Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Elsa Santos
Elsa Santos
21 Fev, 2019 - 10:44

16 empregos para quem gosta de ler

Elsa Santos

Existem, de facto, empregos para quem gosta de ler. Exigem permanente atualização, pesquisa de novos temas, porque o trabalho depende disso mesmo.

16 empregos para quem gosta de ler

Se ainda está na dúvida relativamente à carreira a seguir e é um “devorador” de livros, saiba que há empregos para quem gosta de ler. Parecem ser cada vez menos aqueles que, atualmente, cultivam hábitos diários de leitura. No entanto, ainda são muitos os que gostam de ler, seja sobre uma matéria específica ou um leque mais diversificado de interesses.

Não sendo uma prática geral ou tão comum quanto o desejável, a verdade é que é importante e em algumas profissões revela-se fundamental. Assim, pode afirmar-se que há empregos para quem gosta de ler, especificamente.

São áreas que estão em permanente atualização, que exigem pesquisa de novos temas e conhecimentos, ou cujo objetivo/resultado final depende, exatamente, da leitura e da capacidade de memorização daquilo que se lê, como é o caso da representação.

No vasto mundo do trabalho, não faltam empregos para quem gosta de ler, assim como também existem mil e uma opções para quem não gosta de o fazer.

A leitura – de livros, jornais e todo o tipo de suportes e/ou conteúdos/temas – apresenta muitas vantagens, nomeadamente: permite aumentar a cultura geral, ganhar vocabulário e escrever melhor, estimular a criatividade, entre outras.

Para aqueles que vêem nas letras mais do que um hobby, aquilo que mais apreciam, há, sim, empregos para quem gosta de ler, trabalhos que encaixam na perfeição nesse perfil. Apresentamos-lhe alguns, basta escolher.

Conheça 16 profissões para amantes da leitura

1. Publicitário

empregos para quem gosta de ler

A criatividade é uma das principais características de um publicitário. É a capacidade criativa que vai permitir dar forma a campanhas, imagens e mensagens com impacto no público e que gerem retorno no investimento.

No entanto, para alcançar o resultado esperado é preciso ler muito para: ganhar bases que permitam ter ideias, ficar por dentro de tudo de novo que acontece na área, conhecer as tendências de mercado e as características dos públicos, saber como usar os vários recursos disponíveis.

2. Filósofo

Refletir e compreender o pensamento humano e a sua essência é uma das premissas de quem trabalha em Filosofia. Para chegar a este ponto é fundamental que o profissional faça uma leitura de todas as obras que envolvem o tema – e são muitas – começando pela vasta lista de obras antigas.

3. Professor

empregos para quem gosta de ler

O professor precisa de estudar e de ler muito para poder conhecer e entender a sua área de especialização, seja ela qual for. Somente através da procura de saber através da leitura é que o profissional será capaz de transmitir esse mesmo conhecimento, com rigor, aos seus alunos.

3. Sociólogo

Para compreender as relações e estruturas sociais, o sociólogo precisa de se aprofundar em leituras que envolvem ciências políticas, pensamento contemporâneo e antropologia. Portanto, esta é uma profissão que exige uma carga intensa no que respeita à leitura.

5. Investigador

empregos para quem gosta de ler

Este é, sem dúvida, um dos empregos para quem gosta de ler. Ser investigador profissional, independentemente da área, exige muita revisão de literatura, pesquisa e conhecimentos. Tudo isso exige leitura.

6. Advogado

Ainda na faculdade o estudante de Direito tem uma grande carga de leitura que envolve a legislação do país em que está inserido.

É indispensável que o advogado esteja preparado para elaborar defesas e relatórios, com base na legislação em vigor e saiba interpretar e adaptar a sua argumentação a cada caso. Essa capacidade depende, em grande medida, da leitura.

7. Historiador

empregos para quem gosta de ler

A leitura é uma das principais atividades do historiador, visto que o profissional é responsável por pesquisar e catalogar assuntos de valor histórico e cultural. Para isso, precisa de ler os mais diversos registos, cartas, textos e documentos antigos.

8. Ator

O ator precisa de ler para estudar a fundo o universo de uma determinada personagem e é através da leitura que decora as suas intervenções (falas) e reúne as principais características para desempenhar com sucesso o seu trabalho.

9. Jornalista

empregos para quem gosta de ler

O jornalismo depende da leitura. Para um jornalista escrever/produzir uma notícia, ele precisa de ler para se informar relativamente aos temas abordados.

Na informação há rigor, nada pode ser dito sem o devido conhecimento da matéria. Para além disso, estar sempre atualizado, através da consulta diária dos jornais, é essencial. Assim, a leitura faz parte do quotidiano de qualquer jornalista.

10. Escritor

Mesmo tendo a liberdade criativa para desenvolver o seu trabalho, o escritor precisa de ler muito. Isso permite-lhe saber mais sobre o tema que se propõe trabalhar e é uma base de inspiração.

Um escritor ou um storyteller (contador de histórias), precisa de unir a imaginação, o talento e a leitura para ganhar a capacidade de criar boas histórias e escrever grandes obras.

11. Guionista

empregos para quem gosta de ler

Para o guionista, a leitura é uma atividade quase obrigatória, já que para criar guiões – de cinema ou de televisão – é importante que o profissional entenda o universo do tema escolhido.

Além disso, os guiões adaptados são construídos tendo como base um livro ou alguma história que exige uma leitura muito atenta.

12. Tradutor

A atividade diária do tradutor é ler, interpretar e traduzir. Para isso, deve fazer leituras diárias para o entendimento da língua estrangeira e, principalmente, para desenvolver o material a ser traduzido.

Nem sempre (raras vezes) há uma tradução “à letra” e para um bom trabalho é fundamental conhecer os assuntos e criar alternativas adequadas sem alterar o sentido e a essência da informação.

13. Revisor

empregos para quem gosta de ler

Sim, há quem faça revisão de textos e acredite que este é um trabalho muito importante para escritores, investigadores e outros produtores de literatura, para garantir de que tudo está correto e pronto para impressão e/ou publicação. Para ser um bom revisor, é essencial gostar de ler.

14. Médico

Ser médico é um dos mais complexos empregos para quem gosta de ler. A profissão que mexe com a vida de outras pessoas, assume uma especial responsabilidade e exige uma permanente atenção e atualização de conhecimentos.

Para além de ser fundamental ler muito para entender a fundo as doenças e as suas curas, os avanços da ciência levam a novas práticas e a novas soluções que devem ser acompanhadas pelos profissionais de saúde.

15. Profissional de marketing

empregos para quem gosta de ler

Para criar produtos, estratégias e campanhas adequadas e eficazes, o profissional de marketing precisa de conhecer a fundo os mercados, os públicos, as tendências.

Por isso, quem trabalha na área do marketing deve ler muito para pode adquirir toda informação e conhecimento de que precisa para desenvolver uma resposta capaz de responder aos objetivos dos seus clientes, criativa e inovadora.

16. Psicólogo

Procura entender o cérebro e o comportamento humanos. O trabalho do psicólogo é analisar os pensamentos, as atitudes e os sentimentos (e emoções) dos seus pacientes, com o objetivo de encontrar uma solução para os problemas que afetam os mesmos.

Para isso, o profissional deve fazer um trabalho de investigação com muita leitura que começam (ainda) nas obras de clássicos como Freud e Jung.

Veja também: