Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
28 Fev, 2019 - 14:31

Food Guide. O que deve comer quando estiver em França

Mónica Carvalho

A gastronomia francesa é conhecida mundialmente pela sua delicadeza e sabor. Se está a planear uma viagem a França, não dispensa as consultas do nosso food guide.

Food Guide. O que deve comer quando estiver em França

O património francês não se resume a monumentos e cultura. A gastronomia faz parte da génese para compreender a França de hoje. Para tal, descubra os pratos imperdíveis no food guide que temos para partilhar consigo.

Apesar de parecer bastante elaborada, as melhores delícias da gastronomia francesa resumem-se a combinações simples de diferentes sabores, aos quais é dado um tratamento e preparação que fazem a diferença. É a partir daqui que se cria a chamada “haute cuisine” – cozinha de topo que é famosa por todo o mundo.

14 pratos franceses para experimentar

A gastronomia francesa faz-se de uma mistura de pratos tradicionalmente camponeses e burgueses, muitos dos quais possui uma história detalhada, variações regionais e adaptações modernas.

Como tal, entre receitas simples e tradicionais a pratos mais complexos, não é difícil encontrar uma comida francesa adequada ao seu gosto. Veja tudo o que deve experimentar no nosso food guide francês.

1. Bourguignon de carne

Bourguignon de carne

Fonte: Wikimedia Commons

Boeuf bourguignon é uma refeição tradicional francesa, internacionalmente conhecida, e que consiste num ensopado de carne assada em vinho tinto, caldo de carne e temperado com alho, cebola, ervas frescas e cogumelos.

2. Caracóis com manteiga de ervas

Caracóis com manteiga de ervas

Fonte: Max Pixel

Se gosta de caracóis, nem precisa de ir a França para provar esta delícia, pois é algo que pode perfeitamente fazer em casa. Basta cozer caracóis com manteiga de ervas e, rapidamente, terá à sua mesa um prato requintado, delicado, de inspiração francesa e que será sobejamente apreciado pelos seus convidados.

3. Cassoulet

Cassoulet

Fonte: Wikimedia Commons

O cassoulet pode ser preparado com qualquer tipo de carne, sendo o porco ou pato as mais utilizadas. Em primeiro lugar, deve-se colocar o feijão de molho durante algumas horas. Depois deve ser cozido em fogo baixo numa cassole, ou caçarola de barro, em forma de um cone invertido para dar uma forma de crosta, daí a origem do nome.

Esta é uma refeição saudável perfeita para os meses mais frios e mais típica no sul de França, nomeadamente em Toulouse, Carcassonne e Castelnaudary, de onde é originário.

4. Confit de Canard

Confit de Canard

Fonte: Visual Hunt / verchmarco

Este saboroso prato francês tem na sua base a carne de pato, que deve ser marinada em sal, alho e tomilho durante 36 horas e depois cozida lentamente na sua própria gordura a baixas temperaturas.

É tipicamente servido com batata confitada e alho e embora seja servido por todo o país, é uma especialidade da região da Gasconha.

5. Coq au vin

Coq au vin

Fonte: Wikimedia Commons

Este é um dos pratos da gastronomia francesa mais conhecidos. Consiste em frango assado com vinho, cogumelos, bacon, cebolas, alho e, por vezes, muitas vezes com uma gota de brandy.

É importante usar um vinho de boa qualidade e, em França, o típico é usar um vinho de Borgonha.

Existem variações regionais francesas com vinhos locais, nomeadamente:

  • Coq au vin jaune;
  • Coq au Riesling;
  • Coq au pourpre;
  • Coq au violeta;
  • Coq au Champagne.

6. Crepes

Crepes

Fonte: Max Pixel

Todos comemos com frequência, mas é realmente uma delícia originária de França.

A receita tradicional é feita com farinha de trigo sarraceno, o que lhe confere uma cor acinzentada. Além disso, os recheios tradicionais são salgados, como presunto, queijo e ovos ou cebola.

Atualmente, as variedades de crepes são imensas, quer salgadas, quer doces e podem ser experimentadas nas melhores creperias da capital francesa.

7. Flamiche

flamiche

Fonte: Wikimedia Commons / Diádoco

O Flamiche é uma espécie de bolo, semelhante a uma quiche, originário do norte da França, perto da fronteira com a Bélgica e consiste numa massa folhada recheada com queijo e legumes.

O recheio tradicional francês é com alho e queijo-creme. Existe também a versão do sul de França, na qual o flamiche é coberto com anchovas, cebola e azeitonas.

8. Quiche Lorraine

Quiche Lorraine

Fonte: Max Pixel

É da Alsácia que chega mais um prato típico de França: a quiche Lorraine – uma torta coberta com uma mistura de creme, leite, ovos, noz-moscada e bacon grelhado. Estes ingredientes dão um sabor fumado, que é bem apreciado em todas as partes da França.

9. Raclette

Raclette


Este prato consiste em queijo derretido, que pode ser consumido simples, mas também colocado em cima de batatas, carnes frias, cebola e picles.

Apesar de estar associada à gastronomia francesa, a Raclette foi importada da Suíça.

11. Ratatouille

Ratatouille

Fonte: Max Pixel

Não falamos do filme de animação, mas sim de um prato francês bem conhecido, proveniente da região francesa da Provença.

Refere-se a uma receita de legumes cozida que pode ser servida como acompanhamento, enquanto refeição ou recheio para outros pratos, como crepes e omeletes. Há quem cozinhe os ingredientes em separado, há quem cozinhe tudo junto. Independentemente da técnica, precisará de: tomate, alho, cebola, abobrinha, beringela, cenoura, pimentão, manjericão, manjerona, tomilho e outras ervas verdes.

11. Salada Niçoise

Salada Niçoise

Fonte: Wikimedia Commons

Trata-se de uma salada típica francesa da região da Provença, que pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento.
Para prepará-la precisa de uma combinação de alface, tomates frescos, ovos cozidos, atum, feijão verde, azeitonas e anchovas Niçoise Cailletier.

12. Soufflé de chocolate

Soufflé de chocolate

Fonte: Max Pixel

O soufflé francês pode ser doce ou salgado, mas é o doce que mais adeptos conquista. E falar em doces é inevitável falar em chocolate, o que nos leva até um dos pratos típicos mais procurados e preparados em França.

Ninguém será capaz de resistir a um bolo com cobertura de chocolate crocante e com um centro de chocolate cremoso que se derrete bem antes de chegar à sua boca.

13. Soupe à l’oignon

Soupe à l'oignon

Fonte: Visual Hunt / Inspirational Food

Esta sopa tradicional francesa feita de cebolas e caldo de carne, geralmente servida com croutons e queijo derretido por cima é um verdadeiro prato de conforto.

A sopa é originária do século XVIII e as variações contemporâneas incluem a adição de leite ou espessamento com ovos ou farinha.

14. Tarte Tatin

Tarte Tatin

Fonte: Max Pixel

A Tarte Tatin é uma sobremesa francesa que foi descoberta por engano em 1898, por Stephanie Tartin quando tentava fazer uma tarte de maçã tradicional, mas serviu-a literalmente ao contrário, de cabeça para baixo.

Se quiser aventurar-se, deve colocar na forma primeiro as frutas e por cima a massa. Ao desenformar a tarte após a cozedura no forno, as frutas ficam por cima.

Além de poder provar alguns dos pratos mais deliciosos do mundo, ir a França é ter a oportunidade de provar muitos e bons queijos e de acompanhar qualquer prato com alguns dos melhores vinhos do mundo.

Bon appétit!

Veja também: