeito à gestão do dinheiro com publicação regular de artigos, notícias, guias e infografias.

Veja também

Artigos Relacionados