Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
21 Set, 2018 - 13:37

Fortnite: tudo sobre o jogo de que todos falam

Nuno Margarido

A palavra Fortnite entrou de rompante na vida de miúdos e graúdos. Mas que jogo é este que tem conquistado imensos jogadores nos últimos tempos?

Fortnite: tudo sobre o jogo de que todos falam

Quem tem filhos com idades compreendidas entre os 8 e os 20 anos já deverá ter ouvido falar na palavra Fortnite. Ao almoço, ao jantar, nas horas vagas… e especialmente nas horas em que estes passam à frente da televisão ou com um smartphone na mão. Mas que jogo é este? E a que se deve o sucesso do mesmo? Tire todas as dúvidas neste guia sobre o Fortnite.

Tudo o que precisa de saber sobre o Fortnite

Fortnite

O que é o Fortnite?

O Fortnite é um videojogo que se enquadra dentro do género TPS (“Third Person Shooter” ou “Tiro na terceira pessoa”, numa tradução livre) e que oferece ao jogador a possibilidade de se mover livremente dentro de um “mundo aberto” e onde pode fazer várias construções.

O jogo foi criado pela Epic Games, uma produtora norte-americana, e possui, neste momento, dois modos de jogo: “Battle Royale” (o mais popular) e “Save the World”.

O jogo está disponível para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch. Funciona ainda em dispositivos móveis como o iPhone SE, 6S, 7, 8, X; iPad Mini 4, Air 2, 2017 e Pro e Android. Para além disso, é gratuito – existem, porém, pacotes especiais que dão acesso a roupas e itens exclusivos.

Os modos de jogo

O “Battle Royale” é o modo de jogo mais conhecido e aquele que ajudou o título a tornar-se um verdadeiro fenómeno em todo o mundo. Neste modo de jogo, 100 jogadores são lançados num paraquedas para uma ilha onde têm de colecionar armas e todo o equipamento necessário para sobreviverem – sendo que os jogadores podem jogar sozinhos ou optar por jogar em grupos de dois ou quatro.

Quem é que ganha neste modo de jogo? O último sobrevivente, claro. De referir também que o perímetro da ilha vai diminuindo consoante o número de jogadores. Este modo é jogado online e pode reunir jogadores de todo o mundo.

O “Save the World” foi o primeiro modo de jogo criado pela produtora e coloca os jogadores a jogar contra o computador num ambiente pós-apocalíptico. Aqui, os jogadores são desafiados a derrotar hordas de zombies e monstros, para além de terem de cumprir várias missões.

O que o torna tão popular

Existem vários argumentos para suportar a popularidade de Fortnite e para explicar a fama que conseguiu alcançar à escala global. Uma das principais razões reside no facto de ser gratuito e de fácil acesso, bastando ter um computador, uma consola ou apenas um smartphone.

Outra das razões reside nas plataformas de streaming como o YouTube ou o Twitch, nas quais vários streamers começaram a entreter o público com o jogo. Streamers com contacto direto com figuras públicas e que convidaram as mesmas para alguns jogos. O streamer mais famoso (e um dos melhores jogadores do mundo) chama-se Ninja e já esteve em direto a jogar com o rapper Drake – uma stream que alcançou um recorde de 635 mil espetadores em simultâneo.

Outra das razões para o sucesso deve-se ao estilo “cartoon” com que as personagens são desenhadas, um design que tanto agrada a miúdos como graúdos. Para além disso, deve ser também feita referência à fácil ‘jogabilidade’, à interação entre jogadores – pode ser jogado online e com amigos – e ainda à adrenalina da luta pela sobrevivência.

É seguro?

Segundo o sistema europeu de classificação de videojogos, o Fortnite é recomendado para idades a partir dos 12 anos devido à natureza ligeira de violência. Apesar de o jogo envolver tiros, o grafismo tende para o desenho animado e não para o realismo. Para além disso, no momento em que um jogador é eliminado, este apenas desaparece – não há sangue, não há imagens violentas, não há nada de mais.

Fortnite foi lançado em julho de 2017 e, desde então, tem feito um tremendo sucesso entre jogadores de todo o mundo. Desde outubro de 2017, segundo a Forbes, o jogo já amealhou mais de 858 milhões de euros a nível mundial. Em maio de 2018, o Fortnite atingiu o recorde de melhor mês de sempre para um videojogo ao conseguir 272 milhões.

Veja também: