Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
08 Jun, 2018 - 10:00

6 erros que comete todos os dias e comprometem o seu Android

Luísa Santos

Os erros que comprometem o seu Android podem, em parte, ser da sua responsabilidade. Damos-lhe algumas dicas para evitar deteriorar o seu smartphone.

6 erros que comete todos os dias e comprometem o seu Android

Com este artigo, vai ficar a saber o que está a fazer bem e o que está a fazer mal. Uma parte dos erros que comprometem o seu Android podem ser da sua responsabilidade, sem que seja capaz de se aperceber disso. Porque “mais vale prevenir do que remediar”, consulte esta lista de erros que pode evitar no futuro.

Os erros que comprometem o seu Android e que deve evitar

maus habitos android

1. Instalação de apps a partir de fonte desconhecida

Passe o tempo que passar, este será sempre um dos erros mais comuns que está a cometer: a instalação de apps a partir de fontes que não a Google Play Store. Entre este tipo de instalações podem estar, também, cracks (por exemplo) que desbloqueiem alguma funcionalidade de outras apps. Este género de instalações pode trazer consigo malwares que facilmente infetam o seu smartphone com vírus.

2. Demasiados Launchers e Widgets

Mantenha o seu home screen o mais “limpo” e organizado possível – no que concerne à presença de apps, launchers e widgets. Damos este conselho uma vez que a maior parte desses elementos utiliza dados de rede (Internet) de forma ativa, quase como se os estivesse, efetivamente, a usar em determinada altura. O facto de utilizar estes dados implica, também, o consumo de memória RAM e a própria autonomia da bateria.

3. Permitir anúncios pop-up no browser

Quando surgir a opção que o questiona acerca de anúncios pop-up enquanto navega na Internet, recuse e não permita essa opção no seu browser.

Na maior parte das vezes está a aceitar a instalação de uma aplicação sem saber, ou até mesmo um malware. Quando estes pop-ups surgem, vêm normalmente acompanhados com os avisos: “Atenção”, “Alerta”, “Vírus”, “Notificação” ou “Update”.

4. Bluetooth, Wi-Fi e Hotspot sempre ligados

Se não está a utilizar nenhuma destas funcionalidades, opte por desligá-las. Ao deixá-las ligadas, o consumo da memória e bateria do seu smartphone serão cada vez maiores até acabarem por comprometer, em alguns casos, o próprio funcionamento do telemóvel. Este é um dos erros que comprometem o seu Android e que pode ser facilmente antecipado.

smartphone android

5. Instalação de vários anti-vírus

Na teoria, não existem vírus em smartphones Android. Existem, isso sim, muitos malwares disfarçados nessas apps “anti-vírus” que facilmente afetam o seu telemóvel, roubando dados pessoais, informação privada e, em casos extremos, dinheiro da conta que possa ter gravada no seu Android.

6. Não ler as permissões das apps antes de as instalar

Todas as permissões devem ser vistas e confirmadas antes de qualquer tipo de instalação. Pode parecer desnecessário, mas um check-up atento às suas definições irá poupar-lhe muitos problemas.

Por exemplo, existem aplicações que precisam de aceder à sua localização para funcionarem corretamente, mas outras não, e de certo têm essa permissão ativa.

Veja também: