Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
22 Set, 2020 - 10:08

EuroVelo: já pensou em atravessar Portugal de bicicleta?

Márcio Matos

A EuroVelo é uma rede europeia que desenha rotas para que os fãs de bicicletas explorem cidades e países a pedalar, e Portugal já tem um roteiro.

Bicicleta

A EuroVelo 1 é a rota que percorre a Costa Atlântica portuguesa, de norte a sul. Essa rota garante uma viagem segura, dividida por 18 etapas, onde pode encontrar uma série de informações úteis à sua viagem como distância, alojamento e pontos de interesse.

Siga todas as indicações da EuroVelo para tirar o máximo partido desta viagem a duas rodas pelas terras de Portugal. Reúna os amigos mais aventureiros, tomem nota das dicas da EuroVelo e faça-se à estrada em boa companhia!

EuroVelo: a rede que atravessa Portugal de norte a sul

Bicicleta em Lisboa

A EuroVelo 1 propõe uma rota pela Costa Atlântica, atravessando todo o país, de norte a sul, desde o Porto até ao Algarve. O percurso abarca 5 regiões – Porto, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve -, as quais se subdividem por 18 secções. Vamos conhecê-las?

EuroVelo 1: secções 1 a 18

Porto e Norte, Secção 18: Esposende / Caminha >>

Distância: 52km

Destaques: Viana do Castelo possui um património rico, composto pelos seus palácios brasonados, igrejas e conventos, chafarizes e fontanários. Além disso, é famosa pela filigrana em ouro. Não deixe de visitar o seu Museu do Traje, o Museu Municipal ou também o navio Gil Eanes.

Porto e Norte, Secção 17: Porto Gaia / Esposende >>

Distância: 62km

Destaques: Visite as maravilhosas igrejas e monumentos portuenses, como a Sé, a Torre dos Clérigos ou a Igreja de S. Francisco. Passe também pelos edifícios mais modernos, como a Casa da Música ou o Museu de Serralves e passeie ainda pelo Parque da Cidade, não deixando de degustar uma francesinha, pela Foz do Douro.

Porto e Norte, Secção 16: Aveiro / Porto Gaia >>

Distância: 72km

Destaques: Observe a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, percorra a Ria de Aveiro até Ovar, passando pela Torreira e, claro, não deixe de provar o “Pão-de-Ló de Ovar”, bolo característico da região.

Centro, Secção 15: Figueira da Foz / Ílhavo >>

Distância: 73km

andar de bicicleta

Destaques: Na Figueira da Foz usufrua das belíssimas margens do rico estuário do rio Mondego e do melhor património histórico e cultural como o Forte de Santa Catarina e a Fortaleza de Buarcos. Se é fã de espaços verdes, visite a Serra da Boa Viagem, o Parque das Abadias, a zona ribeirinha e as Lagoas do Bom Sucesso.

Centro, Secção 14: Praia da Vieira / Figueira da Foz >>

Distância: 68km

Destaques: Se gosta de praia, não deixe de visitar a Praia da Vieira de Leiria, com os toldos coloridos e o areal branco ou, atravessando para a outra margem do rio Lis, a Lagoa da Ervideira e a Praia de Pedrogão.

Centro, Secção 13: Foz do Arelho / Praia da Vieira >>

Distância: 71km

Destaques: Passeie pela marginal atlântica, passe pela Serra do Bouro, e faça paragem no Miradouro da Arrinhada. Logo a seguir, em Salir do Porto visite as ruínas da Capela da Senhora de Sant’Ana, a praia de Salir do Porto e ainda uma fonte de água doce: Pocinha.

Centro, Secção 12: Peniche / Foz do Arelho >>

Distância: 54km

Destaques: Aproveite para ir ao arquipélago das Berlengas, classificado como Reserva Natural. É um ótimo local para fazer mergulho, uma vez que possui um considerável valor biológico, para além do interesse botânico, ao nível da avifauna. Conheça também a Fortaleza de S. João Baptista, o Farol do Duque de Bragança e a praia do Carreiro do Mosteiro.

Centro, Secção 11: Santa Cruz / Peniche >>

Distância: 50km

Destaques: Atravesse a Lourinhã e admire as suas belas praias, como a praia da Areia Branca, Vale Frades, Caniçal e Paimogo e visite o seu património histórico e arquitetónico, como o Convento de Santo António, a Igreja da Misericórdia, a Igreja do Castelo e o Forte de Paimogo.

Centro, Secção 10: Azenhas do Mar / Santa Cruz >>

Distância: 59km

Destaques: Vá até à vila piscatória da Ericeira e tire o máximo partido das suas várias praias, onde pode praticar surf. Espreite também o belíssimo Forte de Milreu.

Lisboa Região, Secção 9: Lisboa / Azenhas do Mar >>

Distância: 55km

Bicicleta de montanha

Destaques: Chegue ao Cabo da Roca emaravilhe-se com a vista sobre o Oceano Atlântico e com o deslumbrante Parque Natural Sintra-Cascais. Explore as praias que lhe vão surgindo: Praia da Ursa e da Adraga e a Praia Grande, onde é possível ver pegadas de dinossauros nos seus rochedos.

Lisboa Região, Secção 8: Setúbal / Lisboa >>

Distância: 84km

Destaques: A cidade de Setúbal é marcada pelo colorido das embarcações. Na baixa, passeie pela Praça do Bocage, visite a Catedral de Santa Maria da Graça e o Convento de Jesus e, também, o Mercado do Livramento.  Mais afastado do centro, espreite o Moinho de Maré da Mourisca, parte integrante da Reserva Natural do Estuário do Sado, onde é possível observar aves.

Alentejo, Secção 7: Melides / Setúbal >>

Distância: 41km

Destaques: A Lagoa de Melides é visita obrigatória pela sua fauna e flora. Aí pode praticar bird watching, canoagem e passeios pedestres. Há também património edificado de interesse como o Dólmen da Pedra Branca e a Necrópole de cistas das Casas Velhas em Vale Figueira.

Alentejo, Secção 6: Vila Nova de Milfontes/Melides >>

Distância: 69km

Destaques: Usufrua ao máximo do percurso por Porto-Covo. Aí vai deslumbrar-se com uma paisagem tipicamente alentejana. Na Primavera é absolutamente fascinante, com os seus campos de tremocilho e papoilas amarelas e vermelhas.

Alentejo, Secção 5: Aljezur / Vila Nova de Milfontes >>

Distância: 71km

Destaques: Zona de vilas e aldeias típicas, tranquilas e cheias de património, explore as praias, a Ribeira de Seixe, o Rio Mira e o seu estuário, os Portos de Pesca e o Cabo Sardão e o seu farol.

Algarve, Secção 4: Sagres / Aljezur >>

Distância: 52km

Destaques: Dedique umas horas a Sagres. Visite o Farol do Cabo de São Vicente, a Fortaleza de Beliche, a Igreja Matriz de Vila do Bispo, a Torre da Aspa e o Museu do Mar e da Terra da Carrapateira. Verá que será tempo bem passado.

Algarve, Secção 3: Portimão / Sagres >>

Distância: 71km

Andar de bicicleta em família

Destaques: Em Portimão, irá encontrar praias de imensos areais com águas quentes e calmas. Nas horas mais quentes, aproveite para conhecer a Capela de São José de Alcalar e a imponente Igreja de Nossa Senhora da Conceição edificada no alto de uma colina.

Algarve, Secção 2: Quinta do Lago / Portimão >>

Distância: 73km

Destaques: A Quinta do Lago  é um empreendimento turístico do Algarve, um dos mais luxuosos da Europa. Inserida na Reserva Natural da Ria Formosa, é um destino de luxo para observar de aves. Se gosta de praticar golfe, esta zona é ideal para o fazer.

Algarve, Secção 1: Vila Real de Santo António / Quinta do Lago >>

Distância: 82km

Destaques: Explore o centro histórico de Vila Real de Santo António, com o seu traçado geométrico. Passe pela Praça Marquês de Pombal, onde se encontra a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação. Visite ainda o Farol de Vila Real de Santo António e o Centro Cultural António Aleixo.

Portugal é um país belíssimo – já todos o sabemos. E acredite que explorá-lo de bicicleta o vai fazer ficar a conhecer o país de uma outra perspetiva, ainda mais deslumbrante. A EuroVelo dá-lhe uma grande ajuda a preparar a sua viagem, por isso aproveite todas as informações úteis que lhe deixam e faça desta uma experiência verdadeiramente única.

Paisagens arrebatadoras, um património de perder fôlego e praias paradisíacas: tudo o que de melhor Portugal tem para oferecer, a EuroVelo dá-lhe a conhecer numa rota a duas rodas.

Pronto para dar ao pedal?

Veja também