Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
02 Jul, 2018 - 12:38

Franchising de sucesso: dicas para brilhar

Júlia Rocha

O que é necessário para um negócio franchising de sucesso? Conheça melhor as características desta modalidade e o que é necessário para tal.

pessoa ao computador a trabalhar no seu negócio de franchising

Uma marca forte e consolidada no mercado pretende ter uma imagem de marca positiva, forte e bem reconhecida pelo público. A implementação de uma marca no mercado altamente competitivo pode passar por criar um franchising de sucesso, um conceito que já não é estranho.

Muitos negócios são realizados em franchising precisamente por já existir uma imagem de marca bem-sucedida, em que vale a pena fazer o investimento, com políticas e estratégias bem definidas, o que é uma mais-valia para fazer evoluir o negócio. Basicamente está a propagar uma marca já existente, regendo-se pelos valores da mesma, com o objetivo de continuar a conquistar o consumidor.

Quando a empresa decide seguir a via do franchising, pode estar a encontrar uma solução eficiente, mas é sempre fundamental ter em conta as características da casa mãe, perceber se há uma identificação com esses valores e olhar para o franchising como um meio para um fim que é o sucesso, quer seja um franchisado, quer o criador da marca.

negocio franchise

Franchising de sucesso: dados importantes

Segundo conclusões do 23º Censo do Franchising, em 2017 a atividade de franchising gerou 5,5 mil milhões de euros, representando 2,84% do PIB português. Isto também se reflete em quase 130 mil postos de trabalho, que se distribuem pelas variadas marcas existentes. Só no ano passado surgiram 40 novas marcas a operar nesta modalidade, em Portugal.

Os serviços são a indústria dominante a utilizar o franchising, seguindo-se o comércio e a restauração. Curiosamente são os negócios de baixo rendimento (até 25 mil euros), que mais dominam o franchising de sucesso. Quais são as características que o permitem?

Características de um franchising de sucesso

  • Flexibilidade – apesar de terem de seguir um determinado molde que em certos aspetos é imperturbável, é sempre necessário ter flexibilidade q.b. Nomeadamente ao adaptar o negócio de país para país;
  • Gestão eficiente – ao trabalhar num franchise, convém que exista comunicação que permita uma gestão eficiente e eficaz;
  • Estudo do mercado – antes de tomar a decisão de expandir em franchise ou de se comprometer com a abertura de uma localização, tenha atenção à concorrência, à presença do público alvo;
  • Localização – a localização é algo muito importante e pode ser determinante para o sucesso do franchising;
  • Modernidade – não descure do fator inovação e tecnologia;
  • Boas equipas – trabalhadores dedicados e que se identifiquem com os valores da marca e que o demonstrem perante o cliente, podem fazer toda a diferença para um franchising de sucesso.
Veja também