Nélson Costa
Nélson Costa
10 Fev, 2018 - 08:00

4 filas que pode evitar se recorrer à internet

Nélson Costa

Farto de longas filas de espera em serviços como Segurança Social ou Finanças? Saiba quais as filas que pode evitar se recorrer à internet.

4 filas que pode evitar se recorrer à internet

filas que pode evitar com uma simples chamada ou recurso a aplicações online. Alguns serviços essenciais do quotidiano, tal como compras no supermercado, assuntos burocráticos e até situações de lazer ou profissionais, implicam muitas vezes longas e intermináveis filas de espera.

Sabendo que as filas de espera são um dos principais motivos de descontentamento em relação aos seus serviços, instituições e empresas têm vindo a procurar soluções, concretamente online, que eliminem ou minimizem a problemática. Assim sendo, conheça aqui as filas que pode evitar se recorrer à internet.

4 filas que pode evitar

placeholder-1x1

1. Finanças

As Finanças (AT – Autoridade Tributária e Aduaneira) oferecem três serviços (e-balcão) que podem evitar esperas prolongadas em filas.

Atendimento e-balcão

Permite, através do Portal das Finanças e de forma segura, colocar questões relacionadas com todos os serviços da AT, evitando que as pessoas tenham de se deslocar pessoalmente às Finanças. Basta clicar em “Atendimento e-balcão”, fazer login e verificar as questões já registadas ou colocar uma nova questão (neste caso, terá ainda de escolher “Imposto ou área”, o “Tipo de Questão” e só depois colocar a “Questão”).

CAT AT – Centro de Atendimento Telefónico

Funciona com base num menu de atendimento e serve para esclarecer dúvidas ou solicitar apoio. Se a sua questão puder ser resolvida por telefone, esta é outra forma de evitar filas nas Finanças. Basta ligar o número: 217 206 707.

Marcar atendimento presencial

Se preferir ou se a resolução do seu problema necessitar de presença (física) na repartição das Finanças pode, através do Portal das Finanças, ou pelo mesmo número telefónico, agendar o atendimento com pré-marcação nas Finanças, evitando ter de esperar  várias horas na fila.

2. Segurança Social

Há, igualmente, filas que pode evitar na Segurança Social. Através do seu Portal (marcação on-line) ou pela Linha Segurança Social (300 502 502), a instituição disponibiliza um serviço que permite o agendamento do atendimento em dia e hora previamente definidos pelo cidadão, sem ser necessário tirar a senha e esperar nas longas filas. Para efetuar o agendamento do atendimento no portal da Segurança Social necessita do NISS e da senha de acesso ao serviço Segurança Social Direta.

3. Supermercado

Nas suas compras no supermercado, nomeadamente no Continente, também pode evitar as filas, por exemplo, na charcutaria ou talho. Basta descarregar a app “Tira-Vez”, tirar a sua senha pelo telemóvel, e quando chegar a sua vez é avisado pela aplicação. Entretanto, poderá continuar calmamente a fazer as suas compras.

4. Viagens

Também poderá poupar tempo nas suas viagens ao optar pelo check-in online da TAP, por exemplo, O serviço é disponibilizado por várias companhias aéreas. No caso da TAP, pode fazê-lo através da página online da companhia aérea portuguesa.

Veja também: