Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Mesquita
Catarina Mesquita
06 Mai, 2018 - 09:00

Educação musical: 4 vantagens na infância

Catarina Mesquita

Investir na educação musical é muito importante na infância. A música ajuda à concentração e ao desenvolvimento do raciocínio, entre muitas outras vantagens.

Educação musical: 4 vantagens na infância

A educação musical é algo de essencial na infância, embora muitos pais não percebam isso. Na verdade, todos os pais devem, desde cedo, estimular os seus filhos a que aprendam música, uma vez que esta aprendizagem trará consigo muitas vantagens.

Estudos mostram que as crianças que aprendem música têm um melhor desempenho na escola e na vida de forma geral. Outras pesquisas realizadas na China indicaram que os bebés que ouvem música na barriga da mãe reagem ao estímulo, além de demonstrarem uma maior atividade cerebral desenvolvida. A música consegue, até, reduzir sintomas de stress e de depressão pós-parto que muitas mulheres revelam ter.

Seja com professores particulares ou em escolas de música, é um facto que aprender música faz as crianças mais felizes e desenvolve-as imenso. Conheça as razões de seguida.

4 vantagens da educação musical na infância (e não só)

educação musical

Fonte: Unsplash/siniz

1. Desenvolve a disciplina, a concentração e o raciocínio

As crianças que aprendem um instrumento musical revelam ter muita disciplina e concentração, contribuindo também para um raciocínio mais rápido.

2. Promove a autoconfiança e o sentido de responsabilidade

Através da educação musical, as crianças desenvolvem capacidades de resolução de problemas, confrontam-se com as suas dificuldades diariamente, procurando soluções e desenvolvendo a sua autoconfiança e sentido de responsabilidade.

3. Permite a aplicação de capacidades motoras, intelectuais e emocionais

Ao longo da aprendizagem da música, as crianças aplicam simultaneamente capacidades motoras, intelectuais e emocionais, o que contribui para o seu desenvolvimento equilibrado como seres individuais. Este jogo de equilíbrios será muito importante pela vida fora, com uma capacidade maior de adaptação a diversas situações que exigem o domínio de competências diversificadas.

educação musical

Fonte: Pixabay/thedanw

4. Estimula a sensibilidade e a criatividade

A música ensina cada criança a ser mais sensível ao mundo e pessoas ao seu redor, tornando-se mais tarde numa pessoa mais tolerante e desenvolvendo sentimentos nobres. Simultaneamente, trabalha a criatividade, o que será útil em vários campos de ação pela vida fora.

Como pode verificar, aprender música pode ser mesmo importante na vida do seu filho! A educação musical deve, pois, ser levada a sério por todos os pais. Contudo, cada criança deve ter a liberdade de escolher o instrumento que lhe for mais cativante, sem a intervenção dos pais. Isto porque, se a criança gostar desse instrumento, será também ainda mais vantajosa a aprendizagem feita através da música.

Poderá mesmo surpreender-se com as mudanças que verá no seu filho com a educação musical presente na sua vida.

Veja também: