Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
03 Ago, 2018 - 17:17

8 maneiras de encontrar novos companheiros de viagem

Mónica Carvalho

Há várias maneiras simples e eficazes de conhecer novos companheiros de viagem. Revelamos algumas, para que não se sinta tão sozinho.

8 maneiras de encontrar novos companheiros de viagem

Talvez a maior ansiedade para alguém que decide viajar sozinho, pela primeira vez, é o terrível pensamento de solidão. A pensar nisso, revelamos 8 maneiras de encontrar novos companheiros de viagem e tornar tudo numa aventura incrível. Não tenha medo, as aventuras imprevisíveis são as melhores.

A ideia de viajar a solo pode ser tão entusiasmante quanto gratificante, e é algo que todas as pessoas devem experimentar pelo menos uma vez na vida. Com isso não queremos dizer que se deve fechar a conhecer novos companheiros de viagem. Muito pelo contrário: viajar sozinho é uma excelente oportunidade para conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e encontrar pessoas diferentes e especiais que, se viajássemos em grupo, não seria possível de conhecer.

Como encontrar novos companheiros de viagem: 8 dicas

companheiros de viagem

Fonte: Max Pixel

Esqueça os filmes de terror onde tudo o que de mal pode acontecer, acontece efetivamente. Na vida real, não é bem assim. Com precaução e atitudes cautelosas é possível viajar sozinho e conhecer novos companheiros de viagem pelo caminho. Saiba como.

1. Faça um “walking tour”

É cada vez mais frequente a realização de tours a pé pelas cidades, muitas vezes gratuitos, que permitem, assim, conhecer melhor o local, descobrir histórias que não saberia de outra forma, e também conhecer novos companheiros de viagem, visto que a natureza dos passeios facilita a conversação. Se o grupo não for muito grande será provável que o guia peça às pessoas para se apresentarem e dizerem de onde são, havendo aí a possibilidade de encontrar logo pontos em comum ou de haver o mote para “meter conversa” com alguém.

2. Utilize as redes sociais

Por mais desvantagens que as redes sociais possam ter, também há muitos pontos positivos. E, em caso de viagens, isto pode ser altamente útil, quer em termos de aplicações que existem que facilitam conhecer novas pessoas, quer pela existência de grupos online e fóruns, que são bastante úteis.

3. Fique hospedado em hostels

Não apresentam o conforto e privacidade de um hotel, mas, atualmente, há várias alternativas de qualidade no que ao alojamento em hostels diz respeito. E são, sem dúvida, excelente espaços para conhecer novas pessoas, pelos quartos partilhados e ambiente de convívio.

4. Faça as refeições em bares

Os restaurantes podem ser locais mais difíceis de conhecer novas pessoas, dado que cada um está sentado na sua mesa e distanciado fisicamente dos outros. Enquanto que nos bares, a proximidade física é maior e isso pode ser um verdadeiro desbloqueador de conversa.

5. Participe em atividades locais

Faça um workshop ou frequente uma aula especial e isso poderá ajudar a conhecer novas pessoas que têm pelo menos uma coisa em comum consigo: o gosto por essa mesma atividade, seja desportiva ou de lazer. Além disso, a probabilidade de encontrar pessoas nativas do local que está a visitar é muito grande, pelo que ainda terá uma vantagem acrescida. Aproveite para questionar sobre locais a visitar e experiências para usufruir.

6. Ofereça-se para tirar fotos

É uma das formas mais simples de iniciar uma conversa, principalmente se for alguém que esteja sozinho e com notória dificuldade em tirar uma selfie de qualidade. Tornam-se imediatos companheiros de viagem.

7. Faça voluntariado

O trabalho de voluntário oferece aos viajantes com qualificações específicas a oportunidade de beneficiar a comunidade local que estão a visitar. É também uma excelente maneira de se misturar com os locais e colegas voluntários durante os projetos e ter uma experiência extremamente gratificante.

8. Simplesmente diga “Olá!”

Há algo de surpreendente nas crianças e que devemos manter ao longo da vida: a capacidade de fazer amigos com uma única palavra. É mesmo simples! Deixe a vergonha de lado, sorria e diga “Olá!”. Verá como o retorno será muito positivo.

Boas conversas!

Veja também: