Pedro Andrade
Pedro Andrade
28 Fev, 2019 - 08:56
12 filmes sobre dinheiro que lhe vão ensinar lições valiosas

12 filmes sobre dinheiro que lhe vão ensinar lições valiosas

Pedro Andrade

Os filmes sobre dinheiro têm apaixonado milhões de espetadores ao longo dos anos. Confira a nossa lista e aproveite para fazer uma maratona cinematográfica.

O artigo continua após o anúncio

Para muitos é “a raiz de todo o mal”, mas a verdade é que o dinheiro faz avançar o mundo. Assim sendo, não é de estranhar que não faltem películas à volta do assunto. Há filmes sobre dinheiro para todos os gostos: dramas, comédias, romances e até histórias verídicas. Confira a nossa lista e deixe-se envolver por estas histórias que têm conquistado o mundo há várias décadas e lhe ensinam algumas lições importantes.

12 filmes sobre dinheiro imperdíveis

1. Inside Job

Narrado por Matt Damon, este documentário, lançado em 2010, procura desvendar a crise mundial de 2008. Através de entrevistas a “insiders”, jornalistas, académicos e políticos, são analisadas as causas do colapso financeiro que teve reflexos em todo o mundo e que, até ao dia de hoje, continua a marcar a vida de milhões de famílias.

2. Wall Street

Lançado em 1987, este filme de Oliver Stone é um clássico que nos transporta para o universo da Manhattan dos anos 80. A premissa parece ser simples: a ganância vale mesmo a pena.

Bud Fox, interpretado por Charlie Sheen, é um jovem corretor disposto a fazer de tudo para chegar ao topo. Por sua vez, Gordon Gekko, um empresário ganancioso interpretado por Michael Douglas, aproveita-se do jovem corretor para atingir os seus propósitos. “Cada sonho tem um preço”, dizia-se na altura.

3. Wall Street – Money Never Sleeps


23 anos depois, em 2010, a sequela de “Wall Street” volta a trazer ao grande ecrã Gordon Gekko, mais uma vez interpretado por Michael Douglas. Assim que o protagonista sai da prisão voltam os planos maquiavélicos: desta vez aproveita-se do futuro genro para reconstruir o antigo império dos anos 80 e derrubar Wall Street.

4. Boiler Room


Estávamos em 2000 quando o esquema “pump and dump” chegou às salas de cinema. O protagonista, um estudante que abandonou os estudos e que passou a gerir um casino ilegal em casa, decide tornar-se num corretor financeiro. Contudo, as coisas não correm como esperava: depressa descobre que a empresa para a qual trabalha comprava enormes quantidades de ações falsas e de empresas falidas – de seguida levava os clientes a investir neste tipo de ações, aumentando o preço. Mais tarde, as ações eram vendidas, fazendo o preço cair e destruindo o sonho (e as poupanças e ganhos) dos compradores.

5. Margin Call


O elenco é de luxo: Kevin Spacey, Demi Moore, Zachary Quinto e Stanley Tucci. Este drama americano de 2011 retrata a etapa inicial da crise financeira de 2008. Ao longo de 24 horas são acompanhados os acontecimentos mais importantes de um banco de investimento, em que um dos analistas consegue prever o que está prestes a acontecer.

6. O Lobo de Wall Street


Em 2013, ficámos a conhecer a vida exuberante de Jordan Belfort, um corretor da bolsa norte-americana. Leonardo DiCaprio é o protagonista que retrata o percurso do protagonista, da riqueza à decadência, que o levou a cumprir uma pena de prisão de 22 meses por defraudar centenas de investidores.

O artigo continua após o anúncio

7. Trilogia “O Padrinho”


Em 1972, fomos transportados para o submundo do crime neste que é, sem dúvida, um dos grandes clássicos dos filmes sobre dinheiro. Ficámos a conhecer os meandros da máfia e de uma organização que soube construir um império gigantesco que sobreviveu de geração em geração. Uma história crua e imperdível sobre o custo do dinheiro.

8. Jerry Maguire


Quem não se lembra da frase “Show me the money!”? Em 1996, Tom Cruise e Cuba Gooding Jr, transportam-nos para o universo do desporto de alta competição, onde atletas e agentes lutam todos os dias por conquistar salários multimilionários. Para o final fica a verdadeira moral desta história: o que realmente interessa é a amizade e o amor.

9. Proposta Indecente


O que seria capaz de fazer por um milhão de dólares? Era esta a premissa deste filme de 1993, que colocou a nu o poder do dinheiro e a verdadeira fraqueza da condição humana. Robert Redford, Demi Moore e Woody Harrelson fazem-nos questionar o conceito de moralidade e a forma tóxica como o dinheiro pode moldar as nossas ações.

10. Os Ricos e os Pobres


Em 1983, um investidor e um vigarista de rua trocam de vidas. Tudo não passa de uma experiência social levada a cabo por dois irmãos milionários, Mortimoer e Randolph Duke, que pretendem saber se o sucesso é hereditário ou se depende do ambiente social em que crescemos. Sem dúvida, um dos grandes papéis de Eddie Murphy.

11. The Big Short


Estávamos em 2015 quando Hollywood contou a história de quatro investidores de Wall Street que previram o colapso da bolha financeira de 2008. O elenco é fenomenal: Christian Bale, Ryan Gosling, Brad Pitt e Steve Carell são os protagonistas que o vão prender à tela do ecrã.

12. Quem Quer Ser Bilionário?


Este é já um dos clássicos dos filmes sobre dinheiro. Danny Boyle conquistou o mundo em 2008 com a história de Jamal Malik, um jovem de 18 anos dos bairros de lata de Bombaim, que é acusado de fraude depois de ganhar 20 milhões de rupias, algo como 300 mil euros, na versão indiana do concurso “Quem Quer Ser Milionário?”.

É então que ficamos a conhecer a história deste jovem e todas as aventuras que passou para reencontrar a rapariga por quem se apaixonou perdidamente quando era ainda uma pequena criança.

Veja também:

O artigo continua após o anúncio
Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp