Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marvin Tortas
Marvin Tortas
09 Out, 2019 - 18:33

Ensaio Volvo XC40: o SUV premium de 2ª fila, com conforto de 1ª classe.

Marvin Tortas

Quando falamos de SUV premium, a Volvo não está na primeira linha de pensamento. E porquê? A resposta é simples: porque nem todos conduziram o Volvo XC40.

Volvo XC40

Fruto do investimento da companhia chinesa Geely, a construtora sueca voltou afirmar a sua posição como uma marca que fabrica carros seguros, confortáveis e práticos, e por consequência entrar novamente no grupo das construtoras “premium”.

Ora, mais capital, significou que a Volvo poderia também expandir o seu desenvolvimento a outras áreas, e aquela mais beneficiada entre todas as outras foi o design, ou não fosse a nova geração da gama X da Volvo, e em particular este Volvo XC40, uma referência dentro seu segmento no que toca a estilo.

Baseado numa nova plataforma modular (CMA) que irá equipar os novos carros de segmento médio da Volvo, este “pequeno jipe” oferece um ótimo compromisso entre equilíbrio dinâmico e conforto.

Alindo isto a um interior que condiz com o luxo e requinte oferecido pelos seus irmãos XC60 e XC90, o novo Volvo XC40 tem todos os argumentos para entrar nesta “luta” dos “SUV Premium”.

Com um design jovial, condução fácil e segura, um interior muito ergonómico e bem equipado, e sobretudo com uma proposta de preços muito ajustada àquilo que se compromete oferecer, o Volvo XC40 promete não só conquistar o “terreno perdido” para os seus adversários, como quiçá até superá-los com relativa distinção.

Com a ajuda da Triauto, tivemos oportunidade de explorar todas as capacidades do Volvo XC40, que explicamos ao detalhe neste artigo e em vídeo, em mais um ensaio do Ekonomista Motores.

Volvo xc40: um SUV que preenche todas as medidas

Análise Exterior

O XC40 é um modelo que marca um claro ponto de viragem na construtora sueca. As linhas mais modernas e ângulos mais expressivos deste SUV tornam-no sem dúvida mais atrativo para um público mais jovem. Ainda assim, conserva alguns traços mais clássicos e tradicionais dos modelos Volvo, o que fazem com que o seu design se torne bastante eclético e agradável a todas as idades.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

Até mesmo na versão Momentum, a versão ensaiada e a segunda mais baixa dentro da gama XC40, são visíveis vários pormenores que mostram que este carro tem também uma preocupação dinâmica, como por exemplo as jantes de 17” de série, a zona inferior das portas ligeiramente mais saída do que a restante carroçaria, ou ainda os arcos das rodas traseiras bastante pronunciados.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

Nas versões topo de gama R-Design ou Inscription, para além destes pormenores, encontramos também jantes de maiores dimensões e inserções exteriores em alumínio ou preto piano ao invés de plástico, conferindo assim um aspeto ainda mais premium a este SUV.

Análise Interior

Se à primeira vista o Volvo XC40 pode parecer um decalque exato dos seus irmãos XC60 e XC90, um olhar mais detalhado permite-nos observar que as semelhanças terminam no volante multifunções em pele, no quadrante 100% digital e no ecrã de infotainment de 12,3”.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

Ao invés de madeira no tablier encontramos várias inserções em alumínio que completem a pele suave que encontramos na zona superior, e na forra das portas não encontramos pele mas sim uma espécie de alcatifa feita a partir de material reciclado, que permite a este carro ter um custo de produção mais baixo, poupar o ambiente e poupar também no peso, o que se reflete posteriormente nos consumos.

Quanto ao equipamento de série, o XC40 na versão Momentum conta com Hill Descent Control e Hill Start Assist, sensores traseiros com câmara de marcha atrás, Cruise Control, AC automático, faróis LED diurnos e ainda o sistema City Safety com travagem automática de emergência e assistente de manutenção na faixa de rodagem, para além da existência de vários airbags no interior de onde se destacam o airbag para joelhos no lugar do condutor.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

A posição de condução deste carro é também ela extremamente agradável, contemplando os 3 pilares máximos de um SUV: conforto, boa visibilidade e fácil acessibilidade. Os bancos oferecem um ótimo suporte e absorvem as poucas imperfeições do alcatrão que a suspensão deixa passar para a carroçaria.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

Quanto ao espaço existente no interior, 4 adultos viajam sem qualquer problema a bordo deste carro, que se fale em espaço para a pernas, quer se fale em espaço para a cabeça. Quanto ao espaço disponível na bagageira, contamos com 460L, que fica exatamente entre os 420L oferecidos pelo Audi Q3 ou os 500L oferecidos pelo BMW X1.

Condução

O XC40 estreou a nova plataforma da Volvo, a plataforma CMA (Compact Modular Architecture), que será a plataforma que vai equipar a próxima geração dos carros compactos da Volvo, nomeadamente, o sucessor do Volvo V40 que deverá chegar ao mercado muito em breve.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

Este SUV compete diretamente, por exemplo, com o Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLB, Jaguar E-Pace ou ainda o Range Rover Evoque.

Sendo este Volvo também um carro de segmento premium, aquilo que esperamos é que este se comporte como tal. E o que é certo é que não defrauda das expectativas, tendo uma ótima solidez e robustez na construção, e um comportamento dinâmico assinalável, quer no que diz respeito a conforto de condução.

Para isso muito contribui o facto deste SUV estar equipado com suspensão Multilink na traseira e MacPherson à frente, e a juntar a isto, contamos nesta versão Momentum com jantes de 18” e pneus 235/55, o que significa que temos também uma altura da parede de pneu considerável, que ajudam a absorver o restante que suspensão não é capaz de lidar.

Ao contrário, por exemplo do DS7 Crossback, que tinha também ele uma taragem de suspensão muito suave, a carroçaria deste Volvo XC40 não tende a adornar quase nada nas curvas, nem mesmo quando provocado, e ainda que não seja um carro que queiramos conduzir de forma vincadamente desportiva, sempre que o pretendermos fazer, não nos vamos meter em apuros.

DS7 Crossback: conheça ao detalhe o novo SUV da DS
Também pode estar interessado DS7 Crossback: conheça ao detalhe o novo SUV da DS

Nota também bastante positiva para a excelente insonorização deste modelo, não havendo existência de ruídos parasitas quer provenientes das motorizações diesel, quer do ar a deslocar-se sob a carroçaria.

Quanto a potência, o Volvo XC40 ensaiado por nós estava equipado com a motorização D3, ou seja, com a motorização diesel menos potente da gama XC40. O mesmo é dizer que neste carro contávamos com um bloco 2.0, 150cv e 350Nm de binário.

Embora seja um motor muito capaz, acelerando dos 0 aos 100km/h em menos de 10 segundos e atingindo uma velocidade máxima de 200km/h, não é propriamente o motor mais entusiasmante de se conduzir.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

A potência é entregue sempre de uma forma constante e linear, e o XC40 ganha velocidade com a maior das facilidades, quer seja em aceleração pura, quer em recuperações, mas em momento algum sentimos aquele “kick” de potência, e convenhamos que a sonoridade das motorizações diesel quando forçadas não convida também ela a puxar em demasia por estes motores.

Quanto a consumos, a Volvo promete 5,9L/100km em consumo misto, valor confirmado por nós durante o nosso ensaio, onde registamos valores na ordem dos 6.3L/100km sem termos feito uma condução propriamente poupada.

Preços

Os preços do Volvo XC40 começam nos 36 442€ para a versão BASE, e sobem até aos 43 148€ para a versão R-Design, sendo a topo de gama desta família.

Veredicto final

Se perguntam se achamos que o valor deste carro é adequado àquilo que oferece e àquilo que oferecem os seus rivais? Respondemos com toda a certeza que sim.

É claramente um carro premium, não só pelo design exterior, mas sobretudo por aquilo que encontramos no interior, onde encontramos apenas materiais de qualidade e um layout bastante ergonómico.

Sendo este um carro Volvo, para além do conforto, só podemos esperar mais 2 coisas: fiabilidade e segurança.

No que toca a fiabilidade, a Volvo tem uma reputação invejável e este foi considerado carro do ano em 2018.

No que toca a segurança, essa é sempre uma das principais premissas dos carros da Volvo, e este é claro considerado um carro 5 estrelas pelo EuroNCAP.

Volvo XC40
Fonte: Volvo

É claro que se quiser um carro mais barato, e quiçá com mais equipamento, poderá sempre optar por uma marca mais generalista. Mas aí claro, não terá o conforto que este carro oferece, nem tampouco a atenção ao detalhe deste Volvo XC40.

Mas mais do que uma questão de gosto, é uma questão de carteira, e se a sua lhe permite ter um carro premium, muito seguro, muito confortável, com um design agradável e intemporal, com alguma potência e ótimos acabamentos, então o XC40 será, talvez, a proposta mais sensata deste segmento.

Veja também