Nuno Margarido
Nuno Margarido
18 Out, 2018 - 11:01
O eSIM está quase a chegar a Portugal: sabe o que é?

O eSIM está quase a chegar a Portugal: sabe o que é?

Nuno Margarido

O tradicional cartão SIM está prestes a desaparecer. Conheça o novo eSIM, o cartão revolucionário que está quase a chegar a Portugal.

O artigo continua após o anúncio

O tradicional cartão SIM está prestes a passar à história. Na verdade, ainda pode tardar algum tempo, mas há uma grande certeza: os cartões eSIM serão, sem dúvida alguma, o futuro. Neste artigo, dizemos-lhe tudo o que precisa de saber sobre este tipo de cartão, as vantagens e as desvantagens.

Tudo o que precisa de saber sobre o eSIM

esim

O que é o eSIM?

Em 2015, o mundo da tecnologia começou a perceber que os cartões SIM físicos tinham os dias contados. Nesse ano ficou-se também a saber que Apple e Samsung já conversavam com operadoras para criar um cartão digital, integrado no próprio smartphone. Por outras palavras, tratava-se de um software.

Então, o que é um eSIM? Um eSIM é um cartão SIM eletrónico e virtual, criado através de código e capaz de se ligar às redes de diferentes operadoras sem exigir um cartão SIM físico.

O primeiro dispositivo

Pouco tempos depois dos primeiros “burburinhos”, confirmava-se o lançamento do primeiro dispositivo a tirar partido desta tecnologia: uma versão do smartwatch Samsung Gear S2. Desde então, vários foram os dispositivos que começaram a utilizar este cartão virtual – embora, neste momento, ainda seja muito limitado o número de equipamentos que o utiliza.

As vantagens

volume do smartphone ficará, como seria de esperar, a ganhar com a implantação do eSIM. Apesar de os cartões SIM já não ocuparem tanto espaço hoje em dia, o mais ínfimo espaço também pode fazer toda a diferença no tamanho dos gadgets que são fabricados. Espaço que pode ser aproveitado para outras funcionalidades, claro.

O eSIM permite armazenar vários perfis de operadoras em simultâneo. Ou seja, o utilizador poderá armazenar vários perfis e utilizar/escolher aquele que mais lhe convier a cada momento.

Um utilizador poderá partilhar o número e o plano móvel em vários dispositivos. Com o eSIM será possível ter o mesmo número para o smartphone, para o smartwatch ou até para os veículos autónomos, por exemplo.

Prepare-se para a chegada do eSIM

Os cartões eSIM voltaram a ganhar protagonismo nos últimos tempos após o lançamento dos novos iPhones XS, XS Max e XR. Em Portugal, as operadoras já admitiram estar em conversações com as fabricantes para o início da utilização desta nova tecnologia.

O artigo continua após o anúncio

Neste momento, já existem vários dispositivos em Portugal com esta tecnologia, como os smartwatches da Samsung e da Apple a assumirem um claro protagonismo. Para além destes, os novos iPhones e os Google Pixel também já se assumem capazes de lidar com esta tecnologia.

A chegada dos eSIM, porém, deverá ser realizada de forma gradual durante os próximos anos – sendo expectável que esta tecnologia ainda conviva durante vários anos com os modelos de distribuição atuais.

Veja também