Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Isadora Freitas
Isadora Freitas
26 Abr, 2018 - 10:24

Fraga da Pena: uma cascata para retemperar corpo e alma

Isadora Freitas

Se está a precisar de recuperar energias na Natureza, rume à Serra do Açor e espreite a Fraga da Pena, uma belíssima cascata de água límpida aí aninhada.

Fraga da Pena: uma cascata para retemperar corpo e alma

São muitos os segredos da Região Centro e um deles – natural e de uma beleza ímpar – é a Fraga da Pena, no distrito de Coimbra, uma cascata que nos relembra o quão majestosa é a Natureza, mesmo quando diz respeito aos seus acidentes.

Fraga da Pena: um refúgio de águas límpidas

Fraga da Pena

Fonte: ADXTUR-Rui Rebelo

Não muito longe da pequena aldeia de Pardieiros, a Fraga da Pena é uma queda de água com 19 metros de altura onde se chega por um caminho de xisto ladeado por castanheiros e medronheiros. Com origem num acidente geológico atravessado pela Barroca de Degraínhos, é um dos maiores tesouros naturais da Paisagem Protegida da Serra do Açor.

As cascatas sucessivas, algumas delas vertiginosas, sombreadas por uma densa vegetação, e o canto dos pássaros fazem crer que a civilização se encontra longe e que, ali, o Homem se pode encontrar em plena comunhão com a Natureza. A água límpida, que corre da cascata formando uma piscina natural, convida a um mergulho e a sombra invita a um piquenique em plena Serra do Açor.

A paisagem, de uma beleza simples e imensa, faz com que a água pareça menos fria e dá também outro sabor aos que se levam na cesta de petiscos. A Fraga da Pena é, pois, um paraíso para qualquer amante da Natureza e promete fazer valer a pena a viagem até ao Centro.

As Aldeias do Xisto nas redondezas

Uma vez na Fraga da Pena, aproveite para conhecer as Aldeias do Xisto nas proximidades. Sugerimos que visite primeiro a Benfeita e depois a Cerdeira, onde poderá passar a noite numa das inspiradoras casas da Cerdeira Village.

Aldeias do Xisto da Benfeita

Fraga da Pena

Fonte: ADXTUR-Foge Comigo

Também aninhada na Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Benfeita é uma das “aldeias brancas” da Rede das Aldeias do Xisto, onde a paz é celebrada com uma torre, um relógio e um sino. A escassos minutos de carro da Fraga da Pena, é um lugar a que vale a pena rumar após um dia de comunhão com a Natureza. Com uma Loja Aldeias do Xisto e ruas onde é possível sentir a frescura do encontro das ribeiras do Carcavão e da Mata, a Benfeita encerra um moinho recuperado e um alambique que retratam a importância da água na vida dos locais. Faça uma visita ao Atelier da Feltrosofia e aproveite para subir à Fonte das Moscas, de onde poderá vislumbrar toda a aldeia caiada de branco.

Aldeia do Xisto da Cerdeira

Fraga da Pena

A Cerdeira é uma aldeia de construções desalinhadas no coração da Serra da Lousã onde se respira arte. Funcionando para muitos como um retiro criativo, é uma Aldeia do Xisto que tem sido reinventada através da criação artística. O silêncio e a beleza da serra fazem da Cerdeira o sítio ideal para escapar ao stress do quotidiano e reencontrar o seu eu imaginativo.

Onde ficar

Casa do Sol, Cerdeira Village

Fraga da Pena

Charmosa e acolhedora, a Casa do Sol fica situada no centro da aldeia da Cerdeira e deve o seu nome ao sol que recebe de manhã na sua varanda intimista entre os telhados da aldeia. Remodelada de forma sustentável e com a intervenção artística de João Gomes, é o espaço ideal para relaxar e absorver a paisagem.

Preço por noite (casa inteira, pequeno-almoço incluído): desde 90€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Casa do Vale, Cerdeira Village

Fraga da Pena

Também na Cerdeira Village, irá encontrar a Casa do Vale, um espaço encantador com um cantinho para escrever e uma ampla varanda com vista sobre o vale da Ribeira da Cerdeira. É uma casa com personalidade que, habitada pela cerâmica artística de Vasco Baltazar e Zita Rosa, convida à criação e ao renovar de energias.

Preço por noite (casa inteira, pequeno-almoço incluído): desde 90€ Ver alojamento em bookinxisto.com/pt >>

Veja também: