Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
19 Jun, 2018 - 17:43

Facebook Memories: todas as memórias numa só página

Ana Duarte

O Facebook Memories é uma nova página que funciona como uma extensão da funcionalidade “Neste Dia”. A rede social vai filtrar as memórias menos positivas.

Facebook Memories: todas as memórias numa só página

O Facebook anunciou, no dia 11 de junho de 2018, o Facebook Memories, uma nova funcionalidade que permite a centralização de memórias daquela rede social num só lugar.

A empresa liderada por Mark Zuckerberg decidiu criar este recurso devido à popularidade da funcionalidade “Neste Dia”, que está integrada no Facebook Memories e que possibilita ao utilizador recordar o que partilhou no passado no Facebook.

Cerca de 90 milhões pessoas usam a “Neste Dia” todos os dias e, por isso, o Facebook decidiu expandir este serviço para o Facebook Memories.

Facebook Memories reúne lembranças da funcionalidade “Neste dia”

O Facebook apresentou uma nova secção chamada Facebook Memories. É um lugar centralizado para ver o conteúdo referente à funcionalidade “Neste Dia” e outros conteúdos relacionados com recordações associadas a publicações antigas daquela rede social.

O Facebook Memories vai ajudar os utilizadores a recordar o passado de diferentes modos. Vai permitir destacar os amigos que fez em determinado dia (com montagens e vídeos), celebrando os aniversários de amizade.

Neste espaço vai ser também possível recordar memórias de forma sazonal ou mensal. Caso fique algum tempo sem ir ver esta página, ela vai-lhe mostrar publicações que pode ter perdido.

Secções do Facebook Memories

A página vai, então, incluir diferentes secções:

a) Neste Dia: conteúdo referente a publicações do passado relacionadas com eventos importantes do dia;

b) Amigos feitos neste dia: secção com uma lista dos amigos feitos naquele dia (com vídeos e montagens);

c) Recordar memórias: recordar memórias que foram anexadas numa mensagem ou vídeo curto;

d) Memórias de perdeu: caso não tenha verificado a página de memórias recentemente, vai poder ver aqui publicações que poderá ter perdido.

Facebook

Fonte da imagem: Facebook/Divulgação

Oren Hod, Product Manager do Facebook, explicou, em comunicado oficial, que mais de 90 milhões de pessoas usam o recurso “Neste Dia”. Oren Hod afirmou ainda que há estudos que reportam que refletir sobre memórias pode ter um impacto positivo na disposição das pessoas.

“Sabemos que as memórias são profundamente pessoais – e não são todas positivas. Tentamos ouvir o feedback e desenhar estas funcionalidades para que sejam atenciosas e ofereçam às pessoas controlos certos que sejam fáceis de aceder. Trabalhamos muito para assegurar que tratamos o conteúdo como parte da experiência individual de cada um”, referiu.

O Facebook vai tentar identificar e filtrar automaticamente memórias negativas com base em certas palavras-chave e reações.

As memórias podem ser acedidas a partir do menu do lado esquerdo do Facebook, na versão web, ou através do botão mais à direita, na parte inferior direita, na versão da app móvel da rede social.

Vai encontrar links para memórias através de notificações, no feed de notícias, podendo o utilizador aceder de forma direta às memórias a partir do link facebook.com/memories.

Veja também: