Ekonomista
Ekonomista
11 Out, 2022 - 13:07

Estudantes deslocados recebem até 288 euros por mês para pagar casa

Ekonomista

Orçamento do Estado para 2023 prevê apoios para estudantes bolseiros e não bolseiros. Saiba quais são.

Estudantes do Ensino Superior

O Orçamento do Estado para 2023 traz novidades para os estudantes deslocados do ensino superior público e privado: um apoio mensal ao alojamento que vai dos 221 euros até aos 288 euros, valor que varia consoante o concelho em que se situa a instituição de Ensino Superior.

Este apoio será atribuído a todos os estudantes deslocados sem bolsa de estudo e cujas famílias recebam o salário mínimo nacional. O objetivo é ajudar as famílias com baixos rendimentos a suportar o aumento dos custos do arrendamento.

Em termos globais, o Governo antecipa que esta medida deverá beneficiar 15 mil estudantes e custar aos cofres do Estado 43 milhões de euros.

Apoios previstos no OE 2023 para bolseiros

Para os estudantes bolseiros, o Orçamento do Estado para 2023 prevê também o aumento do limiar de elegibilidade e o alargamento da atribuição de bolsas +Superior, podendo acumular com a bolsa de estudo.

O Executivo recorda ainda que, para o ano letivo 2022/23, as alterações aprovadas garantem a atribuição automática de bolsa de estudo a todos os estudantes que beneficiem de 1º, 2º ou 3º escalão de abono de família.

A bolsa também vai contar com um novo complemento, com um valor máximo de 250 euros anuais, para apoiar as deslocações dos estudantes bolseiros entre a residência e a instituição de ensino.

Veja também