ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Teresa Campos
Teresa Campos
11 Dez, 2020 - 11:42

Gatos e esconderijos: uma ‘relação’ fundamental

Teresa Campos

Quem tem felinos sabe como gatos e esconderijos são duas palavras que combinam e muito. Fique a saber por que se escondem os gatos e muito mais.

Dicas para treino de gatos

Gatos e esconderijos é o casamento perfeito, do qual, normalmente, resultam várias horas de sono do seu bichano, durante as quais não faz ideia de onde ele está.

Na verdade, esconderem-se é um comportamento muito comum e, também, muito importante para os felinos, pelo que deve não só dar liberdade ao seu animal para que eles busque esconderijos, como também providenciar-lhe alguns, sejam feitos por si próprios, sejam comprados. Saiba mais!

Gatos e esconderijos: tudo pode servir

Se tem felinos em casa, certamente já os encontrou nos lugares mais inusitados. Debaixo do sofá, dentro de armários, malas, caixas, cestos ou, até, na máquina de lavar roupa, tudo parecem esconderijos ideais para os bichanos passarem alguns minutos ou, mesmo, horas, enquanto dormem ou nos observam, sem nós sabermos.

Por que os gatos têm este comportamento e qual a importância destes esconderijos para eles é o que iremos tentar esclarecer, de seguida.

gatos e esconderijos

Por que se escondem os gatos?

Há várias razões que podem levar os gatos a procurar esconderijos, para nós, muitas vezes, inesperados e surpreendentes.

  • A curiosidade é uma dessas razões, visto que os felinos apreciam explorar o ambiente à sua volta. Se gostarem desses esconderijos, é natural que os “visitem” frequentemente ou, então, busquem outros, ainda por descobrir.
  • Outro motivo, para esta procura por esconderijos, prende-se com o lado mais solitário e independente dos felinos que faz com que eles gostem de ter alguns momentos só seus, em isolamento. Esses esconderijos garantem que eles passam despercebidos, sem serem “incomodados”.
  • Outra justificação para a busca por estes esconderijos é o caráter inseguro ou medroso de alguns felinos, que pode levar a que alguns gatos encontrem nos esconderijos um local de proteção, perante alguma ameaça, real ou aparente. A presença de outro animal, o stress ou, simplesmente, algo que os incomode (como o som do aspirador, por exemplo) são razões mais do que suficientes para os felinos partirem à descoberta de um esconderijo.

O que  devem os donos fazer?

Como ficou claro, este comportamento dos felinos é normal e importante para o seu bem-estar pelo que, de uma forma geral, os donos devem permitir ao animal explorar e esconder os seus esconderijos.

Contudo, naturalmente que alguns esconderijos podem não ser os mais aceitáveis quer para a limpeza da casa, quer para a segurança do animal. Por exemplo, se o gato se esconder no armário, é provável que as roupas fiquem com vários pelos do felino, o que pode não agradar ao dono. Outra situação possível, é o gato esconder-se na máquina de lavar roupa, o que pode pôr em causa a segurança do animal, caso a máquina seja ligada com o felino dentro dela.

Nestes casos em que os esconderijos se revelam algo problemáticos e inadequados, a sugestão é que não os elimine ou proíba o seu animal de os utilizar – pois isso só aumenta os níveis de stress e ansiedade do gato -, mas simplesmente tente propôr algumas boas alternativas, ou seja, com caraterísticas semelhantes aos outros esconderijos, de forma a agradarem ao seu animal de estimação.

Uma prateleira, propositadamente vazia, ou uma caixa de cartão podem funcionar como esconderijos simples e seguros para o seu gato. Em todo o caso, e dada a imprevisibilidade e caráter imaginativo dos felinos, a recomendação é que verifique sempre onde está o seu animal, antes de fazer qualquer movimento ou ação que, acidentalmente, o possa magoar.

Gatos e esconderijos: compre já feito

Se não é muito dado ao DIY e não pensa em conceber os esconderijos para o seu gato, seja através da junção de vários caixotes, seja através da reserva de uma prateleira ou divisória do armário para o seu amigo de quatro patas, não há problema, pois já existem no mercado, produtos capazes de fornecer ao animal esses mesmos esconderijos de que ele precisa para o seu bem-estar.

Veja também